Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da decupagem e organização de material gravado, julgue os itens subsequentes.
Com o avanço tecnológico, tornou-se desnecessária a anotação, pelo editor, de todos os detalhes das imagens, sonoras, passagens e off no processo de decupagem.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e linguagem.
Na redação de um texto para a TV, é necessário escrever e ler segundo as exigências da linguagem falada, utilizando-se frases curtas, claras e concisas, sem temer repetições e evitando-se sempre expressões abstratas, confusas ou complicadas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A compreensão da complexidade midiática atual, diante da emergência das novas mídias, é fundamental para a elaboração de estratégias de criação e de manutenção de identidades e imagens institucionais. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.
As mídias tradicionais são caracterizadas pela passividade; as mídias atuais podem ser definidas como participativas e interativas. Na promoção da imagem de uma organização ou de uma marca, deve-se considerar a impossibilidade de convergência entre esses dois tipos de mídia.
Podemos entender por Meios de Comunicação de Massa (MCM) todos os meios que transmitem informações para as massas, como os jornais, o rádio, TV, cinema, etc. Em relação aos MCM, não se pode afirmar que
Quando falamos em Meios de Comunicação de Massa, compreendemos por Massa um aglomerado de indivíduos ou pequenos grupos desligados entre si, anônimos e heterogêneos, que apresentam diferentes idades, níveis culturais, econômicos, etc.
Uma das hipóteses sobre a origem dos MCM diz que a cultura de massa iniciou-se como um fenômeno ligado à industrialização e à criação da sociedade de consumo. Isso ocorreu no século XVIII, a partir da Revolução Industrial.
Tendo em vista que os Meios de comunicação de Massa apresentam conteúdo muito variado, que abrange desde filmes com cenas de violência e pornografia até programas educativos, existe uma polêmica muito grande sobre a contribuição dos MCM para a socialização da cultura e a melhoria da educação e do senso crítico da população.
Estudiosos acreditam que os MCM estão perdendo território para uma sociedade de redes, acelerada pelo uso dos computadores. Isso elevaria o padrão de qualidade dos programas e o grau de expectativa do público consumidor.
A Linguagem audiovisual em nada tem a ver com os MCM, pois elas minimizam fatores sensoriais e emotivos que levam o telespectador a se identificar e projetar nas personagens, vivenciando suas emoções e associando às suas próprias experiências de vida.
Estuda as funções que as mídias exercem na sociedade. Investiga os conflitos que podem ser gerados pelas mídias de massa, estudando também o equilíbrio entre indivíduos e veículos e o sistema de transmissão de conteúdo. Além disso, defende que a existência de uma mídia deve estar relacionada a uma necessidade social. De qual conhecida teoria estamos falando?
Teoria funcionalista
Teoria da Persuasão
Teoria Crítica
Teoria dos Efeitos Limitados
Teoria do Agendamento
Sobre os meios de comunicação de massa avalie as afirmações abaixo.
I. Os meios de comunicação de massa são canais de comunicação usados para transmitir mensagens a um grande número de receptores.
II. Diz-se que os detentores destes meios tem o poder de fazer com que o grande público consuma assuntos e notícias que, nem sempre são de seus interesses mas, muitas vezes, são de conveniência de seus detentores.
III. Entre os principais meios de comunicação de massa podemos citar o jornal impresso, o rádio e a TV.
Está correto o que se afirma em
I, somente
II, somente
III, somente
I, II e III
I e III, somente
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, referentes a publicidade e propaganda.
O objetivo do veículo, empresa vinculada ao anunciante, é disseminar comunicação.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de atendimento e mídia, julgue os itens subsequentes.
Em mídia, na utilização dos veículos, deve haver sempre perfeita integração do binômio frequência-intensidade, que é obtida por meio da relação entre o espaço ocupado pelo anúncio frequência e o número de inserções programadas intensidade.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.
As chamadas mídias sociais oferecem às empresas perfis mais detalhados de usuários, facilitando, assim, o planejamento de mídia e de comunicação publicitária.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca da comunicação em empresa pública e da realidade socioeconômica e política brasileira.
Ao divulgar campanhas publicitárias em televisão ou rádio, uma empresa pública deve fazer menção à alta direção da empresa, inclusive citando os nomes dos profissionais que a compõem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...