Questões sobre Meios de comunicação e mídia

Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere que uma enchente na cidade de Belém tenha derrubado uma ponte. O meio mais adequado para as autoridades divulgarem esse fato à população é o(a)

  • A.

    telefone.

  • B.

    rádio.

  • C.

    e-mail.

  • D.

    carta.

A visão fragmentada, a multiplicidade de fontes emissoras, as simultaneidades aparentes são estratégias da mídia nos tempos da:

  • A.

    Antigüidade

  • B.

    Idade Média

  • C.

    Contra-Cultura

  • D.

    Modernidade

  • E.

    Pós-Modernidade

Ao apresentar uma enquête estilo "povo fala" para um programa jornalístico para a TV, é aconselhável que:

  • A.

    o entrevistador reformule a pergunta para o entrevistado, caso isso seja necessário para obtenção de uma resposta coerente e satisfatória;

  • B.

    as respostas dos entrevistados não sejam editadas, sendo veiculadas sempre de forma integral, como garantido no documento de autorização de imagem;

  • C.

    a cada entrevistado, a pergunta seja repetida no ar, de forma a orientar o telespectador quanto ao conteúdo da resposta;

  • D.

    para dar mais dinamismo à entrevista, a pergunta seja sempre feita para pelo menos três entrevistados em quadro ao mesmo tempo;

  • E.

    as respostas sejam apresentadas sempre na mesma ordem em que os depoimentos foram gravados.

Sobre a relação entre o rádio e a Internet, é INCORRETO afirmar

  • A.

    que o rádio passa a estar seriamente ameaçado em sua existência pelas facilidades informativas que a Internet propicia.

  • B.

    que, em suas potencialidades, o computador, fundamental para a comunicação via Internet, é uma máquina de áudio, de correio e de arquivos.

  • C.

    que a Internet dá um novo impulso às rádios que transmitem em rede, ao facilitar a operacionalização de troca de arquivos de áudio.

  • D.

    que o correio eletrônico abre para as assessorias a possibilidade de enviar releases de áudio a emissoras de rádio.

Considerando as especificidades da redação para o rádio, marque a frase escrita de forma CORRETA.

  • A.

    Segundo pesquisas, ela tinha a preferência dos eleitores de classe elevada.

  • B.

    O deputado renunciou por razão ainda não conhecida oficialmente.

  • C.

    Senadores perdem credibilidade por colocar razões pessoais em primeiro lugar.

  • D.

    Mesmo sendo um candidato conhecido, ele jamais ganhou uma eleição.

Analise as seguintes afirmativas sobre o processo de produção em televisão.

I. Todas as indicações técnicas no texto do programa a ser transmitido são de responsabilidade do produtor.

II. O produtor deve, preferencialmente, visitar pessoalmente o local onde será desenvolvida a reportagem.

III. O produtor deve verificar a pertinência dos entrevistados quanto ao tema da entrevista e da repetição dos mesmos.

IV. O produtor deve checar com a técnica requisitos como som, hora de gravação e transmissão ao vivo.

A partir dessa análise, pode-se conclui que

  • A.

    todas as afirmativas estão incorretas.

  • B.

    todas as afirmativas estão corretas.

  • C.

    apenas duas afirmativas estão corretas.

  • D.

    apenas duas afirmativas estão incorretas.

A comunicação em organizações públicas pressupõe também relacionamentos comerciais com diversas mídias. Sobre esses relacionamentos, é CORRETO afirmar que

  • A.

    o bom relacionamento com os veículos noticiosos deve prever contrapartidas financeiras que garantam imagem positiva.

  • B.

    o relacionamento com os setores comerciais não prevê "portas escancaradas", ao contrário dos contatos com a imprensa.

  • C.

    anúncio de órgãos públicos em mídias noticiosas não exige planejamento, dada a sua natureza mais informativa do que comercial.

  • D.

    a concentração de anúncios em determinados períodos é mais eficiente por garantir maior retenção das informações veiculadas.

Sobre a edição de sonoras para a mídia eletrônica (rádio e televisão), assinale a afirmativa INCORRETA:

  • A.

    A edição deve "limpar" a sonora, eliminando longos períodos de silêncio, tosses, titubeios etc.

  • B.

    No caso do rádio, é importante antecipar no texto o que o entrevistado dirá no trecho de sonora selecionado.

  • C.

    As sonoras devem ser as mais opinativas possíveis. O contexto e o enredo devem estar no texto redigido pelo editor.

  • D.

    Uma entrevista pode, dependendo da qualidade, sofrer mais de uma edição – principalmente se for para programas distintos.

De acordo com Predebon (Curso de propaganda: do anúncio à comunicação integrada. São Paulo: Atlas, 2004), o planejamento de mídia é um processo de estruturação de idéias para atender aos objetivos de comunicação e de marketing, baseado na verba disponível do anunciante e que culmina na formulação de um plano de mídia. O plano de mídia, por sua vez, é um documento que contém, de forma organizada, as análises de dados e as recomendações para atingir as metas da campanha. Os três pilares do plano de mídia são: objetivo, estratégia e tática. Com relação aos pilares, considere as seguintes afirmativas:

1. O objetivo de mídia é a quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com determinada intensidade de veiculação e durante determinado período. A estratégia de mídia é o caminho que se determina para atingir o objetivo, utilizando os meios escolhidos e seguindo um cronograma de veiculação. A tática de mídia são as formas de ação e os recursos através dos quais se implanta a estratégia.

2. O objetivo de mídia é a linha mestra do plano e demonstra a seleção dos meios que serão utilizados para atender aos objetivos de comunicação. A estratégia de mídia é a apresentação detalhada de como a veiculação será executada. A tática de mídia demonstra estudos sobre os investimentos da concorrência em mídia.

3. O objetivo de mídia expressa o percentual de alcance do público-alvo, a freqüência média com que o público-alvo deverá estar exposto à mensagem e continuidade das veiculações. A estratégia de mídia descreve os meios que serão utilizados e, caso contemple mais de um meio, identifica a função de cada um deles (básico, complementar, apoio). A tática de mídia apresenta detalhes específicos de execução do plano e compõe-se de mapa de programação por meio, análise de rentabilidade dos veículos e resumo de verba 

4.  O ob

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras

Numere a coluna da direita de acordo com os principais termos de mídia da coluna da esquerda.

  • A.

    1 – 2 – 5 – 6 – 3 – 4.

  • B.

    6 – 4 – 2 – 1 – 5 – 3

  • C.

    2 – 4 – 1 – 3 – 5 – 6.

  • D.

    5 – 6 – 1 – 2 – 4 – 3.

  • E.

    3 – 6 – 1 – 2 – 4 – 5.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...