Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

1Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação organizacional. Devido à sua formação teórica, o profissional de relações públicas é responsável pela comunicação institucional, a comunicação interna e a administrativa da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da interface entre relações públicas e a administração de empresas, julgue os itens subsequentes. Para planejar e gerir a comunicação da organização, o profissional de relações públicas necessita ultrapassar sua visão técnica e linear, observando os fatores do macro ambiente que o cerca.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da interface entre relações públicas e a administração de empresas, julgue os itens subsequentes. A atuação do profissional de relações públicas limita-se à etapa do planejamento tático de comunicação; ao administrador da organização cabe o planejamento estratégico da área.

  • C. Certo
  • E. Errado

Muitas empresas ou instituições contratam uma assessoria de imprensa pensando que com isso terão exposição garantida na mídia. No entanto, o papel primordial de uma assessoria de imprensa é

  • A.

    negociar o espaço publicitário nos veículos de comunicação.

  • B.

    fazer o elo entre o assessorado e os veículos de comunicação.

  • C.

    agendar reuniões entre os jornalistas e os assessorados.

  • D.

    realizar media training visando o preparo do assessorado.

  • E.

    convocar entrevistas coletivas com o assessorado e a imprensa.

Leia a informação, abaixo, adaptada de uma postagem da assessoria de comunicação na página do Ministério das Cidades, no Facebook, em junho de 2013.

A agência que criou a campanha para o Ministério das Cidades, a Artplan, tenta atender ao pedido do cliente para mobilizar a sociedade, a fim de diminuir o número de acidentes nas estradas brasileiras. O filme busca transmitir a importância da prudência e do cuidado com a vida que todos devem ter antes de pegar a estrada, principalmente os motoristas profissionais que dirigem após o consumo de álcool e drogas. Todas as informações acima contextualizam o roteiro publicitário que uma campanha segue, desde sua solicitação pelo cliente até a veiculação das produções publicitárias nas diferentes mídias. Quanto ao caminho que uma campanha publicitária percorre (da solicitação do cliente à veiculação nas diferentes mídias), marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O atendimento dialoga com o cliente para colher as informações que devem estar nas mensagens publicitárias. Na sequência, o planejamento publicitário recebe este material e compartilha com o setor de pesquisa para colher informações adicionais.

( ) No planejamento, inicia-se o plano da campanha e há diálogo com os setores de criação, mídia, produção e atendimento, o qual é o elo entre agência e cliente.

( ) Após discussões com a agência, o planejamento direciona o conteúdo da mensagem, definindo o posicionamento de campanha, que deve conter proposição básica, justificativa, imagem desejada, mas não o slogan, pois este será desenvolvido posteriormente, pela criação junto com a mídia.

( ) A criação poderá iniciar o desenvolvimento das peças sugeridas assim que o planejamento tiver concluído seu trabalho. O setor de mídia também poderá iniciar seu trabalho, criando o plano a partir da delimitação da criação quanto às peças e seus formatos. A produção dos materiais efetivamente acontece com os produtores de rádio, TV e o setor impresso, acompanhando, juntamente às produtoras específicas, a execução dos materiais.

( ) Redação e apresentação do plano de campanha ao cliente, com orçamentos de produção e veiculação, além das peças publicitárias desenvolvidas em layout.

  • A. F/ V/ F/ V/ V
  • B. V/ V/ F/ F/ F
  • C. V/ V/ F/ F/ V
  • D. V/ V/ V/ F/ F
  • E. F/ F/ V/ V/ F

É de conhecimento do profissional de comunicação que NÃO cabe ao assessor de imprensa adotar a seguinte atitude:

  • A.

    agir como facilitador, interlocutor e mediador entre jornalistas e fontes.

  • B.

    buscar pautas diferenciadas, de acordo com cada veículo.

  • C.

    manter transparência na relação com a imprensa.

  • D.

    pedir para ver a pauta e ler a matéria antes de ela ser publicada.

  • E.

    providenciar imagens de interesse do fotógrafo e das emissoras de TV.

A assessoria de comunicação de uma empresa está apoiando a organização de uma rodada de negócios com o objetivo de estreitar o relacionamento com parceiros e clientes potenciais.

Uma das providências a ser tomada é a

  • A.

    conferência da correta disposição das bandeiras e de outros símbolos nacionais.

  • B.

    contratação de mestre de cerimônia para conduzir a apresentação oficial dos convidados.

  • C.

    descrição da ordem de precedência de autoridades estaduais e federais.

  • D.

    observação da disposição dos convidados sentados à mesa de eventos.

  • E.

    produção de material informativo atualizado sobre os serviços e produtos comercializados.

Em relação à gestão da comunicação nas organizações, julgue os itens a seguir.

A propaganda institucional empregada na área de relações públicas possibilita às empresas manifestar seus interesses diante de determinados públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à gestão da comunicação nas organizações, julgue os itens a seguir.

O fato de as relações públicas fornecerem informações mais amplas, mediante textos, meios de divulgação ou entrevistas, propicia maior credibilidade junto ao consumidor.

  • C. Certo
  • E. Errado

As redes sociais são fundamentais no processo de transferência de informações e redesenham o papel social da comunicação. Com relação às redes sociais, julgue os itens seguintes.

De acordo com o perfil desejado do profissional em comunicação, o papel a ser desempenhado pelo assessor de imprensa pressupõe que esse profissional tenha o entendimento acerca da administração de conflitos, sejam quais forem. Porém, o profissional não necessita entender os diversos públicos das redes de relacionamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...