Questões sobre Meios de comunicação e mídia

Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da decupagem e organização de material gravado, julgue os itens subsequentes.

Com o avanço tecnológico, tornou-se desnecessária a anotação, pelo editor, de todos os detalhes das imagens, sonoras, passagens e off no processo de decupagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e linguagem.

Na redação de um texto para a TV, é necessário escrever e ler segundo as exigências da linguagem falada, utilizando-se frases curtas, claras e concisas, sem temer repetições e evitando-se sempre expressões abstratas, confusas ou complicadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A compreensão da complexidade midiática atual, diante da emergência das novas mídias, é fundamental para a elaboração de estratégias de criação e de manutenção de identidades e imagens institucionais. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

As mídias tradicionais são caracterizadas pela passividade; as mídias atuais podem ser definidas como participativas e interativas. Na promoção da imagem de uma organização ou de uma marca, deve-se considerar a impossibilidade de convergência entre esses dois tipos de mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Podemos entender por Meios de Comunicação de Massa (MCM) todos os meios que transmitem informações para as massas, como os jornais, o rádio, TV, cinema, etc. Em relação aos MCM, não se pode afirmar que

  • A.

    Quando falamos em Meios de Comunicação de Massa, compreendemos por “Massa” um aglomerado de indivíduos ou pequenos grupos desligados entre si, anônimos e heterogêneos, que apresentam diferentes idades, níveis culturais, econômicos, etc.

  • B.

    Uma das hipóteses sobre a origem dos MCM diz que a cultura de massa iniciou-se como um fenômeno ligado à industrialização e à criação da sociedade de consumo. Isso ocorreu no século XVIII, a partir da Revolução Industrial.

  • C.

    Tendo em vista que os Meios de comunicação de Massa apresentam conteúdo muito variado, que abrange desde filmes com cenas de violência e pornografia até programas educativos, existe uma polêmica muito grande sobre a contribuição dos MCM para a socialização da cultura e a melhoria da educação e do senso crítico da população.

  • D.

    Estudiosos acreditam que os MCM estão perdendo território para uma sociedade de redes, acelerada pelo uso dos computadores. Isso elevaria o padrão de qualidade dos programas e o grau de expectativa do público consumidor.

  • E.

    A Linguagem audiovisual em nada tem a ver com os MCM, pois elas minimizam fatores sensoriais e emotivos que levam o telespectador a se identificar e projetar nas personagens, vivenciando suas emoções e associando às suas próprias experiências de vida.

Estuda as funções que as mídias exercem na sociedade. Investiga os conflitos que podem ser gerados pelas mídias de massa, estudando também o equilíbrio entre indivíduos e veículos e o sistema de transmissão de conteúdo. Além disso, defende que a existência de uma mídia deve estar relacionada a uma necessidade social. De qual conhecida teoria estamos falando?

  • A.

    Teoria funcionalista

  • B.

    Teoria da Persuasão

  • C.

    Teoria Crítica

  • D.

    Teoria dos Efeitos Limitados

  • E.

    Teoria do Agendamento

Sobre os meios de comunicação de massa avalie as afirmações abaixo.

I. Os meios de comunicação de massa são canais de comunicação usados para transmitir mensagens a um grande número de receptores.

II. Diz-se que os detentores destes meios tem o poder de fazer com que o grande público “consuma” assuntos e notícias que, nem sempre são de seus interesses mas, muitas vezes, são de conveniência de seus detentores.

III. Entre os principais meios de comunicação de massa podemos citar o jornal impresso, o rádio e a TV.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, somente

  • B.

    II, somente

  • C.

    III, somente

  • D.

    I, II e III

  • E.

    I e III, somente

Julgue os itens a seguir, referentes a publicidade e propaganda.

O objetivo do veículo, empresa vinculada ao anunciante, é disseminar comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de atendimento e mídia, julgue os itens subsequentes.

Em mídia, na utilização dos veículos, deve haver sempre perfeita integração do binômio frequência-intensidade, que é obtida por meio da relação entre o espaço ocupado pelo anúncio — frequência — e o número de inserções programadas — intensidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.

As chamadas mídias sociais oferecem às empresas perfis mais detalhados de usuários, facilitando, assim, o planejamento de mídia e de comunicação publicitária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca da comunicação em empresa pública e da realidade socioeconômica e política brasileira.

Ao divulgar campanhas publicitárias em televisão ou rádio, uma empresa pública deve fazer menção à alta direção da empresa, inclusive citando os nomes dos profissionais que a compõem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...