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Dados secundários são dados que já foram coletados para objetivos distintos, e podem ser originados tanto dentro como fora da empresa. NÃO se caracterizam como fontes de dados secundários externos os(as)
bancos de dados bibliográficos.
dados estatísticos não governamentais.
índices econômicos.
relatórios de histórico de clientes.
publicações governamentais.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Comunicação interna e endomarketing podem ser considerados sinônimos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Para conhecer em profundidade o público interno de uma organização, é necessária a utilização de pesquisa, via questionário.
As pesquisas de opinião tornaram-se parte indispensável dos programas de Relações Públicas e, segundo Philp Lesly, possuem quatro ingredientes essenciais: amostra, questionário, entrevistadores e análise. Sobre eles não podemos afirmar que:
a escolha da amostra permite refletir com absoluta precisão a opinião da população estudada;
o questionário deve ser cuidadosamente testado para se ter certeza que as informações desejadas serão obtidas;
a amostra pode ser selecionada segundo dois métodos básicos: a amostragem por quota e a amostragem por probabilidade;
os entrevistadores devem ser treinados e experientes no ofício de fazer perguntas;
uma análise cuidadosa será capaz de fornecer base confiável para que a empresa tome decisões.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
No âmbito dos estudos da comunicação, em relação à idéia básica do agenda-setting, considere as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
( ) A capacidade dos mass media em influenciar a projeção dos acontecimentos na opinião pública confirma o seu importante papel na figuração da realidade social, isto é, de um pseudo-ambiente montado quase completamente a partir dos mass media.
( ) O agenda-setting é um modelo pensado para a apresentação da notícia em que os fatos são apresentados na ordem decrescente de importância.
( ) O pressuposto do agenda-setting é de que a compreensão que as pessoas têm de grande parte da realidade social lhes é fornecida, por empréstimo, pelos mass media.
( ) O agenda-setting baseia-se na chamada Teoria Crítica.
A seqüência correta é:
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
O relatório Os Donos da Mídia, elaborado pelo Instituto de Estudo e Pesquisa em Comunicação (EPCOM), detalha as bases do poder econômico e político, no Brasil, constituído a partir das redes de televisão. O documento demonstra uma concentração ostensiva de propriedade das emissoras de televisão no país nas mãos de apenas seis grupos privados (Globo, SBT, Bandeirantes, Record, CNT e Rede TV). Sobre os serviços de radiodifusão, a legislação brasileira prevê que a exploração desses serviços depende, na forma da lei, de permissão ou concessão
Devido aos custos inerentes ao processo, a pesquisa de mercado é solicitada quando o objetivo principal do estudo é:
identificar deficiências e lacunas existentes na comunicação interna da empresa.
levantar as necessidades do público consumidor e medidas possíveis a serem adotadas para sua satisfação.
diagnosticar problemas setoriais dentro de uma organização empresarial.
aferir o impacto de um conjunto de medidas administrativas junto à alta diretoria.
verificar a opinião do público interno quanto às normas e processos da organização.
A técnica de observação utilizada para pesquisa de mercado consiste em
captar o fenômeno social no seu ambiente natural com observações transversais e longitudinais.
criar um ambiente quase artificial para tentar controlar fatores espúrios e manipular variáveis.
usar questionário para testar hipótese específica envolvendo um grande número de entrevistados.
usar formulário para mapear a população e o target de forma a permitir comparação entre os dois universos.
fazer entrevistas aleatórias para criar uma base de dados que será usada para determinar o mercadoalvo.
Em uma pesquisa de opinião, o ponto de partida é a definição do universo de pesquisa. Contudo, quando não se conhece o tamanho desse universo, a amostra a ser pesquisada pode ser selecionada por
conveniência, julgamento ou cota.
estratificação social e nível de renda.
escolaridade, faixa salarial e distribuição geográfica.
sorteio.
auto-indicação.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com referência à afirmação acima, julgue os itens subseqüentes.
As pesquisas comunicacionais brasileiras tiveram seu ápice na década de 20, na Amazônia, em função da relação das universidades com o Projeto Rondon.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Pesquisa é um dos principais instrumentos para o sucesso da atividade de comunicação. Com referência a esse tema, julgue os itens a seguir.
O tipo de pesquisa predominante nas atividades de comunicação é o da pesquisa básica, que exige comprovação de todas as hipóteses.
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