Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Para se avaliar o poder de um órgão de imprensa, em especial do ponto de vista publicitário, é necessário saber, com precisão, qual a tiragem do veículo. Os dados acerca de circulação e capacidade de cobertura são irrelevantes.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
De acordo com Mauro Wolf, no que diz respeito aos impactos da comunicação na sociedade, as tendências atuais da pesquisa sugerem um deslocamento de foco: os estudiosos têm-se ocupado menos dos efeitos a curto prazo uma problemática restrita e mais das conseqüências a longo prazo questão ampla e complexa da exposição das pessoas à mídia. Com respeito a essa premissa, julgue os itens a seguir.
Uma diferença fundamental entre as tendências atuais e as anteriores é a busca, hoje, de uma abordagem abrangendo todo o sistema da mídia com enfoque em determinadas áreas temáticas em vez do estudo de casos individuais, sobretudo, de campanhas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
De acordo com Mauro Wolf, no que diz respeito aos impactos da comunicação na sociedade, as tendências atuais da pesquisa sugerem um deslocamento de foco: os estudiosos têm-se ocupado menos dos efeitos a curto prazo uma problemática restrita e mais das conseqüências a longo prazo questão ampla e complexa da exposição das pessoas à mídia. Com respeito a essa premissa, julgue os itens a seguir.
A ênfase das tendências atuais nos efeitos a longo prazo da exposição das pessoas à mídia não significa o abandono da tese acerca do grande poder que os meios exerceriam sobre os indivíduos.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A indústria cultural brasileira, da qual a televisão aberta é o carro-chefe, teve sua origem na afirmação do rádio como meio de comunicação de massa na década de 40 do século XX. No entanto, o seu crescimento manteve-se a reboque do desempenho global da economia do país, então semiindustrializada, de mercados regionalizados e restritos, ainda dependentes do setor agrário-exportador. Somente nos anos 60 e 70 do século XX, o desenvolvimentismo patrocinado pelos militares trouxe consigo o advento de um mercado nacional, integrado e relativamente auto-sustentado embora desigual de bens culturais, quando a TV, operando em rede graças ao recém-implantado sistema nacional de telecomunicações, adquiriu peso determinante.
Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O advento de um mercado nacional de bens simbólicos no Brasil beneficiou enormemente setores da produção cultural, como as indústrias editorial e fonográfica.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Conseqüência paradoxal de políticas e legislações filosoficamente opostas tanto de um passado de excessiva regulamentação quanto de um presente liberado pela desregulamentação , a concentração da propriedade e do controle das comunicações no Brasil tem-se materializado em diferentes configurações. Combinadas ou não, tais formações são a expressão histórica de um poder que, simultaneamente, resiste e se adapta a transformações estruturais.
Acerca desses arranjos, julgue os itens a seguir.
A concentração horizontal refere-se à monopolização ou oligopolização de um segmento ou serviço de comunicação. O caso exemplar de concentração horizontal na mídia brasileira é a televisão, aberta ou por assinatura.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Conseqüência paradoxal de políticas e legislações filosoficamente opostas tanto de um passado de excessiva regulamentação quanto de um presente liberado pela desregulamentação , a concentração da propriedade e do controle das comunicações no Brasil tem-se materializado em diferentes configurações. Combinadas ou não, tais formações são a expressão histórica de um poder que, simultaneamente, resiste e se adapta a transformações estruturais.
Acerca desses arranjos, julgue os itens a seguir.
A concentração vertical diz respeito ao controle dividido por etapas distintas, da cadeia da produção à distribuição de formas e conteúdos comunicativos. Por exemplo, um grupo monopoliza a produção de telenovelas; outro, a sua comercialização; e um terceiro, a sua veiculação.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Conseqüência paradoxal de políticas e legislações filosoficamente opostas tanto de um passado de excessiva regulamentação quanto de um presente liberado pela desregulamentação , a concentração da propriedade e do controle das comunicações no Brasil tem-se materializado em diferentes configurações. Combinadas ou não, tais formações são a expressão histórica de um poder que, simultaneamente, resiste e se adapta a transformações estruturais.
Acerca desses arranjos, julgue os itens a seguir.
A propriedade cruzada é a propriedade, por um mesmo grupo, de veículos, operadoras e provedores em diferentes segmentos ou serviços de comunicação radiodifusão, TV por assinatura, mídia impressa, telefonia, Internet etc.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Conseqüência paradoxal de políticas e legislações filosoficamente opostas tanto de um passado de excessiva regulamentação quanto de um presente liberado pela desregulamentação , a concentração da propriedade e do controle das comunicações no Brasil tem-se materializado em diferentes configurações. Combinadas ou não, tais formações são a expressão histórica de um poder que, simultaneamente, resiste e se adapta a transformações estruturais.
Acerca desses arranjos, julgue os itens a seguir.
O monopólio em cruz reproduz, regional e localmente, a monopolização característica da concentração horizontal da mídia.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, relativo às causas do desaparecimento da opinião pública, julgue os itens subseqüentes.
Se a mídia de massa, em função da sua configuração básica, contribuiu decisivamente para o desaparecimento da opinião pública, as novas tecnologias de comunicação poderão contribuir para a mudança desse quadro graças à natureza e pluralidade de suas configurações.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens que se seguem, referentes aos processos de produção, diagramação e editoração gráficas, nos quais estão incluídos os estilos e gêneros jornalísticos.
A diagramação em três colunas é a mais comum e eficiente para revistas, embora trivial. Esse padrão acomoda o texto em largura quase ideal em termos de legibilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...