Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Assinale a alternativa que indica uma característica da televisão brasileira.
Pautada pela regulamentação moderna, afinada com os preceitos da Constituição Federal de 1988.
Concentração da propriedade dos meios, constituindo o chamado monopólio da fala, onde poucas empresas dominam o universo da produção simbólica.
Independência do poder político e dinamismo, como evidenciados na cobertura da campanha Diretas Já!.
Regionalização da produção, com fortes características locais.
Produção pautada pelos conceitos do desenvolvimento solidário, da relevância social dos conteúdos e da chamada accountability.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Quando gravar uma sonora, o repórter deve ter o cuidado de anotar, para posterior colocação de GC,
o local da entrevista e a temperatura do ambiente, se a gravação for externa.
o nome e a profissão do entrevistado.
as iniciais do nome completo do entrevistado e soletrálas no momento da gravação.
soletrar nome e profissão do entrevistado no momento da gravação.
a data e local de nascimento do entrevistado, bem como número do CPF para posterior identificação, se necessário.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Assinale a alternativa incorreta.
A edição é a finalização de material realizado por repórter para ser apresentado.
No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução.
Cabe ao editor modificar o que foi feito pelo repórter para dar mais poder à informação, usando de técnicas sensacionalistas..
No telejornalismo, é na edição que se faz a montagem da matéria, unindo áudio e vídeo.
O objetivo da edição em jornais, rádio ou televisão; é passar a informação da forma mais clara possível.
Diante de um fato apresentado em um veículo de comunicação de massa, é desejado que os espectadores compreendam a informação. Para que isso aconteça, essa informação nova precisa ser ligada a outras já conhecidas do leitor, isto é, deve ser relacionada a referências anteriores e a um contexto. Esse modelo de comunicação recebe o nome de
framming effect.
gatekeeper.
newsmaking.
espiral do silêncio.
espiral de dance.
O veículo rádio, apesar da grande penetração da televisão e da Internet nos últimos anos, continua sendo uma mídia popular de grande penetração nas massas, possuindo em seus programas jornalísticos as seguintes características:
I. A utilização constante de lides opinativos distingue o rádio dos demais veículos pelo caráter informal das apresentações e pela busca do entrosamento através da expressão de posicionamentos e opiniões.
II. A não utilização do texto manchetado apresentado por dois ou três apresentadores, como ocorre na televisão, optando por uma apresentação mais intimista e pessoal, como se fosse um diálogo com o ouvinte.
III. A repetição das informações mais importantes e, no caso de um fato já veiculado, a reapresentação de seus pontos principais após o lide.
IV. Em fatos que não sejam policiais, a palavra indicativa de tempo, se for passada, deve ser evitada no lide para que não deixe a impressão de que se trata de uma notícia velha, já ultrapassada.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II
III, IV
I, III
II, IV
I, IV
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, a respeito dos conceitos de acontecimento, fato e notícia.
Ao apresentar diariamente acontecimentos midiáticos, a mídia o faz como uma instância de remitificação do cotidiano, tal a constante demanda do imaginário social por mitos.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere a procedimentos e técnicas de captação e apresentação de conteúdos jornalísticos para o rádio, julgue os próximos itens.
As deixas iniciais e finais correspondem às assinaturas musicais que caracterizam um programa ou noticiário de rádio, especialmente nos momentos de abertura ou encerramento dessas apresentações.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere a procedimentos e técnicas de captação e apresentação de conteúdos jornalísticos para o rádio, julgue os próximos itens.
Espelho, no jargão radiofônico, corresponde a falha técnica que resulta em microfonia nas transmissões, externas ou internas, feitas ao vivo.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito das peculiaridades que caracterizam o jornalismo no rádio e na televisão, julgue os itens subsequentes.
Por sua amplitude e profundidade, os dados colhidos nas enquetes das mídias eletrônicas podem ser utilizados por produtores como referencial do pensamento da maioria das pessoas sobre distintos assuntos, de modo a estabelecer debates em programas de rádio e televisão. Esse recurso de pesquisa ajuda os profissionais a coletarem aquilo que é definido como a voz do povo.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca do processo de produção jornalística audiovisual, julgue os próximos itens.
Recomenda-se, para a construção do texto radiofônico, o uso de citações literais das fontes da informação, com o objetivo de aumentar a credibilidade e, consequentemente, a força da notícia transmitida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...