Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As grandes instituições públicas do país possuem em sua estrutura veículos de comunicação institucional que incluem jornal, rádio, TV e agência de notícias em tempo real, além de uma assessoria de imprensa ou de comunicação. Cada um desses veículos possui particularidades, mas todos trabalham conteúdos de interesse e buscam a adequação de linguagem na informação ao cidadão.
Tendo o texto acima como referência e acerca dos múltiplos aspectos que ele suscita, assinale a opção correta.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tantas vezes denunciada pelo seu potencial alienante, a comunicação de massa tem angariado patamares de legitimação em seu papel social. Considerando os fatores dessa mudança, julgue os itens que se seguem.
A Internet se afirmou mundialmente não apenas como uma ferramenta de interconectividade. Ela transcendeu o conceito de meio, transformando-se em hipermeio.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.
A audiência do rádio pode ser considerada, por padrão, ampla, anônima e heterogênea.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.
Não recomendada para a mídia impressa, a voz passiva é mais utilizada que a voz ativa na redação para o rádio, por se tratar de uma mídia de massa que valoriza a informalidade, a naturalidade da fala e o coloquialismo.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.
Faz parte do discurso radiofônico a escolha das palavras com base na sua eufonia, ou seja, no fato de soarem bem aos ouvidos.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de novas mídias, julgue os itens subsequentes.
Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital que permite aos usuários acompanhar a sua atualização.
A respeito da linguagem sonora no rádio, é correto afirmar que:
deve estar presente nos programas de variedades, mas é dispensável nos noticiários.
é a linguagem resultante da combinação de elementos verbais (o texto) e não-verbais (sonoplastia, desempenho da voz), voltada para o entretenimento e a informação.
é a linguagem utilizada pelo locutor durante os programas musicais para prender a atenção do ouvinte.
é a linguagem que utiliza expressões métricas e rimas.
é indispensável nos noticiários e debates, mas não deve ser utilizada nos programas de variedade, pois dá um ar de formalismo que pode afastar o ouvinte.
O tempo médio de leitura de um texto com 12 linhas, no corpo 12, fonte Times New Roman, utilizando margem original do Word é de:
1 minuto e 15 segundos.
30 segundos.
45 segundos.
1 minuto e 30 segundos.
1 minuto.
O processo de identificação de um produto televisivo começa com sua adequação a uma determinada categoria de programas. Na televisão brasileira, as atrações se agrupam em categorias como entretenimento, informação e publicidade, cujos gêneros são, respectivamente:
o debate, o programa interativo e o programa religioso.
o programa infantil, a entrevista e o filme comercial.
o programa de sorteios, o talk show e o programa de telecompra.
a entrevista, o programa infantil e a novela.
o filme comercial, o programa político e o programa de auditório.
Assinale a alternativa incorreta em relação às especificidades do crédito de produção em televisão.
Produtor associado chamado também de assistente de produção, elabora o cronograma de produção, contrata atores ou membros da equipe técnica e realiza pesquisas.
Diretor de produção pode ser um profissional empreendedor ou comissionado, que seleciona o elenco, controla o orçamento e supervisiona os contratos.
Produtor de locação concretiza um organograma dentro de determinados parâmetros financeiros e de tempo, administrando a equipe de produção e coordenando detalhes logísticos;
Produtor correspondente um pouco afastado do produtor geral, trabalha em campo ou em locações específicas, desde que possa acessá-las de forma rápida e com menos custo.
Chefe de produção responsável logística de um projeto, compara as estimativas de custos com os gastos reais da produção, mantendo o cronograma em dia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...