Questões sobre Meios de comunicação e mídia

Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto ao desenvolvimento da era da comunicação de massa, julgue os itens a seguir.

Com o aparecimento e a aceitação da imprensa de massa, o ritmo da comunicação humana tornou-se cada vez mais intenso e veloz, o que permitiu a formação de grandes redes de conexão entre as pessoas e de espaços alternativos para a comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao desenvolvimento da era da comunicação de massa, julgue os itens a seguir.

Devido às diferentes estruturas políticas, aos diversos sistemas econômicos e aos cenários histórico-culturais, é razoável esperar que a estrutura dos próprios veículos de massa assuma diferentes formas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao desenvolvimento da era da comunicação de massa, julgue os itens a seguir.

A produção, a distribuição e o consumo da mídia de massa são profundamente influenciados por questões políticas e pela definição do regime de governo, ou seja, se o regime é uma democracia liberal, uma ditadura declaradamente totalitária, ou outro entre esses dois extremos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A importância do estudo das maneiras como os produtos de comunicação de massa são recebidos e compreendidos pelas pessoas no seu cotidiano decorre da necessidade dos fabricantes de eletroeletrônicos criarem produtos inovadores para o mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Usar corpo pequeno para os caracteres e deixar pouco espaço entre as linhas; separar as frases de uma lauda a outra; escrever números ou cifras altas e números ordinais em algarismos; deixar de fazer as indicações, de forma clara e destacada, sobre os elementos sonoros extras a serem introduzidos pelo operador de áudio, são aspectos que:

  • A. constituem falhas na preparação de um script de rádio e tendem a comprometer a qualidade da sua apresentação (locução) e a qualidade da sua compreensão pelo ouvinte.
  • B. constituem falhas na preparação de um script de rádio, mas isso não tem qualquer conseqüência sobre a qualidade da sua apresentação (locução) e recepção.
  • C. constituem falhas na locução de um programa de rádio.
  • D. constituem acertos na preparação de um script de rádio porque a boa locução e fácil compreensão pelo ouvinte dependem fundamentalmente da indicação do nome do redator da matéria e da voz do locutor.
  • E. constituem acertos na preparação de um script de rádio porque a boa locução e uma fácil compreensão pelo ouvinte dependem exclusivamente da voz do locutor.

Uma das características mais importantes e valorizadas no rádio, quanto à linguagem, é:

  • A. o estilo coloquial, que significa a narração em forma de solilóquios.
  • B. o estilo formal, contribuindo para a popularização da norma culta da língua nacional.
  • C. o estilo teatral, que visa dar a todos os conteúdos narrados um ar de espetáculo, prática também conhecida como espetacularização da notícia..
  • D. o estilo coloquial, que consiste no uso de vocabulário e sintaxe bem próximos da linguagem cotidiana.
  • E. estilo panfletário, caracterizado pela imitação da simplicidade de um panfleto, daí a denominação de linguagem panfletária.

A respeito das características do rádio, pode-se dizer que:

  • A. o radioteatro ainda é o único tipo de programa transmitido pelo rádio no Brasil e o motivo da manutenção desse veículo no gosto popular.
  • B. depois do advento da televisão, o rádio quase foi extinto e nunca mais recuperou os níveis de penetrabilidade que ostentava nos anos 1930 e 1940, tidos como a Era de Ouro do rádio no Brasil.
  • C. já perdeu sua hegemonia em termos de penetrabilidade social, em razão da rápida popularização dos aparelhos de televisão digitais portáteis e da adoção da linguagem radiofônica pelas emissoras de televisão.
  • D. ainda é o veículo de maior penetração no Brasil, o que se deve, entre outros fatores, à simplicidade de sua linguagem, ao fato de tocar muita música, à possibilidade de ouvi-lo concomitantemente à realização de muitas outras tarefas (inclusive dirigir carro), embora os custos dos aparelhos receptores e de produção já tenham superados os da televisão.
  • E. ainda é o veículo de maior penetração no Brasil, o que se deve, entre outros fatores, à simplicidade de sua linguagem e ao fato de tocar muita música, à possibilidade de ouvi-lo concomitantemente à realização de muitas outras tarefas (inclusive dirigir carro), ao baixo custo e portabilidade dos aparelhos receptores e, comparativamente à televisão, ao menor custo de produção e de equipamentos.

Em relação às características essenciais dos meios de comunicação:

  • A. a televisão firmou-se no Brasil como um veículo de elite, devido ao alto custo dos aparelhos receptores e devido a sua programação, voltada preponderantemente para a chamada alta cultura.
  • B. o rádio é o único veículo que ainda não pode ser acessado pela Internet, porque não é possível captar suas ondas pelo sistema elétrico e telefônico.
  • C. a Internet é um suporte tecnológico que permite a chamada convergência tecnológica, inclusive aquela que se destina à comunicação interpessoal, como telefone e correio.
  • D. as revistas, no Brasil, baseiam-se essencialmente num modelo conhecido como jornalismo investigativo, que significa profunda investigação, abdicando do método jornalístico e adotando o rigor do método científico.
  • E. o jornalismo declaratório, que consiste na predominância das declarações dos jornalistas sobre as declarações das fontes, é uma prática comum a todos os veículos de comunicação do Brasil.

O século XX testemunhou a expansão e consolidação dos denominados “meios de comunicação de massa”, assim como de várias tentativas de explicação sistemática do fenômeno — desde o funcionamento dos meios até seus impactos em diferentes aspectos das sociedades contemporâneas. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A televisão brasileira firmou-se apenas com a implementação de políticas governamentais, embora tenha se caracterizado, desde o seu início em 1950, como veículo publicitário.

  • C. Certo
  • E. Errado

As publicações jornalísticas empresariais podem se tornar uma das principais fontes de informação de determinados públicos sobre uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Uma publicação semanal ou quinzenal, com até 4 páginas e pouca variedade temática, pode ser caracterizada como um boletim.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...