Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A comunicação pública vem se consolidando como um importante campo para o exercício da cidadania e, consequentemente, para a promoção do desenvolvimento social. Nesse contexto, a prática da advocacia desponta como instrumento de mobilização e participação coletiva. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A diferença fundamental entre lobbying e advocacia é que esta responde basicamente a objetivos e propósitos de interesse coletivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das atividades de assessoria de imprensa, julgue os itens que se seguem. A contratação de profissionais graduados em jornalismo como assessores de imprensa representa condição vantajosa para a garantia de espaços nos veículos de comunicação junto aos pares de formação — repórteres, redatores e editores —, dada a utilização excessiva de releases, press-kits e coletivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das atividades de assessoria de imprensa, julgue os itens que se seguem. A ampliação das atividades do jornalista de assessoria de imprensa no âmbito da comunicação organizacional envolve as áreas de relações públicas, marketing institucional e publicidade, com diferentes funções, incluindo-se a do planejamento comunicacional; entretanto as funções de relacionamento com a mídia jornalística, redação de releases, sugestão de pautas e clipping de notícias continuam sendo atividades exclusivas de jornalistas habilitados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das atividades de assessoria de imprensa, julgue os itens que se seguem. Em razão de seu compromisso profissional, o jornalista assessor de imprensa não tem obrigação direta com a venda dos produtos da empresa, mas pode atuar com vistas a sedimentar imagem, marcas e ideias da empresa junto aos meios jornalísticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma determinada ocasião, denúncias das péssimas condições de um hospital chegam às redes sociais, e depoimentos de pacientes conectados à internet confirmam o que foi denunciado. Em pouco tempo, a história vai parar nas manchetes dos jornais. Diante da situação, o assessor de imprensa do hospital, atendendo ao compromisso da ética jornalística, tem como obrigação proceder, de imediato, da seguinte forma:

  • A. Checar os fatos divulgados e mostrar à imprensa a realidade das condições da unidade hospitalar.
  • B. Facilitar a entrada secreta de um jornalista no hospital para que ele possa comprovar a denúncia.
  • C. Gravar imagens do hospital com câmera oculta e entregar as fitas para um repórter renomado.
  • D. Preservar a imagem da empresa e de toda a diretoria envolvida, ocultando os fatos.
  • E. Providenciar uma coletiva de imprensa e aconselhar o presidente da instituição a negar as denúncias veiculadas nas redes.

A rápida evolução tecnológica aumentou o volume de trabalho das assessorias de imprensa e conferiu novas atribuições à equipe de assessores, as quais são pouco exploradas nos manuais.

Dentre essas atribuições, encontra-se a que se refere à(ao)

  • A. capacitação de executivos para coordenação da linha de produção a distância.
  • B. criação de soluções para melhorar a venda de um serviço ou produto.
  • C. concepção artística de um produto audiovisual ou de uma atividade artística.
  • D. monitoramento dos perfis pessoais mantidos por executivos nas redes sociais.
  • E. investimento na relação emocional entre funcionário e chefia imediata.

Atualmente, ao contratar uma assessoria de imprensa, a empresa interessada dá preferência ao prestador desse serviço que incluir no contrato o programa de treinamento chamado Media Trainning. Esse programa tem o objetivo de preparar os executivos para ter um(a)

  • A. relacionamento adequado com a imprensa.
  • B. conduta ética em rodadas de negócios.
  • C. postura de liderança com os subordinados.
  • D. dicção aperfeiçoada para discursar em público.
  • E. redação jornalística ajustada para house organs.

“Um comunicador deve estar pronto para qualquer trabalho da área comunicativa, não se limitando a pilares específicos de habilitações. Pois ser gestor é ser comunicador e não apenas jornalista ou apenas relações públicas ou apenas publicitário. A sociedade não depende de especificidades e sim correlaciona-se com a comunicação de forma mútua e contínua, sem apresentar áreas de maior ou menor importância.” (ACOSTA, 2013). Neste trecho do livro Gestor: o novo perfil do profissional de comunicação, o autor demonstra clara característica do profissional que atua em:

  • A. Fotojornalismo.
  • B. Radiodifusão.
  • C. Editoração.
  • D. Assessorias de comunicação.

Uma pesquisa apontou que o produto de uma indústria de ar-condicionado vem sendo alvo, nos últimos cinco anos, de muitas queixas, via defesa do consumidor. Além de tentar corrigir possíveis falhas na produção, essa indústria recorreu a um profissional de comunicação para tentar reduzir o número de ações contra a empresa. Dentre as medidas apresentadas à empresa, prioritariamente, deverá constar a de

  • A. abrir canais de comunicação digitais destinados a acolher reclamações do consumidor e a solucionar rapidamente os problemas apontados.
  • B. contratar os serviços de outdoor para divulgar, via comunicação de massa, os diversos erros verificados nos produtos.
  • C. enviar uma carta para cada novo comprador, informando que erros podem ser encontrados e solicitando ao consumidor que deixe de recorrer à Justiça.
  • D. promover uma entrevista coletiva, enumerando aos jornalistas cada defeito apresentado no período e as correções efetuadas na produção.
  • E. publicar um informe publicitário em um jornal de grande circulação, prometendo empenho para melhorar a qualidade dos seus produtos.

Para se obter sucesso na divulgação de um fato, não basta que sejam distribuídos releases por meio eletrônico. Uma eficaz assessoria de imprensa é realizada com o(a)

  • A. conceito valor-notícia ampliado, contemplando os interesses da instituição.
  • B. trabalho constante de corpo a corpo com os jornalistas das redações.
  • C. sinal verde para o controle do conteúdo e da informação dentro da edição.
  • D. informação limitada à divulgação por notas oficiais, publicadas em meios digitais.
  • E. entrevista coletiva sendo o meio preferencial de relacionamento com os jornalistas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...