Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As expressões adiar para depois, até mesmo e consenso geral são exemplo de __________ no rádio brasileiro.
Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.
expressões coloquiais
adjetivação excessiva
redundância
frases negativas
cacófatos
A programação é o conjunto organizado de toda a transmissão da emissora e o modelo de programação __________ se constitui num conjunto eclético de programas, estritamente variados e diferenciados. Nesse modelo há uma segmentação de horários que se inicia com emissões para um público bem genérico, entre 6 e 8 horas da manhã, e, na sequência, entram programas jornalísticos abordando os principais fatos do município e da região.
Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.
em mosaico
em fluxo
linear
em ciclos
variável
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com o advento da Internet, numerosos conceitos do design foram redimensionados para o ambiente da Web, que pressupõe novos paradigmas no que se refere à construção e uso de ferramentas. Considerando essa nova cultura, julgue os itens que se seguem.
Na construção de páginas para a Web, a usabilidade é considerada um fator essencial e básico.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica a nomenclatura mais específica para uma parcela da população à qual é dirigida a mensagem.
audiência média
inserção
target
share
PDC
Uma das maiores polêmicas em relação aos processos produtivos da mídia é o questionamento sobre a possibilidade e a validade de uma filosofia editorial transparente. Dentre as situações descritas abaixo, assinale a que corrobora com essa idéia.
Em novembro de 1993, a Veja denunciou a movimentação de US$ 1 milhão nas contas do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro. Depois de imprimir 1,2 milhão de exemplares da revista, a equipe de checagem descobriu que a informação estava errada, mas, mesmo assim, veiculou os exemplares. Em agosto de 2004, na IstoÉ, o jornalista responsável pela reportagem fez um mea culpa.
A Rede Globo de Televisão rejeitou o quadro Fora do ar, preparado para o programa Fantástico, em agosto de 1998. Nele, o videomaker Marcelo Tas descortinava os dispositivos de estruturação das mensagens televisivas. Utilizando o teleprompter de forma irônica, fez o ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, recitar Shakespeare e a mulata Globeleza, Valéria Valenssa, falar sobre globalização.
A convite da Rede Globo, um grupo de professores da USP acompanhou uma reunião de pauta do Jornal Nacional, em novembro de 2005. William Bonner, apresentador e editorchefe do JN, informou aos convidados que uma pesquisa identificou o perfil do telespectador-médio do telejornal. Na redação, esse telespectador, que tinha dificuldades para entender notícias complexas, foi apelidado de Homer Simpson.
Na edição de 26 de setembro de 2002 do Bom Dia Brasil, da TV Globo, o apresentador disse que o programa faria uma série de entrevistas ao vivo com os quatro principais candidatos à presidência. A promessa era a de debater propostas e discutir o programa de governo de cada um. E o objetivo era o de ajudar o eleitor a decidir o voto.
No editorial Carta Capital escolhe Lula, de 2 de outubro de 2002, Mino Carta surpreendeu a classe jornalística. Nele, o dono da revista declarou seu voto no então candidato petista à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, em um texto que também discutia o comportamento da mídia brasileira em época de eleições.
Em relação à C-SPAN, é correto afirmar que:
estreou na web durante o lançamento da campanha presidencial de Barack Obama.
estreou nos EUA com a cobertura das sessões do Senado americano.
sua falta de credibilidade vem do fato de ser financiada pelo governo.
veicula assuntos públicos de destaque em uma rádio FM de Washington.
é criticada por nunca ter veiculado uma programação de campanha eleitoral.
Assinale a alternativa em que o procedimento utilizado em televisão esteja definido de forma correta.
O editor de imagens deve reescrever as cabeças dos apresentadores para que os VTs não necessitem de cortes.
Frases intercaladas enriquecem o texto jornalístico, assim como termos técnicos e precisos para descrever a imagem.
O modo de edição insert permite a gravação de imagem e áudio ao mesmo tempo.
As matérias telejornalísticas devem conter a identificação do nome do entrevistado, do repórter, da cidade e do estado nos créditos.
Pedir uma faixa de emergência ao controle-mestre significa pedir uma inserção de crawl para veicular uma informação importante.
Assinale a alternativa correta em relação à designação e à utilização de categorias, gêneros e formatos na televisão brasileira.
A entrevista é um gênero muito empregado nas categorias telejornal e humorístico.
O formato debate não se aplica à polêmica provocada em programas de variedades, que utilizam o gênero talk show.
A formatação documentário é utilizada por programas políticos para que suas mensagens transmitam confiança.
Os gêneros docudrama, instrutivo, político e telejornal compõem a categoria informação.
Os gêneros colunismo social, entrevista e programa político fazem parte da mesma categoria de programas.
No que diz respeito à Comunicação Social, analise as afirmativas a seguir:
I. Trata-se de um processo pelo qual um indivíduo, uma comunidade ou uma organização, situados em dada época e lugar, fazem uso de elementos de expressão manifesta e de recepção sempre imediata de idéias e sentimentos.
II. É um conjunto de meios pelos quais um ou mais indivíduos, pelo envio de suas mensagens, suscitam respostas por parte de outros, com os quais pretendem chegar a um entendimento, recíproco ou não.
III. Diz-se, com esse registro, da troca continuada de mensagens, por meio das quais se estabelece e consolida a unidade social alcançada pelo convívio cotidiano, a transmissão de informações e a partilha de bens simbólicos.
IV. É essa a designação genérica de atos, ações e atitudes pelos quais um emissor acede a uma partilha de sentidos, procedendo de imediato à expressão de seus sentimentos e ao intercâmbio de suas idéias.
V. Faz-se aqui referência a um procedimento designativo da influência indiscriminada que uma fonte emissora jamais deixa de exercer sobre receptores-destinatários, atendendo a seus anseios e satisfazendo suas expectativas.
Assinale:
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e V estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas III, IV e V estiverem corretas.
É hoje sociologicamente inquestionável a alta relevância que a TV assume em nosso cotidiano. Sabe-se também que ela se tornou objeto de preocupação de governantes, dirigentes políticos, empresários, artistas e, por último, mas não por fim, pais e educadores.
Com relação ao poder atribuído às imagens que chegam a nossos lares, despertando nossa curiosidade e motivando nosso interesse, assinale a afirmativa correta.
Em todo o mundo, as produções típicas da TV, tais como são conhecidas, arregimentam legiões de fiéis telespectadores, porque as significações ali produzidas pouco têm a ver com a realidade de fato, produzindo apenas descompressão psicológica.
A TV é parte integrante e necessária de um aparato sociocultural e econômico de produção e veiculação de imagens e sons, bem como informação, publicidade e divertimento, produzindo, veiculando e fazendo circular significados e sentidos.
A programação da TV é de inteiro agrado de telespectadores típicos, os quais, no recesso de seus lares ou em seus bares preferidos, contemplam atentos o que em sua tela se mostra, embora o façam de maneira dispersiva ou manifestativa de reduzido interesse.
A TV processa matérias corriqueiras e revela pouco interesse com relação ao que ocorre na sociedade, de tal forma que sua narração de fatos do cotidiano e seus elaborados discursos sobre o que se passa no mundo cobram valor somente para poucos telespectadores.
Ainda que ocupe um lugar considerável na cena social e na esfera pública contemporâneas, a TV não incentiva os telespectadores a que, assistindo a seus programas, adquiram o hábito cotidiano de ver televisão, unindo e unificando o País no âmbito do imaginário coletivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...