Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O acesso às novas tecnologias, como a edição não-linear digital, tem permitido o aumento das produções com qualidade. Hoje é possível a realização de produções que há alguns anos eram inviáveis, devido ao alto custo desses equipamentos de TV. Diante dessa assertiva, a alternativa que melhor define o conceito de edição nãolinear e seu impacto no processo de produção da mídia eletrônica (rádio e TV) é:
A edição não-linear consiste em cortes secos, onde temos uma máquina (VT) reprodutora e uma gravadora. Visualizando aquilo que é de interesse na fita, no momento de sua reprodução, gravamos o conteúdo desejado em outra fita, na máquina gravadora. É o que chamamos de PLAY/REC e isso oferece menor custo, com um tempo relativamente inferior.
A invenção da edição eletrônica permitiu a seleção dos pontos de entrada e de saída sem corte físico da fita e com a possibilidade de se ver as imagens nos monitores de vídeo, tanto da player (as tomadas ou takes), quanto da recorder, que mostra o resultado da edição. Garantiu, assim, precisão, mas impôs a não-linearidade, que não existia na montagem de filmes.
O processo de edição digital, realizado em computador, que permite a montagem e a mixagem de quaisquer trechos do áudio ou vídeo gravado, independente de sua seqüência linear, com acesso imediato e instantâneo a qualquer um de seus pontos. No processo de produção de rádio e televisão, isso representa economia de custo e tempo, tanto para a decupagem das imagens e sons, quanto para sua montagem.
Na ilha de edição convencional, composta por dois videoteipes, cada imagem selecionada numa máquina − chamada de player, porque apenas reproduz as cenas que queremos − é gravada em outra máquina − chamada de recorder. Como as cenas são gravadas em seqüência, dizemos que a edição obedece a uma linearidade.
Processo tradicional de edição de vídeo, criado antes do surgimento do microcomputador. O nome não-linear decorre da forma como as imagens são acessadas nos originais e montadas na versão final: como as mesmas encontram-se em fitas, é necessário efetuar uma busca seqüencial. Não é possível, por meio deste processo, por exemplo, inserir uma imagem entre outras duas já pré-gravadas na fita sem refazer todo o processo desde seu início.
Segundo o planejamento de mídia, é um meio recente como qualquer outro, com a vantagem de ser interativo, de ser uma estrada de mão dupla e deve ser utilizado com os mesmos critérios das outras mídias. Trata-se de
O processo de segmentação, dentro de uma organização, visa atingir públicos distintos de forma mais eficaz. Com relação a isso, considere os seguintes aspectos:
Na definição de um veículo segmentado, é central especificar:apenas 1, 2 e 3.
apenas 1, 2 e 4.
apenas 1, 3 e 4.
apenas 2, 3 e 5.
apenas 3, 4 e 5.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
No mundo em que a tecnologia da informação produz as mais diferentes revoluções sociais, culturais e econômicas, são considerados como meios de comunicação de massa:
Revistas, cinema, cartaz, televisão, rádio, jornais e internet.
Cartaz, cinema, correio, fanzine, gravadora, internet, jornais, livros, outdoor, outbus, panfletos, quadrinhos, rádio, revistas, televisão e vídeo.
Rádio, televisão, revistas, internet e jornais.
Rádio, televisão e jornais.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Em meio à revolução tecnológica, em que as informações se multiplicam, os veículos de comunicação procuram se adequar à velocidade, enriquecendo e otimizando a sua produção. Qual tem sido a preocupação desses veículos em relação à linguagem?
A redação, pautada na ética, deve conter uma linguagem simples, convincente e coerente com a linha de pensamento da empresa jornalística, definida por seu proprietário.
Frases curtas e objetivas, textos ordenados e de fácil assimilação. Na abertura do texto, destacar o aspecto mais importante do fato, de forma a atrair e motivar o leitor.
A linguagem deve abranger o vocabulário das novas gerações, expressas principalmente na Internet, ignorando as orientações acadêmicas e científicas voltadas para a preservação do idioma.
O texto precisa empolgar o leitor, de forma que ele se sinta satisfeito em lê-lo, mesmo que a confiança não alcance o nível ideal.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na elaboração de um projeto de comunicação visual escrita, devem ser observados alguns fatores que colaboram com a legibilidade do texto, tais como tamanhos, proporções e cores usadas em letras, números e símbolos. Com relação a esses fatores, assinale a opção correta.
É recomendado usar textos apenas com letras maiúsculas.
Os tipos de letras pouco ornamentados são mais legíveis.
O tamanho recomendado para as letras depende apenas da área disponível.
As linhas longas exigem menor espaçamento entre elas em comparação com o espaçamento exigido por linhas curtas.
O contraste apresenta influência menor na legibilidade que a iluminação.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Formas de ser e de aparecer de veículos de comunicação, tais como a televisão e o vídeo, podem ser sucintamente descritas em suas inter-relações. Assim, por exemplo:
a televisão mobiliza nossa afetividade, provocando sensações e despertando emoções imediatas; o vídeo constitui obra em linguagem televisiva, de cunho artístico, técnico ou didático;
pela relação imagem, som e palavra, a televisão orienta nossa sensibilidade para uma compreensão imediata do real; o vídeo reforça o interesse que desperta pela parceria com o computador;
pelo seu caráter de veículo apto a realizar mediações e despertar sentimentos, em plano analógico e/ou conceitual, a TV fornece ao vídeo todos os dispositivos necessários à reprodução de imagens do real;
a televisão vem se juntar ao computador para a construção de uma hiperrealidade, deixando para produções em vídeo a exclusiva competência de uma reprodução documental da realidade;
a televisão foi o veículo de comunicação típico do século XX, quando, aliada aos satélites, tornou-se uma potência; ao capturar nosso olhar, as imagens coloridas do vídeo solicitam nossa inteligência sensível.
Considerando as tendências contemporâneas do mercado editorial nacional, os jornais constituem-se na mídia preferencial
das massas urbanas já que as tiragens têm crescido nas cidades e na proporção direta do crescimento demográfico da população do Brasil.
das massas urbanas e rurais devido em especial ao novo gênero do jornalismo popular cujas características atraíram uma nova leva de leitores da classe média que estava se afastando do hábito de ler diariamente periódicos.
dos alfabetizados, com renda média e alta e educação superior, cosmopolitas e que se acostumaram também a se entreter com programas de televisão popular.
dos adolescentes que por natureza são críticos e ávidos de informação.
das elites nacionais que não prestigiam a TV e que preferem a leitura como meio de informação.
A política editorial de certo veículo
estabelece, prioritariamente, o código de conduta a ser respeitado pelos jornalistas.
estabelece, prioritariamente, o padrão gráfico de um veículo impresso.
define as prioridades de conteúdo assim como o padrão e as normas de investigação de sua equipe de reportagem.
orienta o contato publicitário em suas negociações com os anunciantes.
diz respeito aos editoriais publicados e divulgados no veículo.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A mensagem bem planejada e estruturada e a escolha adequada do veículo de comunicação dirigida proporcionarão um feedback mais rápido da situação (Ferreira, 2001). De acordo com o autor, consideram-se veículos auxiliares:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...