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Meios de comunicação massiva e meios de comunicação segmentada em pouco ou quase nada se assemelham, tantas são as suas diferenças reais.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Meios massivos de comunicação se destinam à divulgação de mensagens abertas para públicos específicos, chamados de massa, ao passo que os meios de convergência tecnológica dependem exclusivamente da mídia eletrônica e de sua codificação analógica para públicos segmentados.
Meios de comunicação massivos devem satisfazer a curiosidade e atender às expectativas de largas faixas de público, as quais, no entanto, podem vir a ser objeto de uma segmentação obtida por meio de pesquisas de audiência.
Meios tradicionais de comunicação procedem a codificações analógicas de suas mensagens para convir a um número extenso e indeterminado de pessoas, enquanto a moderna mídia de síntese recorre a procedimentos de codificação digital para a satisfação de seu público.
Entre os meios massivos de comunicação se alinham o rádio e a televisão, cuja fase digital já começou; meios de comunicação contemporâneos, como a hipermídia, somente contam com o cinema produzido por recursos de computação gráfica.
Meios de difusão coletiva, como o videocassete, tornaramse obsoletos e mesmo impopulares, sendo substituídos por meios ditos multimidiais, agora em vantagem porque despertam o interesse de um público específico e de elevado poder aquisitivo.
A repetição de palavras, idéias ou nomes nos discursos dos diferentes meios de comunicação tem implicações diversas. A esse respeito, é correto afirmar que:
no jornal, possibilita que o leitor retorne ao início do texto para dirimir dúvidas.
no rádio, permite adequar o ritmo da leitura e facilitar a respiração do locutor.
nas revistas, concede maior credibilidade ao conteúdo, desdobrando seu sentido.
na TV, serve para dar clareza à mensagem e favorecer sua retenção pelo público.
no outdoor, proporciona instantaneidade à informação, intensificando seu fluxo.
Sobre as especificidades dos diversos meios impressos, eletrônicos e digitais, analise as afirmativas a seguir:
I. Em relação às revistas, os jornais têm maior porcentagem de leitores por edição, o que faz a circulação ser bem maior do que a tiragem.
II. Ao contrário do que ocorre com os meios impressos, no rádio e na TV, a mensagem vive apenas no momento em que é transmitida.
III. Na mídia digital, o papel do usuário é potencializado; por isso, quanto mais próxima de seus interesses estiver a informação, mais valorizada ela será.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Os meios de comunicação têm como principais características a informação, a formação e o entretenimento da sociedade. Além disso, tendem a utilizar de seu potencial para reforçar, criar ou remover atitudes e opiniões. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. A publicidade age sobre sentimentos e busca criar convicção.
II. A televisão influencia costumes, hábitos e juízos de valor.
III. Os meios de comunicação atuam exclusivamente por meio de mecanismos conscientes.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Assinale a alternativa que demarque a passagem da comunicação massiva ao consumo segmentado de produtos midiáticos.
O número ilimitado de mensagens dirigidas a uma audiência heterogênea cedeu lugar a uma multiplicidade de meios e fontes que intensificaram o relacionamento individual entre emissores e receptores de informação.
Enquanto as mídias tradicionais promovem uma oferta ampla e uniforme de mensagens, as novas mídias respondem às diversidades socioculturais por meio de conteúdos acessíveis conforme demandas específicas.
A lógica segundo a qual o horário nobre é o meu horário é substituída pela distribuição de mensagens mediante estratégias mercadológicas das instâncias produtoras, de acordo com conveniências publicitárias.
O processo de veiculação de mensagens midiáticas abandona o estigma da mediação para ingressar na utopia da apropriação, modo pelo qual se torna possível unificar diferentes níveis de emissão, recepção e interlocução.
As mensagens produzidas e divulgadas pela mídia deixam de ser vistas como uma forma de cultura de massa e passam a ser concebidas como eventos excepcionais e singulares formulados fora do sistema social.
Tendo em vista o trinômio comunicação, ideologia e poder, é possível admitir que a mídia se tornou a instituição política mais notável da sociedade contemporânea.
Corrobora tal constatação a afirmativa de que a mídia:
promoveu a independência e a autonomia do processo político, desvinculando-o de suas intermediações, ao assumir a tarefa de produzir e veicular simbolicamente a realidade.
valorizou a ação política pelo conteúdo de suas proposições, coibindo quaisquer performances de ideólogos interessados em desempenhar papéis cujo fim é o espetáculo em si.
suplantou poderes, como o Parlamento, e superou instituições, como a Igreja e a Escola, na produção e disseminação de ideologias, condicionando tudo à sua lógica.
proporcionou a simetria do fluxo comunicativo democrático, dando a ele sentido unilateral, de forma a atingir cada vez mais receptores interessados em mensagens políticas.
revigorou sua função de quarto poder, ao instituir ferramentas prescindíveis ao jogo político, permitindo a cada cidadão observá-lo diretamente e interpretá-lo por conta própria.
Em suas especificidades, veículos de comunicação costumam convir a anseios, interesses e expectativas de seu público. Assim, por exemplo, sucede com a televisão, o vídeo e, em nossos dias, com a Internet.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
Assinale:
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas II e V estiverem corretas.
se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente a afirmativa IV estiver correta.
Quanto às características da emissão radiofônica, assinale a afirmativa incorreta.
A audiência radiofônica é ampla, pois atinge uma área enorme; anônima, pois é desconhecida no particular; heterogênea, por abranger um público espalhado por diversas classes socioeconômicas.
O rádio apresenta retorno alto, pois o ouvinte tem como interferir diretamente no conteúdo da programação, usando na hora o telefone e mudando todo o curso do que foi previamente programado.
A recepção da emissão radiofônica é simultânea, pois muitas pessoas podem receber a mensagem ao mesmo tempo.
Os recursos das emissoras de rádio são obtidos por meio da venda do espaço comercial.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O Brasil é um dos países de maior acesso à Internet (45 milhões de usuários) e, segundo pesquisas realizadas pelo comitê gestor desta, cresce de maneira expressiva o percentual dos internautas que se comunicam e que freqüentam comunidades. Considerando a Internet como um novo dado no campo da opinião pública, julgue os itens seguintes.
No Brasil, a Internet acentuou a fragmentação da mídia em decorrência dos aportes tecnológicos facilitadores de interações e, conseqüentemente, da emergência de contradiscursos expressos pelas comunidades.
Quanto aos processos de transmissão, assinale a afirmativa correta.
As vibrações sonoras, no caso da voz humana, são captadas, transformadas em fluxo de elétrons e são encaminhadas aos transistores.
A antena do aparelho de rádio recebe ondas eletrostáticas que são transformadas em elétrons e em seguida levadas aos transistores.
O sinal é modulado e transformado em ondas eletromagnéticas difundidas a partir da antena.
Para conversar com alguém ao telefone e colocar a pessoa no ar, o âncora usa um aparelho chamado play list.
Monofonia é ter apenas uma mesa, podendo usar vários canais para emissão de som.
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