Questões sobre Marketing

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A respeito das técnicas e métodos de pesquisas de opinião, julgue os itens que se seguem. Redução de custos em projetos de pesquisa e alcance a locais e populações de difícil acesso, como condomínios fechados e locais de alta criminalidade, são algumas das vantagens da aplicação de questionários em pesquisas de tomada de opinião.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das técnicas e métodos de pesquisas de opinião, julgue os itens que se seguem. As entrevistas em profundidade, em que se coletam informações e relatos individuais, refletem também os pensamentos e atitudes de maiorias ou minorias de uma população.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das técnicas e métodos de pesquisas de opinião, julgue os itens que se seguem. Dados quantitativos podem ser coletados sem contato direito com pessoas e sem o uso de questionários, a exemplo da contagem de veículos no trânsito ou de pessoas presentes em eventos como exposições e shows.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das técnicas e métodos de pesquisas de opinião, julgue os itens que se seguem. A coleta de dados por amostragem, para que o resultado seja representativo, deve obedecer a regras estatísticas e estar diretamente ligada às pesquisas de caráter qualitativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A melhor definição para Comunicação de Marketing encontra- se em:

  • A. Disciplina que cuida do relacionamento entre a empresa e o segmento que representa o consumidor do produto ou do serviço fruto da empresa.
  • B. Operação financeira entre uma empresa e uma pessoa jurídica que usufrui os bens, mediante pagamento de prestações.
  • C. Pedido de trabalho que geralmente é guardado num envelope em que se colocam todas as referências à imagem da empresa.
  • D. Política responsável pela transformação da mensagem em um formato que seja aceito por meio de divulgação original.
  • E. Processo para o desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais, direcionadas ao alcance de resultados planejados.

Uma bem elaborada estratégia de Comunicação Integrada de Marketing geralmente engloba três vertentes: mídia paga, mídia não paga e no media.

As três oportunidades são fruto do trabalho, respectivamente, dos seguintes profissionais:

  • A. cineasta, relações públicas e publicitário
  • B. jornalista, vendedor e cineasta
  • C. assessor, publicitário e vendedor
  • D. publicitário, jornalista e relações públicas
  • E. vendedor, publicitário e jornalista

Uma pesquisa sobre o grau de confiança do consumidor nas diversas formas de publicidade, realizada em 2009, descobriu que 90% das pessoas confiam nas recomendações de pessoas conhecidas, 65% confiam em outras formas de publicidade e 70% dos consumidores declararam confiar nos meios ligados ao marketing de conteúdo. O que essa pesquisa demonstra é a eficiência da indicação, a chamada propaganda boca a boca. No meio digital, o marketing viral tem sido usado para esse tipo de comunicação. Uma boa estratégia dessa ferramenta é a

  • A. criação de redes próprias para distribuição.
  • B. distribuição paga através de quantias simbólicas.
  • C. propagação da mensagem através de usuários alfa.
  • D. priorização da compra de mídia convencional.
  • E. promoção que distribua amostras gratuitas do produto.

A natureza estratégica do patrocínio esportivo indica que esse é um investimento com grande potencial de retorno. Sendo assim, no escopo da comunicação mercadológica, o patrocínio

  • A. é desenvolvido como projeto de marketing, independente da estratégia mercadológica global do patrocinador.
  • B. é uma forma de marketing direto, altamente segmentado, que cria oportunidades de publicidade e vantagens comerciais diferenciadas.
  • C. é uma oportunidade de estimular relacionamentos duradouros entre os maiores fãs do esporte patrocinado.
  • D. é visto como uma aliança que apresenta oportunidades de marketing, tanto para o esporte quanto para o patrocinador.
  • E. tem como objetivo único o retorno financeiro para o patrocinador, uma vez que gera renda extra, ao se associar a marcas reconhecidas no mundo dos esportes.

Duas das ferramentas da comunicação integrada de marketing mais frequentemente utilizadas no universo do marketing esportivo são

  • A. licenciamento e logística
  • B. produto e distribuição
  • C. promoção de vendas e publicidade
  • D. relações públicas e pesquisa de mercado
  • E. vendas pessoais e merchandising

No que se refere às relações com o consumidor e ao consumo sustentável, julgue os itens que se seguem. Uma abordagem societária do marketing caracteriza-se por privilegiar uma agenda social e sustentável da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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