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A pesquisa de Opinião Pública pode ser realizada por diferentes técnicas de coletas de dados. Sobre os tipos (telefônica, presencial e por internet) é correto afirmar que:
a pesquisa presencial pode alcançar amostras inacessíveis aos outros métodos.
a pesquisa telefônica possui um custo maior em relação à pesquisa presencial.
a pesquisa por internet é a que mais permite discussões entre entrevistado e entrevistador.
na aplicação presencial do questionário não há a possibilidade de uso de recursos visuais.
na pesquisa telefônica, entrevistas simultâneas retardam a aplicação de questionários.
Suponha que uma pesquisa de opinião tenha como objetivo principal obter a proporção de pessoas adultas de uma certa comunidade favoráveis a um projeto da prefeitura dessa comunidade. Uma amostra aleatória de domicílios da comunidade foi selecionada, e todas as pessoas adultas foram entrevistadas.
A esse respeito, é correto afirmar que:
as unidades elementares da população-alvo são os domicílios da comunidade.
a população-alvo é constituída por todos os domicílios da comunidade.
as unidades amostrais são as pessoas adultas da comunidade.
as unidades elementares da população-alvo são as pessoas adultas da comunidade.
a população-alvo é constituída por todas as pessoas da comunidade.
Assinale a pesquisa em que não seria adequado o uso de um questionário estruturado com questões fechadas.
uma secretaria de saúde quer estimar a proporção de pessoas infectadas por um determinado vírus
um fabricante deseja entender a razão da escolha de um determinado produto
o prefeito de uma cidade necessita saber se a grande maioria da população é favorável a um determinado projeto da prefeitura
a Secretaria de Emprego e Renda de um município necessita estimar o total de desempregados no município
uma faculdade quer estimar o salário médio dos recémformados de um determinado curso
Observe as escalas a seguir:
I. Sexo: 1= masculino; 2=Feminino;
II. Grau de instrução: 0= não superior; 1= Superior;
III. Temperatura em graus Celsius de uma cidade num determinado dia.
É correto afirmar que:
I e II são escalas nominais e III é de razão.
I e II são escalas ordinais e III é de intervalo.
I é ordinal, II é nominal e III é de razão.
I é nominal, II é ordinal e III é de intervalo.
I é nominal, II é ordinal e III é de razão.
Não é uma característica das pesquisas por telefone:
viés de estimação.
baixo custo quando comparada com a pesquisa presencial.
controle sobre a seqüência em que as perguntas são feitas.
controle sobre a interferência de terceiros nas respostas do entrevistado.
possibilidade de serem feitas perguntas abertas.
É correto afirmar que:
numa pesquisa por amostragem probabilística, é possível estimar o erro-padrão.
o erro amostral é devido a problemas de mensuração e obtenção das informações.
um censo populacional é desprovido de erros.
numa pesquisa por amostragem, apenas o erro amostral está presente.
na amostragem por cotas, não há viés de estimação.
No que tange à pesquisa científica em Comunicação, o conceito de paradigma designa:
conjunto de formas de pensamento que, mediante organização ideativa consensual, serve a protocolos científicos e atende a praxes acadêmicas da Comunicação.
ponto de vista, perspectiva ou ordenação de idéias que, em determinados lugares e em certas épocas, serviu à orientação do pensamento regrado da Comunicação.
modalidade especial de reflexão teórica acerca dos modos de ser e de aparecer da Comunicação, considerada em suas instâncias materiais e no curso do tempo histórico.
estratégia discursiva bem ordenada com a qual cientistas de todos os tempos e lugares abordaram em modo crítico teoria e prática da Comunicação.
proposição qualitativa de modelos e exemplos de ocorrências de atos de Comunicação, que passam a ser objeto de uma reflexão metodicamente estabelecida.
Atividades de comunicação institucional não prescindem de pesquisas de opinião, uma vez que, em sua dinâmica própria, estas revelam avaliações feitas por distintos públicos acerca de um ou mais assuntos em pauta, todos concernentes à instituição.
A respeito da confiabilidade dos resultados de uma pesquisa de opinião, assinale a afirmativa correta.
Poderá confirmar suposições sobre o momento e o estado da opinião pública, oferecendo esclarecimentos, aportando informações e reorientando a organização de conceitos estabelecidos.
Refletirá uma dada realidade de fato, tal como a concebem os públicos internos e externos de uma instituição, expondo agora suas crenças de modo racional, isto é, sem apresentar uma interpretação valorativa.
Conduzirá à identificação, com pertinência e eficácia, da profundidade eventual de opiniões circulantes entre segmentos de um mesmo público, ainda que não haja reais condições de aferi-las em qualquer grau de rigor.
Recorrerá, em nome da fidedignidade, a entrevistas feitas a distância, por carta ou e-mail, com membros do público concernido, fortalecendo vínculos entre pesquisadores e pesquisados.
Servirá, além de outras finalidades, para reforçar perspectivas e pontos de vista vigentes na instituição em tela, abonando intentos de promoção pública de seus dirigentes e ocupantes de altos cargos.
Segundo Maria Immacolata Vassallo de Lopes, em seu livro Pesquisa em Comunicação, o paradigma funcionalista dos estudos de comunicação e cultura é regido pelos seguintes princípios metodológicos:
análise centrada no produto, nível ideológico elevado, modelo superestrutural e estudos de caso.
análise centrada no receptor, enfoque psicossociológico e psicolingüístico, conceitos operacionais e nível descritivo de estudo.
análise dos produtos da mídia, comparação entre modelos científicos, amostras significativas e pesquisa qualitativa.
análise de conteúdo, interpretação livre dos discursos, linhas ideológicas adotadas pelos veículos e estatísticas.
análise das mensagens midiáticas, freqüência dos artefatos, decupagem da linguagem e livre interpretação.
A elaboração do questionário é uma das etapas mais importantes e delicadas do processo de pesquisa de mercado. Esta fase inclui definição de conteúdo e formulação das perguntas, seqüência, formatação e layout. Um procedimento a ser adotado para garantir a confiabilidade de um questionário é o(a)
pré-teste do questionário.
análise dos dados secundários.
aplicação em campo.
definição de plano de análise.
pesquisa exploratória.
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