Questões sobre Meios de comunicação e mídia

Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Garboggini (In: BARBOSA, Ivan Santo (org.). Os Sentidos da Publicidade � estudos interdisciplinares. São Paulo: Thomson, 2005) estudou as relações de gênero na publicidade impressa, apontando para novos rumos da representação humana na publicidade da TV brasileira. Sobre os resultados de tal pesquisa, considere as seguintes afirmativas:

1. A partir da década de 80 do século 20, a representação do homem másculo e herói de façanhas é acentuada, principalmente nos comerciais de cerveja.

2. Na década de 90 do século 20, o enfoque masculino tradicional de marido e de pai provedor do lar é apresentado com menos valorização.

3. A mulher do fim do século 20 deixa de ser representada como mero objeto sexual, sem condições intelectuais de ser bem-sucedida profissionalmente.

4. Na última década, houve maior representação explícita da homossexualidade nos comerciais televisivos e uma crescente aprovação da mesma em vários segmentos da sociedade.

5. A partir da década de 90 do século 20, a criança do sexo masculino é representada nos comerciais televisivos, assumindo papéis profissionais do mundo do trabalho adulto, abandonando as formas lúdicas da brincadeira.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras

São vantagens do uso de mídias secundárias no planejamento de mídia, EXCETO

  • A.

    a melhora do posicionamento da marca no mercado.

  • B.

    a expansão dos níveis de cobertura.

  • C.

    a produção de efeito sinergístico com a mídia principal.

  • D.

    o auxílio a tarefas de promoção.

Definidos como um diário pessoal, passaram a ter uma grande influência sobre os leitores e as pautas dos jornais e estão proliferando na Internet. São os:

  • A. demos.
  • B. blogs.
  • C. banners.
  • D. chats.
  • E. flashs.

Sob o ponto de vista da organização, o que vale na análise de sua mídia publicitária é

I. a audiência absoluta de certo programa ou veículo. 
II. é o custo absoluto de certo programa ou veículo. 
III. é o custo por mil de certo programa ou veículo.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas a I é verdadeira.

  • B.

    Apenas a II é verdadeira.

  • C.

    Apenas a III é verdadeira.

  • D.

    Apenas a I e a II são verdadeiras.

O narrador que se limita a informar o que as pessoas fazem e o que falam se classifica CORRETAMENTE como:

  • A.

    onisciente.

  • B.

    dramático.

  • C.

    testemunha.

  • D.

    protagonista.

Com relação a novas tecnologias, julgue os itens seguintes.

Multimídia é uma forma procedente e oportuna de se designar a convergência tecnológica que permite o acesso rápido a qualquer tipo de informação (escrita, sonora, visual), a qualquer momento que se deseje e recorrendo a qualquer suporte de que se disponha (televisor, microcomputador, banda larga e outros).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tecnologias de impressão, de elaboração de mídia eletrônica e da definição de mala direta, julgue os itens que se seguem.

Os fanzines podem ser definidos como publicações amadoras editadas por fãs de determinada arte ou hobby.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tecnologias de impressão, de elaboração de mídia eletrônica e da definição de mala direta, julgue os itens que se seguem.

A sucessão de cliques no ambiente digital permite o acesso hierarquizado aos pormenores de um fato noticiado, em um processo análogo ao da pirâmide invertida no jornalismo impresso.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do conceito de rádio web, julgue os itens a seguir.

A terminologia rádio web pode ser definida como a manutenção de um sítio para downloads de conteúdos radiofônicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre os desafios que as novas tecnologias propõem para a comunicação contemporânea está o que se convencionou chamar de "convergência das mídias", o que significa:

  • A.

    promover a interatividade, num único meio digital, pela Internet.

  • B.

    utilizar a Internet como ferramenta básica para a informação.

  • C.

    passar de uma mídia para outra, reunindo informações que se completam.

  • D.

    fazer rádio, televisão, jornal e propaganda em meios digitais.

  • E.

    estabelecer limites para a produção da informação digitalizada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...