Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas a seguir:
I. O elemento central é a mesa de som, o que permite mixar as diferentes fontes de som: microfones, CDs, computador.
II. O software de automatização de rádio permite a programação automática das emissoras, dispensando outros equipamentos, como o transmissor e o processador.
III. A qualidade do microfone não importa se a emissora tem um processador, sobretudo se, na maior parte do tempo, os programas forem ao vivo.
IV. Em uma rádio é necessário monitorar a emissão que está no ar e não apenas o sinal que sai da mesa de som.
V. Antes de enviar o sinal para o transmissor, o áudio passa por um processador que o equaliza e comprime.
Assinale:
se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I, II e V estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I, IV e V estiverem corretas.
se apenas as afirmativas III, IV e V estiveram corretas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens seguintes.
Caso um gestor assuma o comando de um sistema público de informação, ele deve implantar uma política editorial baseada nos princípios da massificação da informação, por meio de emissoras de rádio AM, TV aberta, jornal impresso e mídias digitais de grande alcance de público, com a distribuição de conteúdos noticiosos similares para todos os veículos.
A respeito de microfones, assinale a afirmativa correta.
Os omnidirecionais podem captar o som vindo de todas as direções; o "de lapela", usado por locutores, é omnidirecional.
Os direcionais do tipo "cardióide" captam com mais intensidade o som vindo pela frente, e com menos intensidade o som vindo dos lados, absorvendo todo o som vindo por trás; seu diagrama de captação se assemelha a um coração e por isso o nome "cardióide".
Os direcionais do tipo "hipercardióide" podem captar com muita intensidade o som vindo pela frente e com muito mais intensidade o som vindo dos lados, mas podem captar um pouco o som vindo por trás.
São classificados, quanto à forma de captação, como capacitivos e dinâmicos.
Os capacitivos possuem pouca sensibilidade mas são fáceis de usar, pois não requerem alimentação elétrica e por isso são preferidos para uso ao vivo.
Com relação às características das mensagens de rádio e radioweb, assinale a afirmativa incorreta.
Planejamento. É preciso saber o que dizer, para quem dizer e como dizer.
Coletividade. É importante escrever a mensagem sempre no plural, de forma que o ouvinte perceba que ela foi escrita para todos aqueles que estão sintonizados naquele momento. Dessa forma, é mais fácil sensibilizar um grupo de pessoas ao mesmo tempo.
A montagem dos elementos do texto deve estar coerente e devidamente sintonizada com a sonoplastia e a voz do locutor.
As frases têm que ser transmitidas de forma persuasiva, para que se fixem na mente do ouvinte, fazendo com que a mensagem seja lembrada constantemente, embora a regra mais importante é que o significado seja bem claro.
É recomendável interpretar o roteiro em voz alta enquanto escreve, porque isso ajuda a evitar frases difíceis de serem pronunciadas ou significados não intencionais.
A respeito dos tipos de inserções radiofônicas, assinale a afirmativa incorreta.
SPOT é um texto publicitário com fundo musical ou efeitos sonoros, em que a força da mensagem está na palavra falada.
JINGLE é uma mensagem publicitária em forma de música, geralmente simples e cativante, criada e composta para a propaganda de uma determinada marca, produto, serviço, etc.
TEXTO-FOGUETE é semelhante ao jingle, só que tem curta duração de 5 a 7 segundos.
TEASER é uma produção sonora de 10 ou 15 segundos, cujo objetivo é gerar curiosidade sobre um produto, serviço ou promoção desconhecida.
CHAMADA OU BREAK é o texto lido ao vivo pelo locutor, que visa à informação e à publicidade.
Não é característica das emissões de rádio:
instantaneidade.
homogeneidade.
imediatismo.
baixo custo.
sensorialidade.
A decupagem é um processo muito utilizado no radiojornalismo. Esse processo facilita a(o):
narração.
debate.
edição.
pauta.
exibição.
Numa emissora de rádio, os papéis de cada profissional estão bem definidos. Leia com atenção as responsabilidades dos profissionais a seguir e assinale a afirmativa incorreta.
Produtor de Rádio: responsável por estabelecer contatos e agendar entrevistas e gravações; seleciona e produz programas; disponibiliza recursos técnicos e operacionais para a gravação dos programas; verifica os estúdios de gravação antecipadamente; acompanha e confere a produção do programa.
Locutor-apresentador: emite opinião especializada sobre determinados assuntos e temas; realiza/desenvolve apresentações curtas e individuais integradas em radiojornais e programas de informação.
Coordenador de Produção: coordena a equipe de produtores e assistentes; sua função equivale ao trabalho desenvolvido pelo editor com os radiojornais e sínteses noticiosas.
Operador de rádio/de áudio/de mesa: opera a mesa transmissora, sendo responsável pela emissão dos programas e comerciais no ar, de acordo com roteiro da programação.
A programação radiofônica é formada por um conjunto de programas, que podem ser informativos ou de entretenimento. Em relação aos tipos de programas, assinale a afirmativa incorreta.
Mesa-redonda procura aprofundar temas da atualidade, baseado na opinião dos convidados ou participantes; pode ser em forma de painel ou em forma de debate.
Reportagem notícia ou série de notícias sobre o mesmo tema, com entrevistas feitas por um repórter.
Entrevistas conduzido por um apresentador que chama os repórteres, interpela entrevistados, analistas, etc.
Informativo especializado tem área de cobertura delimitada, por exemplo, esporte.
Documentário reúne aspectos informativos, de entretenimento, de prestação de serviços, música, horóscopo, entrevistas, cultura, medicina, direito, lazer, etc.
Com relação às tarefas do produtor de rádio, assinale a afirmativa incorreta.
O produtor deve deixar o repórter esperando para entrar no ar, mesmo que isso demore um pouco, pois entrar ao vivo é muito importante.
O produtor deve sempre estar em contato com as fontes, porque as notícias importantes podem surgir a partir de uma simples conversa.
O produtor, com a ajuda do âncora e do assistente, terminado o programa, redige o relatório, com nome, assunto e telefone dos entrevistados e demais ocorrências do programa.
O produtor, depois do programa, deve verificar se o estúdio está em ordem, limpo e organizado para o programa seguinte.
O produtor deve manter contato permanente com o editor, redator, radioescuta e chefe de reportagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...