Questões sobre Meios de comunicação e mídia

Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As grandes instituições públicas do país possuem em sua estrutura veículos de comunicação institucional que incluem jornal, rádio, TV e agência de notícias em tempo real, além de uma assessoria de imprensa ou de comunicação. Cada um desses veículos possui particularidades, mas todos trabalham conteúdos de interesse e buscam a adequação de linguagem na informação ao cidadão.

Tendo o texto acima como referência e acerca dos múltiplos aspectos que ele suscita, assinale a opção correta.

  • A. Os cidadãos não acreditam nos veículos de comunicação institucionais.
  • B. A diferença entre uma assessoria de imprensa e uma de comunicação é o número de jornalistas que trabalha em uma e outra.
  • C. Tempo real é uma terminologia diretamente ligada ao jornal impresso.
  • D. Adequar linguagem é reproduzir o discurso determinado pela instituição.
  • E. Os veículos de comunicação institucionais prestam informações e interagem com os diversos públicos da instituição por meio de produtos e serviços que estabelecem canais de comunicação adequados às particularidades desses públicos.

Tantas vezes denunciada pelo seu potencial alienante, a comunicação de massa tem angariado patamares de legitimação em seu papel social. Considerando os fatores dessa mudança, julgue os itens que se seguem.

A Internet se afirmou mundialmente não apenas como uma ferramenta de interconectividade. Ela transcendeu o conceito de meio, transformando-se em hipermeio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.

A audiência do rádio pode ser considerada, por padrão, ampla, anônima e heterogênea.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.

Não recomendada para a mídia impressa, a voz passiva é mais utilizada que a voz ativa na redação para o rádio, por se tratar de uma mídia de massa que valoriza a informalidade, a naturalidade da fala e o coloquialismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.

Faz parte do discurso radiofônico a escolha das palavras com base na sua eufonia, ou seja, no fato de soarem bem aos ouvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de novas mídias, julgue os itens subsequentes.

Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital que permite aos usuários acompanhar a sua atualização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da linguagem sonora no rádio, é correto afirmar que:

  • A.

    deve estar presente nos programas de variedades, mas é dispensável nos noticiários.

  • B.

    é a linguagem resultante da combinação de elementos verbais (o texto) e não-verbais (sonoplastia, desempenho da voz), voltada para o entretenimento e a informação.

  • C.

    é a linguagem utilizada pelo locutor durante os programas musicais para prender a atenção do ouvinte.

  • D.

    é a linguagem que utiliza expressões métricas e rimas.

  • E.

    é indispensável nos noticiários e debates, mas não deve ser utilizada nos programas de variedade, pois dá um “ar” de formalismo que pode afastar o ouvinte.

O tempo médio de leitura de um texto com 12 linhas, no corpo 12, fonte Times New Roman, utilizando margem original do Word é de:

  • A.

    1 minuto e 15 segundos.

  • B.

    30 segundos.

  • C.

    45 segundos.

  • D.

    1 minuto e 30 segundos.

  • E.

    1 minuto.

O processo de identificação de um produto televisivo começa com sua adequação a uma determinada categoria de programas. Na televisão brasileira, as atrações se agrupam em categorias como entretenimento, informação e publicidade, cujos gêneros são, respectivamente:

  • A.

    o debate, o programa interativo e o programa religioso.

  • B.

    o programa infantil, a entrevista e o filme comercial.

  • C.

    o programa de sorteios, o talk show e o programa de telecompra.

  • D.

    a entrevista, o programa infantil e a novela.

  • E.

    o filme comercial, o programa político e o programa de auditório.

Assinale a alternativa incorreta em relação às especificidades do crédito de produção em televisão.

  • A.

    Produtor associado – chamado também de assistente de produção, elabora o cronograma de produção, contrata atores ou membros da equipe técnica e realiza pesquisas.

  • B.

    Diretor de produção – pode ser um profissional empreendedor ou comissionado, que seleciona o elenco, controla o orçamento e supervisiona os contratos.

  • C.

    Produtor de locação – concretiza um organograma dentro de determinados parâmetros financeiros e de tempo, administrando a equipe de produção e coordenando detalhes logísticos;

  • D.

    Produtor correspondente – um pouco afastado do produtor geral, trabalha “em campo” ou em locações específicas, desde que possa acessá-las de forma rápida e com menos custo.

  • E.

    Chefe de produção – responsável logística de um projeto, compara as estimativas de custos com os gastos reais da produção, mantendo o cronograma em dia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...