Lista completa de Questões sobre Pesquisa em Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Pedro Demo, na pesquisa qualitativa, os dados não são apenas colhidos, mas são, também, resultado da reconstrução e da interpretação do pesquisador, em um diálogo inteligente com a realidade. Acerca de métodos e técnicas de pesquisa, julgue os itens a seguir.
Estudo de caso é um método de pesquisa centrado no caráter unitário do objeto social em estudo.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
A pesquisa documental é o instrumento de coleta de dados mais utilizado na realização de pesquisas de opinião.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Há décadas a teoria do gatekeeping (seleção de informações) vem tratando de explicar o processo de construção da realidade social. Exemplos concretos do processo de criação dessa realidade são observados diariamente tanto na forma como os noticiários de televisão editam protestos e discursos ou descrevem cenas de acidentes e crimes quanto na forma como as revistas de informação resumem os eventos mais importantes da semana e decidem o que será capa em determinado fim de semana. Também é exemplo do processo de criação a forma como os jornais descrevem pessoas e(ou) conceitos abstratos: guerrilheiro ou terrorista, esquerda ou direita, conservador ou liberal.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do assunto nele abordado, julgue os itens que se seguem.
Conforme o texto, os estudos sobre gatekeeping descrevem e explicam procedimentos rotineiros do jornalismo, como a escolha de capas de revistas e de manchetes de primeira página de jornais e a seleção de fotografias, de títulos e do vocabulário para nomear os fatos e os personagens da notícia.
A pesquisa de Opinião Pública apresenta como principal objetivo a possibilidade de investigar e retratar atitudes e opiniões dos indivíduos, de forma a divulgar com precisão para a sociedade as tendências e posições dos segmentos sociais. Acerca dessa relação entre opinião e pesquisa de opinião, não é correto afirmar que:
o levantamento da opinião coletiva normalmente aponta para o consenso.
a pesquisa de opinião pode identificar uma opinião majoritária.
a pesquisa pode explicitar bipolarização entre maioria e minoria.
a pesquisa pode indicar idéias da população, com interrelações e contradições.
a relação da população com o tema da pesquisa interfere em suas posições.
Em relação às pesquisas quantitativa e qualitativa, não se pode afirmar que:
a pesquisa quantitativa é aplicada em uma população com objetos de estudo comparáveis, fornecendo dados que podem ser generalizados.
na pesquisa quantitativa, a definição da técnica e do instrumento adequado é determinada pelas hipóteses que se quer comprovar.
na pesquisa qualitativa, buscam-se aspectos mais profundos e subjetivos, evitando-se o uso de medidas numéricas e análise estatística.
observação participante e entrevista não-diretiva são alguns instrumentos de coleta de dados da pesquisa qualitativa.
a integração entre as pesquisas quantitativa e qualitativa configura-se impossível em virtude das diferenças metodológicas de ambas.
As intenções da pesquisa e a seleção da população definem a metodologia a ser aplicada. Com relação aos métodos de pesquisa de opinião pode-se afirmar que:
nas discussões em grupo, as reuniões são conduzidas sem a presença de um moderador.
nos inquéritos de opinião, os dois elementos essenciais são a amostragem e o questionário.
na entrevista não diretiva, o entrevistador segue uma lista de perguntas.
pela observação direta, documentos expõem os fenômenos sociais.
na observação indireta, além da entrevista, podem-se usar métodos de opiniões e atitudes.
Na realização de uma Pesquisa de Opinião Pública, não são etapas essenciais:
definição do problema e levantamentos sobre o estado da questão.
estabelecimento de objetivos principais e objetivos secundários.
planejamento (amostragem, cronograma etc.) e execução do trabalho.
preparação para pesquisa posterior, dando continuidade ao tema abordado.
análise dos resultados, formulação das conclusões e redação do relatório final.
Em relação aos tipos de técnicas de coleta de dados para Pesquisa de Opinião é correto afirmar que:
na amostra probabilística, há uma seleção baseada em critérios de intencionalidade e conveniência.
na amostra não-probabilística, há um maior grau de representatividade.
o universo da pesquisa se refere ao conjunto de pessoas com características comuns e informação sobre o tema.
toda pesquisa engloba apenas parte do universo, configurando-se como de amostragem.
a definição do tamanho da amostra e os critérios para seleção são obtidos sempre de forma aleatória.
Sobre a elaboração do instrumento de pesquisa, é correto afirmar que:
o questionário se inicia com texto sobre objetivos da pesquisa, buscando cooperação do entrevistado.
o questionário estruturado possui perguntas fechadas e abertas, e o semi-estruturado, apenas fechadas.
em toda pesquisa, deve ser indicado que as respostas ao questionário não serão confidenciais e anônimas.
perguntas abertas permitem maior profundidade e impedem obtenção de respostas irrelevantes e repetidas.
perguntas fechadas facilitam na comparação entre as respostas e permitem liberdade total de resposta.
Em um questionário de Opinião Pública, tem-se a seguinte pergunta:
Quais os dois aspectos positivos de um parlamentar? (assinale 2 opções)
(1) Honesto (2) Presente (3) Empreendedor
(4) Popular (5) Influente (6) NS/NR
A escala de medição que deve ser utilizada é a:
escala nominal: opções de resposta independentes e sem relação ou classificação entre si.
escala ordinal: algum tipo de ordem e classificação entre as categorias de respostas.
escala de Likert: para avaliar grau de concordância com determinada afirmação.
escala comparativa: para fazer comparação entre duas situações.
escala de ordenação: para o ordenamento hierárquico das alternativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...