Questões sobre Meios de comunicação e mídia

Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Surgido há poucos anos, o podcasting revolucionou a forma de acesso ao conteúdo radiofônico. Assinale a alternativa correta sobre essa nova forma de ouvir rádio.

  • A.

    Os podcasts precisam ser assinados uma única vez, porque a partir daí um sistema chamado Real Simple Syndication (RSS) garante atualizações automáticas.

  • B.

    A partir dos podcasts os ouvintes acessam os sites e portais das emissoras de rádio para ter acesso aos programas.

  • C.

    Os podcasts permitem que o ouvinte saiba exatamente a grade de programação da emissora, o que diminui o perigo de perder a atração.

  • D.

    Os podcasts determinam o tipo de locução que deve ser empregado na emissora.

  • E.

    Os podcasts misturam ficção e realidade, possibilitando ao ouvinte acesso ao conteúdo que vai ao ar, podendo modificá-lo e alterar a programação da emissora.

Com relação ao texto do rádio, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Deve seguir a ordem indireta no discurso. A voz passiva é a mais recomendada para não passar a idéia de presunção ao ouvinte.

  • B.

    Deve separar o sujeito do verbo com barras e vírgula para permitir uma leitura mais interpretativa do leitor.

  • C.

    Deve usar sempre a norma culta da língua e assim transmitir ao ouvinte o uso correto do idioma português.

  • D.

    Deve ordenar o pensamento colocando uma idéia em cada sentença, evitando orações intercaladas.

  • E.

    Deve usar os textos que já estão nos jornais impressos porque não existe um texto específico para o rádio. É o bemvindo e prático “Gilette Press”.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O América ganhou o jogo no último minuto.

II. O Congresso adiou para depois a votação do orçamento.

III. O partido do prefeito de Pindamonhangaba é o PP.

IV. O acidente resultou em cinco vítimas fatais.

V. Cinco pessoas ficaram feridas devido ao acidente.

 De acordo com as normas do texto radiofônico, os problemas encontrados nas afirmativas são, respectivamente:

  • A.

    aliteração – nada – redundância – nada – nada.

  • B.

    cacofonia – redundância – aliteração – expressão equivocada – nada.

  • C.

    cacofonia – nada – aliteração – nada – nada.

  • D.

    cacofonia – nada – aliteração – expressão equivocada – nada.

  • E.

    aliteração – redundância – redundância – expressão equivocada – expressão equivocada.

Assinale a afirmativa que o representa.

  • A.

    Programação em fluxo. Estruturada em uma emissão constante, em que se encara toda a programação como um grande programa dividido em faixas bem definidas.

  • B.

    Programação linear. É homogênea e os programas, mesmo com características próprias, seguem uma linha semelhante.

  • C.

    Programação em mosaico. É um conjunto eclético de programas variados e diferenciados.

  • D.

    Programação complexa. Mistura prestação de serviços com entrevistas e músicas.

  • E.

    Programação mutável. Pois, de meia em meia hora, tudo pode mudar.

Assinale a afirmativa que avalie se, com essa estrutura, o trecho pode ser transposto integralmente para o rádio.

  • A.

    Não, porque há muitas orações intercaladas.

  • B.

    Não, porque não devemos usar palavras grandes como movimento e estacionamento.

  • C.

    Sim, as orações estão corretas e objetivas, sem problemas para a leitura.

  • D.

    Sim, pois as rimas crescimento e movimento estão na fala do entrevistado, por isso não há falha no estilo.

  • E.

    Não, pois a forma de retomar o texto após a fala do entrevistado é um recurso de veículos de mídia impressa; essa parte deveria ser adaptada.

A respeito de sonoplastia, analise as afirmativas a seguir:

I. A música que identifica um programa no início e no fim de cada transmissão é conhecida como característica.

II. A vinheta às vezes junta texto e música.

III. Cortina é o trecho musical que separa uma determinada parte de um programa radiofônico do tema.

IV. Evita-se BG (background) ou fundo musical em matérias jornalísticas para não contaminar a isenção da informação.

V. Trilhar, no jargão radiofônico, quer dizer incluir inserção musical em uma programação.

Assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I, II e V estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas I, III e V estiverem corretas.

  • E.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Projetar a programação musical num mostrador de relógio permite ao produtor ver o equilíbrio entre música e locução.

II. O formato relógio impõe uma sólida estrutura e impede a liberdade de programação.

III. Para o programador interessa a proposta da rádio, sem levar em conta o público.

IV. Programas longos não precisam ser elaborados de modo a apresentar um começo e um final enfáticos.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

As emissoras de rádio seguem algumas regras básicas na produção de programas. Com relação a essas regras, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Você deve sair dos noticiários para um som apenas instrumental e de andamento ligeiro.

  • B.

    Para colocar novas músicas é melhor o horário da madrugada.

  • C.

    Se você usar mais que uma matéria no noticiário, elas devem ter a mesma duração.

  • D.

    Interrompa sempre a seqüência musical. Siga o modelo locução–música–locução.

  • E.

    Você deve fazer sobreposição da locução noticiosa com o fim da música.

Com relação à ordenação das músicas na programação de uma emissora, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Começar com uma música de andamento lento e ir aumentando o ritmo com o passar da programação.

  • B.

    Deixar o material novo para ser usado no fim, depois que o público foi cativado.

  • C.

    Não é bom fazer contrastes do tipo vocal/instrumental ou vocal masculino/vocal feminino. As músicas devem ser “blocadas”.

  • D.

    Fazer a abertura com uma canção harmoniosa ou rítmica bastante conhecida e de andamento ligeiro.

  • E.

    As músicas lentas não devem ser colocadas junto com outras de andamento semelhante.

_____________é um aviso cronometrado com precisão, que se encaixa exatamente na introdução de uma canção.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.

  • A.

    Talk- cover

  • B.

    Talk-out

  • C.

    Talk-over

  • D.

    Talk-in

  • E.

    Talk-on

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...