Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Para um texto radiofônico são corretas as seguintes afirmações:
I - A utilização da voz passiva diminui o impacto da notícia por deslocar o foco de interesse do quem para o quê. Em alguns casos, o responsável pelo fato desaparece, empobrecendo o nível de informação do texto.
II – Dê preferência ao presente. Sempre que necessário, no entanto, use o passado, principalmente, se isto contribuir para a clareza da informação. Para se referir ao que vai acontecer use o futuro composto.
III – A pessoa é sempre mais importante que o cargo exercido por ela. Por isso, devemos dizer "Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, disse que...".
IV – A indicação das horas pode ser abreviada.
I e II.
I e III.
II e III.
I e IV.
Todas acima.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A Barra de Hollerith é um instrumento de comunicação dirigida utilizado quando se deseja passar uma informação comum a todos os funcionários. Sua maior vantagem é
a padronização dos procedimentos da empresa.
o contato pessoal direto.
o dinamismo proporcionado pelo instrumento.
a agilidade nas informações.
a certeza do recebimento.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Quanto aos cálculos usados na pesquisa de mídia, os diagramas de índices de audiência listam os dados estatísticos que fornecem ao departamento de vendas as informações necessárias para convencer possíveis patrocinadores da importância de
apoiar eventos esportivos ou culturais.
escolher entre pesquisa quantitativa ou qualitativa.
anunciar em certo horário ou em um programa específico.
financiar projetos de ordem social.
analisar a audiência segmentada.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Entre os veículos de comunicação não pessoal, são exemplos de mídias expositivas
cartazes, placas e pôsteres.
email e sites na WEB.
rádio e televisão.
inaugurações, shows e excursões.
jornais e revistas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O ato de publicar, geralmente em jornais de grande circulação ou em publicações especializadas, balanços de cunho fiscal é denominado de publicidade
comparativa
institucional.
legal.
corporativa.
oficial.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O recurso que contabiliza o espaço editorial ocupado em determinado veículo e o compara ao valor publicitário cobrado pela mesma publicação a fim de gerar um valor hipotético de verba economizada em publicidade é chamado de
propaganda espontânea.
centimetragem.
paica.
valor gráfico.
métrica de imprensa.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A capacidade que a mídia tem de dar relevância a um determinado tema, destacando-o do imenso conjunto de acontecimentos diários que serão transformados em notícia e, por consequência, em informação, é chamada de
consonância.
focalização.
centralidade.
tematização
acumulação.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima e levando em consideração questões técnicas e teóricas relativas a padronização editorial e a textos em meio digital, julgue os itens de
105 a 115.Os textos em meio digital oferecem as mesmas possibilidades comunicativas dos textos veiculados em meio impresso, pois o que ocorre é uma simples operação de digitalização na passagem do texto tradicional ao hipertexto.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue os itens seguintes.
Na perspectiva pós-moderna das culturas híbridas, a cultura de massas criou uma identidade cultural uniforme, homogênea e globalizada, em escala planetária. Assim, os conceitos de classe social, públicos segmentados e elites culturais foram completamente superados. Nessa nova concepção, prevalece a noção de comunidades virtuais, as quais assumiram o papel de elites culturais na pósmodernidade.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue os itens seguintes.
Os estudos acerca de cibercultura apresentam diversas visões a respeito do caráter democratizante das tecnologias de comunicação e de informação. Nessa pluralidade, destacam-se aqueles que ressaltam a democracia virtual e os que apontam as tecnologias como uma força a favor do capitalismo, em seu estágio informacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...