Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A expansão das assessorias de imprensa no Brasil permite afirmar que elas são um dos quatro principais blocos de referência para o exercício do jornalismo.

Ao contratar esse serviço, uma organização espera que a(s)

  • A. empresa crie um vínculo de confiança com os veículos de comunicação.
  • B. imprensa não veicule informações sobre a empresa em época de crise.
  • C. informações sejam aprovadas pela empresa antes de serem publicadas.
  • D. informações de interesse da organização sejam publicadas pela mídia.
  • E. vendas de produtos e serviços da empresa aumentem.

“É imprescindível a uma assessoria de imprensa a atualização de seu __________________ para que possa realizar com eficiência o contato com os veículos de comunicação, seus editores e repórteres, a fim de alcançar espaços significativos e gratuitos de divulgação, formatando um _________________ notícias, reportagens e notas substanciais sobre a organização assessorada.” Assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. clipping / mailing
  • B. mailing / clipping
  • C. press-kit / release
  • D. release / press-kit
  • E. media training / newsletter

Muito utilizado nas assessorias de comunicação, o release pode ter formatos distintos de acordo com a finalidade, o veículo e o objeto de divulgação. Sobre um release produzido especificamente para rádio e televisão, analise.

I. Devem ser produzidos em situações específicas, como na divulgação de eventos em programas de entrevistas, reportagens e notícias diversas.

II. Os textos devem seguir o mesmo modelo daqueles produzidos para os demais veículos sem atenção às convenções específicas.

III. São elaborados para quaisquer tipos de divulgação que tiverem como objetivos os veículos eletrônicos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. I e II, apenas.

Uma das questões que podem interferir na eficácia da comunicação numa organização são os canais pelos quais as informações são difundidas. Sobre as técnicas desenvolvidas entre os canais de comunicação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As fontes não têm necessidade de conhecimento nenhum sobre as características técnicas de cada canal, apenas os produtores.

( ) Comunicados oficiais de impacto são canais de comunicação seletivos, destinados a receptores específicos e privilegiados.

( ) E-mails via internet são canais tempestivos, enquanto os boletins noticiosos são rápidos e as conversas pessoais, simultâneas.

( ) Reuniões gerais, eventos e convocações são canais que permitem ampla visibilidade, difusão e sentido de atração.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V.
  • B. F, V, V, F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, F, V, F.
  • E. V, V, F, F.

A organização de entrevistas coletivas requer um grau de conhecimento profundo de suas estruturas para que se possa alcançar sucesso no empreendimento desta ação. Diante do exposto, é correto afirmar que

  • A. a utilização de press kit e release neste tipo de entrevista é desnecessária, pois os repórteres poderão sanar suas dúvidas com o entrevistado.
  • B. na entrevista coletiva americana, os jornalistas realizam seus questionamentos em ordem aleatória, de acordo com a agilidade de cada repórter.
  • C. quando o número de jornalistas presentes é muito elevado, a estrutura simples é a única adequada para que todas as demandas sejam atendidas.
  • D. a entrevista coletiva simples deve ser realizada num auditório onde os jornalistas possam ser acomodados organizadamente à frente do entrevistado.
  • E. o tipo de release adequado a ser enviado aos meios de comunicação é o release convocação que se assemelha a uma carta informativa sobre o evento.

Sobre os tipos de eventos que podem ser organizados por uma assessoria de comunicação e suas características, analise.

I. Exposição: evento fixo, que tem por objetivo divulgar, através de espaços, como, por exemplo, os estandes.

II. Feira: tipo de evento amplo, fixo, que visa à comercialização de produtos e serviços de forma organizada.

III. Salão: forma de expor que circula por vários locais com a mesma forma, conteúdo e o objetivo de divulgar.

IV. Mostra: evento amplo que objetiva apenas divulgar, embora tenha características semelhantes às feiras.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.

Na organização de um evento que não possua regulamento especial, que tenha a participação de outro país, além do Brasil, e o presidente da República se fizer presente, o assessor de comunicação deve proceder da seguinte forma no momento da execução dos hinos dos dois países:

  • A. Aguardar o presidente ocupar o lugar que lhe estiver reservado e tocar o hino do país visitante para, em seguida, o hino nacional brasileiro.
  • B. Posicionar o presidente próximo às bandeiras e tocar o hino dos países começando pelo do Brasil para, em seguida, tocar o hino estrangeiro.
  • C. Aguardar o presidente ocupar o lugar que lhe estiver reservado e tocar o hino nacional brasileiro para, em seguida, tocar o hino do país visitante.
  • D. Posicionar o presidente próximo às bandeiras, tocar o hino nacional e, em seguida, com todos em seus assentos, tocar o hino do país visitante.

No atendimento à imprensa em momentos de crise, são ações recomendadas à assessoria de comunicação, EXCETO:

  • A. Antecipar-se à imprensa, informando o fato e as providências antes que os veículos descubram, atendendo-os sempre que solicitada.
  • B. Realizar um levantamento detalhado e profundo da situação, com dados, números e acompanhamento contínuo dos desdobramentos.
  • C. Redação de um texto jornalístico informando o fato ocorrido, enfatizando as providências da organização assessorada para ser distribuído à imprensa.
  • D. Ampliar o efeito negativo do fato, utilizando palavras alarmistas, a fim de chamar a atenção da imprensa para a situação e a ação corretiva da organização.

Sobre Assessoria de Imprensa é CORRETO afirmar:

  • A. Entre as funções da Assessoria de Imprensa está a execução de estudos mercadológicos para a criação e produção de peças de propaganda;
  • B. O profissional que está à frente de uma Assessoria de Imprensa - seja em instituição pública ou privada - deve ter acesso direto aos principais setores decisórios da organização assessorada;
  • C. A Assessoria de Imprensa é uma função prioritária dos profissionais graduados em Relações Públicas, sendo vedado o seu exercício aos jornalistas que atuam em veículos de comunicação comerciais;
  • D. A Assessoria de Imprensa, tendo em vista a sua importância para as organizações e dentro de uma perspectiva de comunicação integrada, é responsável pela produção de pesquisas de opinião que permitam mensurar o alcance das ações de comunicação planejadas e executadas no âmbito do setor;
  • E. A Assessoria de Imprensa é, conceitualmente, responsável pelo planejamento e execução de ações voltadas para a melhoria da comunicação interna de organizações tanto do setor público quanto do setor privado.

Uma coletiva de imprensa diante de uma situação de desastre natural deve ter como objetivo:

  • A. Contatar todos os meios de comunicação (locais e nacionais) e solicitar aos assessores de comunicação explicar os fatos na coletiva de imprensa
  • B. Contatar todos os meios de comunicação (locais e nacionais), nomear a pessoas do quadro capacitadas em desastres naturais e comunicação, para realizar a coletiva de imprensa e assim brindar mensagens claras, ajustadas à situação e momento, visando efetividade na mensagem
  • C. Contatar todos os meios de comunicação (locais e nacionais), e explicar todos os detalhes dos acontecimentos, explicar detalhadamente todos os pormenores das estratégias a serem executadas
  • D. Contatar todos os meios de comunicação (locais e nacionais),
  • E. Contatar todos os meios de comunicação (locais e nacionais) explicando a situação do desastre natural visando a mudança de comportamento da população
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...