Lista completa de Questões sobre Pesquisa em Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias relativas à velha e à nova comunicação, julgue os itens a seguir.
A pesquisa em torno das questões centrais da comunicação de massa tem enfatizado as relações entre a mídia, a sociedade e os indivíduos.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias relativas à velha e à nova comunicação, julgue os itens a seguir.
Os mais importantes paradigmas à disposição do pesquisador em comunicação referem-se a conjuntos de pressupostos oriundos fundamentalmente da psicologia, da psicologia social e da ciência política.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.
A pesquisa em comunicação que busca encontrar sentidos para as coisas e interpretar os acontecimentos está tradicionalmente ligada ao desenvolvimento do que se convencionou chamar de mass communication research, marcada pela preferência por pesquisas quantitativas.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes, acerca de aspectos ligados à evolução das comunicações.
A globalização da comunicação implica tanto a difusão globalizada de formas e conteúdos comunicativos quanto a sua recepção uniforme, desterritorializada, ou seja, independente da história e da geografia dos destinatários.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes, acerca de aspectos ligados à evolução das comunicações.
A pesquisa em comunicação no Brasil, institucionalizada por meio da implantação de programas de pós-graduação a partir da década de 70 do século passado, ao vincular-se às habilitações profissionais da graduação, tem privilegiado a reflexão acerca do impacto da globalização e processos correlatos no exercício do jornalismo, da publicidade e das relações públicas.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
As denominadas novas tendências da pesquisa sobre os mass media (estudo dos efeitos a longo prazo) incluem a hipótese do agenda-setting, gatekeeping e newsmaking.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.
As pesquisas de opinião pública são criticadas com freqüência por considerarem que todas as pessoas sempre têm opinião formada sobre os temas das sondagens e que todas as opiniões se equivalem.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
De acordo com Mauro Wolf, no que diz respeito aos impactos da comunicação na sociedade, as tendências atuais da pesquisa sugerem um deslocamento de foco: os estudiosos têm-se ocupado menos dos efeitos a curto prazo uma problemática restrita e mais das conseqüências a longo prazo questão ampla e complexa da exposição das pessoas à mídia. Com respeito a essa premissa, julgue os itens a seguir.
Um ponto comum entre as tendências atuais e as anteriores refere-se aos efeitos da comunicação caracterizados pela pesquisa, ainda concernentes aos valores, às atitudes e aos comportamentos dos receptores.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A indústria cultural brasileira, da qual a televisão aberta é o carro-chefe, teve sua origem na afirmação do rádio como meio de comunicação de massa na década de 40 do século XX. No entanto, o seu crescimento manteve-se a reboque do desempenho global da economia do país, então semiindustrializada, de mercados regionalizados e restritos, ainda dependentes do setor agrário-exportador. Somente nos anos 60 e 70 do século XX, o desenvolvimentismo patrocinado pelos militares trouxe consigo o advento de um mercado nacional, integrado e relativamente auto-sustentado embora desigual de bens culturais, quando a TV, operando em rede graças ao recém-implantado sistema nacional de telecomunicações, adquiriu peso determinante.
Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A era de ouro do rádio brasileiro, possível graças ao investimento publicitário no setor o maior entre os veículos da época , terminou devido ao deslocamento crescente da verba de propaganda para a televisão.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Pesquisa é um dos principais instrumentos para o sucesso da atividade de comunicação. Com referência a esse tema, julgue os itens a seguir.
As abordagens explicativas, muito utilizadas nas auditorias de comunicação, procuram verificar por que uma dada situação ou condição existe.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...