Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considere que uma enchente na cidade de Belém tenha derrubado uma ponte. O meio mais adequado para as autoridades divulgarem esse fato à população é o(a)
telefone.
rádio.
e-mail.
carta.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A visão fragmentada, a multiplicidade de fontes emissoras, as simultaneidades aparentes são estratégias da mídia nos tempos da:
Antigüidade
Idade Média
Contra-Cultura
Modernidade
Pós-Modernidade
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Ao apresentar uma enquête estilo "povo fala" para um programa jornalístico para a TV, é aconselhável que:
o entrevistador reformule a pergunta para o entrevistado, caso isso seja necessário para obtenção de uma resposta coerente e satisfatória;
as respostas dos entrevistados não sejam editadas, sendo veiculadas sempre de forma integral, como garantido no documento de autorização de imagem;
a cada entrevistado, a pergunta seja repetida no ar, de forma a orientar o telespectador quanto ao conteúdo da resposta;
para dar mais dinamismo à entrevista, a pergunta seja sempre feita para pelo menos três entrevistados em quadro ao mesmo tempo;
as respostas sejam apresentadas sempre na mesma ordem em que os depoimentos foram gravados.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Sobre a relação entre o rádio e a Internet, é INCORRETO afirmar
que o rádio passa a estar seriamente ameaçado em sua existência pelas facilidades informativas que a Internet propicia.
que, em suas potencialidades, o computador, fundamental para a comunicação via Internet, é uma máquina de áudio, de correio e de arquivos.
que a Internet dá um novo impulso às rádios que transmitem em rede, ao facilitar a operacionalização de troca de arquivos de áudio.
que o correio eletrônico abre para as assessorias a possibilidade de enviar releases de áudio a emissoras de rádio.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Considerando as especificidades da redação para o rádio, marque a frase escrita de forma CORRETA.
Segundo pesquisas, ela tinha a preferência dos eleitores de classe elevada.
O deputado renunciou por razão ainda não conhecida oficialmente.
Senadores perdem credibilidade por colocar razões pessoais em primeiro lugar.
Mesmo sendo um candidato conhecido, ele jamais ganhou uma eleição.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas sobre o processo de produção em televisão.
I. Todas as indicações técnicas no texto do programa a ser transmitido são de responsabilidade do produtor.
II. O produtor deve, preferencialmente, visitar pessoalmente o local onde será desenvolvida a reportagem.
III. O produtor deve verificar a pertinência dos entrevistados quanto ao tema da entrevista e da repetição dos mesmos.
IV. O produtor deve checar com a técnica requisitos como som, hora de gravação e transmissão ao vivo.
A partir dessa análise, pode-se conclui que
todas as afirmativas estão incorretas.
todas as afirmativas estão corretas.
apenas duas afirmativas estão corretas.
apenas duas afirmativas estão incorretas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
A comunicação em organizações públicas pressupõe também relacionamentos comerciais com diversas mídias. Sobre esses relacionamentos, é CORRETO afirmar que
o bom relacionamento com os veículos noticiosos deve prever contrapartidas financeiras que garantam imagem positiva.
o relacionamento com os setores comerciais não prevê "portas escancaradas", ao contrário dos contatos com a imprensa.
anúncio de órgãos públicos em mídias noticiosas não exige planejamento, dada a sua natureza mais informativa do que comercial.
a concentração de anúncios em determinados períodos é mais eficiente por garantir maior retenção das informações veiculadas.
Sobre a edição de sonoras para a mídia eletrônica (rádio e televisão), assinale a afirmativa INCORRETA:
A edição deve "limpar" a sonora, eliminando longos períodos de silêncio, tosses, titubeios etc.
No caso do rádio, é importante antecipar no texto o que o entrevistado dirá no trecho de sonora selecionado.
As sonoras devem ser as mais opinativas possíveis. O contexto e o enredo devem estar no texto redigido pelo editor.
Uma entrevista pode, dependendo da qualidade, sofrer mais de uma edição – principalmente se for para programas distintos.
De acordo com Predebon (Curso de propaganda: do anúncio à comunicação integrada. São Paulo: Atlas, 2004), o planejamento de mídia é um processo de estruturação de idéias para atender aos objetivos de comunicação e de marketing, baseado na verba disponível do anunciante e que culmina na formulação de um plano de mídia. O plano de mídia, por sua vez, é um documento que contém, de forma organizada, as análises de dados e as recomendações para atingir as metas da campanha. Os três pilares do plano de mídia são: objetivo, estratégia e tática. Com relação aos pilares, considere as seguintes afirmativas:
1. O objetivo de mídia é a quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com determinada intensidade de veiculação e durante determinado período. A estratégia de mídia é o caminho que se determina para atingir o objetivo, utilizando os meios escolhidos e seguindo um cronograma de veiculação. A tática de mídia são as formas de ação e os recursos através dos quais se implanta a estratégia.
2. O objetivo de mídia é a linha mestra do plano e demonstra a seleção dos meios que serão utilizados para atender aos objetivos de comunicação. A estratégia de mídia é a apresentação detalhada de como a veiculação será executada. A tática de mídia demonstra estudos sobre os investimentos da concorrência em mídia.
3. O objetivo de mídia expressa o percentual de alcance do público-alvo, a freqüência média com que o público-alvo deverá estar exposto à mensagem e continuidade das veiculações. A estratégia de mídia descreve os meios que serão utilizados e, caso contemple mais de um meio, identifica a função de cada um deles (básico, complementar, apoio). A tática de mídia apresenta detalhes específicos de execução do plano e compõe-se de mapa de programação por meio, análise de rentabilidade dos veículos e resumo de verba
4. O ob
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
Numere a coluna da direita de acordo com os principais termos de mídia da coluna da esquerda.
1 – 2 – 5 – 6 – 3 – 4.
6 – 4 – 2 – 1 – 5 – 3
2 – 4 – 1 – 3 – 5 – 6.
5 – 6 – 1 – 2 – 4 – 3.
3 – 6 – 1 – 2 – 4 – 5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...