Questões sobre Marketing

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Para o desenvolvimento de novos produtos, as organizações precisam gerar novas ideias, que podem ser realizadas com o uso de equipes empreendedoras, que são

  • A. interfuncionais e responsáveis por todas as tarefas envolvidas no desenvolvimento de novos produtos.
  • B. formadas por um grupo homogêneo de profissionais que lidam com a função de criar novas organizações.
  • C. responsáveis por monitorar e avaliar o desempenho dos processos financeiros.
  • D. responsáveis por controlar o processo de produção e distribuição dos diversos produtos da organização.

Em relação a pesquisa em marketing, o processo de usar dados de uma amostra para concluir aspectos sobre toda uma população é conhecido como

  • A. inferência estatística.
  • B. dados primários.
  • C. taxa de incidência.
  • D. variância.

Identificar as empresas que se destacam na produção de resultados a fim de coletar informações é uma fonte para geração de novas ideias. Nessa perspectiva, a realização de comparações com as melhores áreas de uma instituição, independente do setor na qual as mesmas atuam é classificado como benchmarking

  • A. funcional.
  • B. interno.
  • C. genérico.
  • D. competitivo.

Entendendo o processo de compra como uma sequência de fases onde o consumidor recebe influências internas e externas, é correto afirmar que

  • A. a cultura é uma influência interna, enquanto a classe social é uma influência externa.
  • B. a motivação é uma influência interna, enquanto a família é uma influência externa.
  • C. a personalidade é uma influência interna, enquanto a aprendizagem é uma influência externa.
  • D. os grupos de referências são uma influência interna, enquanto as atitudes são uma influência externa.

Entre as contribuições do marketing à estratégia organizacional, está o conceito de posicionamento, uma vez que as ações táticas do marketing dependem do posicionamento que a empresa deseja ter no mercado. Nesse contexto, a empresa adota diferentes tipos de estratégias de posicionamento. Marque a opção que apresenta a nomenclatura correta do tipo de estratégia de posicionamento e seu repectivo exemplo.

  • A. Posicionamento por aplicação ou utilização – a bebida isotônica que propicia maior reposição de sais, indicada especialmente para atletas.
  • B. Posicionamento por atributos – Xampu para bebês são igualmente indicados para quem lava os cabelos com mais frequência.
  • C. Posicionamento por qualidade/preço – O gel dental que possibilita mais frescor que os cremes dentais comuns.
  • D. Posicionamento por concorrente – As barras de cereais são mais saudáveis que as barras de chocolate.

O marketing, nas organizações que desejam comercializar no mercado global, pode se utilizar de diferentes modos de entrada. O modo de entrada que pode ser desenvolvido a partir de um acordo entre duas ou mais organizações que compartilham a direção de um empreendimento é denominado de

  • A. Joint Venture.
  • B. Exportação.
  • C. Markup.
  • D. Licenciamento.

O plano de marketing é um documento estratégico coorporativo e sua redação é um processo que organiza o planejamento estratégico do departamento de marketing. Analise a tabela e relacione as funções desempenhadas pelo plano de marketing à sua correta descrição.

 

Assinale a opção que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A. I – III – II.
  • B. III – II – I.
  • C. II – I – III.
  • D. I – II – III.

Uma carteira de clientes lucrativos não tende a ser alcançada apenas com ferramentas como CRM, ERP e outras, mas pela capacidade analítica de compreender padrões existentes em dados organizacionais. Por isso, cada vez mais se busca utilizar uma variedade de ferramentas de análise estatística que permita descobrir padrões desconhecidos em banco de dados ou pelo relacionamento entre variáveis. Esse processo é denominado de

  • A. mineração de dados.
  • B. armazém de dados organizacionais.
  • C. análise customizada de dados.
  • D. dados integrados.

O gerenciamento por categorias visa agrupar os produtos no ponto de venda com base na lógica do consumidor. As categorias de produtos podem ser agrupadas em 4 papeis principais de acordo com a necessidade a ser atendida. Esses papeis são:

  • A. agrupamento, dispersão, repetição e visibilidade.
  • B. destino, agrupamento, repetição e conveniência.
  • C. destino, rotina, ocasional e conveniência.
  • D. ocasional, rotina, dispersão e visibilidade

Existem diversas metodologias e procedimentos de planejamento de produtos. Mas, todos adotam alguns passos básicos que ajudam a garantir a qualidade e eficácia do produto. Quais são eles?

  • A. Fazer contato com a imprensa, produzir releases. Produzir notícias, definir ações.
  • B. Produzir releases a partir do organograma da empresa.
  • C. Definir objetivo a ser alcançado, público-alvo, mensagem, produto, a estratégia de uso e como avaliar o resultado.
  • D. Estar atento ao organograma da empresa e checar as ações da mesma, definir metas e propaganda.
  • E. Fazer propaganda da empresa, produzir notícias, fazer parcerias, ser criativo, ousar.
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