Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir do agendamento de uma entrevista exclusiva com um repórter de TV na sede da empresa, o assessor de imprensa deve orientar seu assessorado sobre como se comportar em tal ocasião. As opções a seguir apresentam algumas dessas orientações, à exceção de uma.

Assinale-a.

  • A. Priorize o uso de frases curtas e simples nas respostas.
  • B. Escolha o local da entrevista de modo a evitar ambientes visualmente poluídos.
  • C. Use roupas com cores vibrantes e acessórios chamativos para se destacar no vídeo.
  • D. Demonstre tranquilidade na condução objetiva das respostas.
  • E. Cite o nome da empresa ou do produto, de modo discreto, sempre que cabível.

A assessoria de imprensa de um órgão Judiciário brasileiro apresentou um plano de comunicação em que procurou reduzir o número de declarações pessoais dos magistrados para enfatizar informações transmitidas de maneira impessoal. Do ponto de vista dos objetivos de comunicação do Poder Judiciário, essa ação:

  • A. não procede, porque os magistrados são a principal fonte de informação para a sociedade sobre o Poder Judiciário;
  • B. procede, porque segue o princípio de evitar a promoção pessoal dos integrantes do Poder Judiciário;
  • C. não procede, porque a impessoalidade da informação afasta o cidadão das atividades do Poder Judiciário;
  • D. procede, porque os integrantes do Poder Judiciário não são especialistas em comunicação e devem evitar falar em público;
  • E. não procede, porque informações jurídicas veiculadas em meio impresso são de difícil compreensão para os cidadãos.

O clipping é uma das principais atividades de uma assessoria de imprensa. No curto prazo, ele mantém informado o público interno. A longo prazo, as informações específicas da organização do clipping podem ser usadas para realizar um(a):

  • A. estudo de mercado;
  • B. auditoria de imagem;
  • C. pesquisa de opinião;
  • D. auditoria externa;
  • E. estudo de cenários.

Sobre o trabalho da assessoria de imprensa de uma instituição pública, é correto afirmar:

  • A. Diante de acontecimentos que despertem a atenção da imprensa, a assessoria produz notas oficiais que são textos distribuídos à imprensa com o posicionamento da instituição. Pode trazer informações complementares para auxiliar no reforço da imagem positiva.
  • B. O principal papel do assessor de imprensa é servir de muro entre a instituição e a imprensa, protegendo o cliente do assédio dos meios de comunicação.
  • C. O press kit contém apenas brindes para imprensa e é de responsabilidade exclusiva do departamento de marketing.
  • D. A assessoria pode produzir o clipping com monitoramento apenas das notícias da instituição pública. O monitoramento das notícias do setor da instituição é feito por equipe terceirizada.
  • E. A assessoria de imprensa participa apenas da organização de coletivas. Clipping, produção de house organs e media training são de responsabilidade sempre de empresas terceirizadas.

Uma empresa produtora de papel e celulose pretende reverter a imagem negativa da instituição após a divulgação de uma reportagem que envolvia um dos fornecedores com denúncias de desmatamento irregular. Diante deste quadro:

  • A. uma das ações que pode contribuir na reversão da imagem é uma campanha de responsabilidade social e consumo sustentável anunciada apenas na intranet da instituição, para evitar ruídos externos.
  • B. como a denúncia envolve um fornecedor, basta a divulgação de uma nota oficial dizendo que ele está excluído da relação de fornecedores, pois a instituição não é responsável pela cadeia produtiva.
  • C. a assessoria de comunicação sugeriu uma campanha de consumo sustentável capitaneada pela empresa e que seja estendida também para o público interno e envolva o uso consciente de água, energia e papel.
  • D. a campanha de responsabilidade pode envolver o plantio de mudas na área desmatada, mas, por coerência, deve ser mantida em sigilo para evitar novas denúncias e repercussões negativas.
  • E. o anúncio, em coletiva de imprensa, da denúncia do fornecedor ao Ministério Público já é suficiente para reverter a imagem negativa.

O assessor de imprensa de uma organização de direitos humanos propõe às emissoras de TV uma pauta sobre a situação dos trabalhadores nos canteiros de obras de barragens para usinas hidroelétricas. Durante o folow up, o assessor teve como retorno que a pauta, da forma como foi proposta, nã o está adequada à linguagem televisiva.

Do ponto de vista da linguagem jornalística, a

  • A. pauta não apresenta fontes adequadas para TV, ou seja, com dicção correta e que façam respostas dentro do tempo ideal para uma reportagem de cerca de um minuto e meio.
  • B. pauta carece de notabilidade, acontecimentos tangíveis têm mais valor-notícia. Portanto, uma sugestão de pauta sobre uma greve de trabalhadores ou que mostre acidentes de trabalhos têm mais notabilidade para TV do que falar de forma geral sobre condições de trabalho.
  • C. notícia não é relevante. Como o tempo na TV é muito “caro”, notícias das editorias de política e economia são prioritárias nos processos de seleção.
  • D. pauta não tem consonância, ou seja, não se encaixa em outros casos já divulgados pelos meios de comunicação e que sejam de fácil compreensão dos telespectadores.
  • E. sugestão demanda o uso de câmeras escondidas e outros recursos do jornalismo investigativo que não são compatíveis com os orçamentos da maioria das emissoras de TV.

A respeito das ações de relações públicas governamentais, julgue os itens que se seguem. No exercício do lobby, é permitido ao relações-públicas utilizar-se de métodos escusos para persuadir a aprovação de matéria controversa ou de projetos, ações e planejamento em benefício de seus propósitos particulares.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ações de relações públicas governamentais, julgue os itens que se seguem. As relações públicas governamentais caracterizam-se pela disponibilização de instrumentos e canais de comunicação que possibilitam o melhor relacionamento entre sociedade e governo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do papel do ombudsman como agente de relacionamento com os públicos estratégicos das organizações, julgue os itens a seguir. Uma das funções do ombudsman consiste na prevenção de situações de crise por meio de atividades de lobbying junto a públicos estratégicos (stakeholders) da organização, entre eles a imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do papel do ombudsman como agente de relacionamento com os públicos estratégicos das organizações, julgue os itens a seguir. O ombudsman, um representante do consumidor junto à organização, tem atuação basicamente reativa, provocada por solicitações de clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...