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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Durante uma crise na qual está envolvida uma empresa ou uma instituição, sempre há a necessidade da existência de um portavoz que responda por ela, explicando que ações estão sendo feitas na administração da crise, além de dirimir quaisquer dúvidas que por ventura possam existir. Para tanto, o assessor de comunicação deve orientar o porta-voz para
dar as entrevistas com o seu discurso totalmente preparado, procurando não fugir do que a assessoria elaborou.
responder concretamente, evitando os discursos vagos e, principalmente, uma linguagem técnica ou muito hermética.
checar com os repórteres se o que disse foi corretamente anotado, pedindo, inclusive, para ler, ver ou ouvir a matéria antes de ser veiculada.
falar com muita descontração, demonstrando bom humor contagiante, pois assim eliminará a tensão gerada pela crise.
falar com tranquilidade, pois quem não deve não tem o que temer, mesmo que a imprensa tente incriminar a empresa ou instituição.
Criar e enviar press-releases, cobrir jornalisticamente eventos e reuniões, cobertura fotográfica, produção de boletins informativos de sites, gerando uma propaganda gratuita é responsabilidade:
Chefia ou assessoria de Gabinete
Do próprio prefeito
Assessoria de Imprensa
Departamento de Relações Públicas
Qual o termo adotado e utilizado pelas assessorias de imprensa ou órgãos oficiais para monitorar e arquivar com agilidade e segurança as informações veiculadas em TV, Rádio, Jornais, Impressos e WEB que auxiliam na tomada de decisões por parte do gestor público:
Clipagem
Abordagem
Filtragem
Controle de publicação
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em um estudo recente, a Fenaj (2010) comprovou que 60% dos jornalistas atuam em assessorias de imprensa. Pesquisa realizada pela ABERJE (2008) constatou que os 73% dos profissionais das agências de comunicação são jornalistas. Pode-se inferir desses números, como fez Aldo Antonio Schmitz (As fontes nas teorias de Jornalismo) que
as assessorias de imprensa estão se transformando em assessorias de comunicação.
as fontes contratam jornalistas para aperfeiçoar o relacionamento com a mídia.
os jornalistas formados estão se transformando em profissionais de Relações Públicas.
as agências de comunicação estão se transformando em assessorias de imprensa.
as fontes contratam jornalistas para fazerem mídia training.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Ancelmo Gois, então editor do Informe JB, publicou um texto tratando de um produto muito comum no meio jornalístico. Escrevia o jornalista:
Sem querer ser pretencioso, gostaria de dar algumas dicas para as fontes produtoras de ....... Salvo em alguns casos, é um erro tentar irrigar todas as salas das redações com o(a) mesmo(a) ....... É preciso fazer um trabalho dirigido a determinados públicos alvos. Para as colunas, como é o caso do Informe JB, a nota exclusiva tem muito mais chances de emplacar − desde que o fato divulgado tenha naturalmente valor jornalístico. Ancelmo Gois referia-se aorelease.
press kit.
pré-pautas.
coletivas.
clipping.
As afirmações abaixo estão corretas, exceto:
o trabalho do jornalista em uma assessoria de imprensa consiste, dentre outras atividades, em divulgar a instituição que representa.
o assessor de imprensa é o porta-voz da instituição.
este jornalista deve compreender como gerar mídia.
em caso de entrevista coletiva de imprensa, cabe ao assessor convocá-la.
o assessor de imprensa deve defender a instituição, mesmo quando ela pratica uma infração.
Devemos, ao escrever um press-release, tomar os seguintes cuidados, exceto:
redigir textos de acordo com a mídia: impresso, rádio, TV, internet.
um único texto, bem escrito, contempla todos os veículos.
sempre que possível, redigir um texto para cada periódico emissora de rádio ou TV e internet (blog, site etc).
utilizar as normas de formatação para cada mídia.
usar objetividade e destacar o que pode ser notícia.
Como obter uma imagem favorável à instituição/empresa? Assinale a opção errada.
Planejamento é o primeiro passo.
A campanha deve prever as mídias que serão utilizadas.
Com matéria paga, sempre que possível.
Através de estratégias que construam/fidelizem a image building da empresa.
Com ações sociais que caracterizem a empresa-cidadã.
Dadas as afirmações sobre linguagem televisiva,
I. Na verdade, há duas linguagens: áudio e vídeo.
II. A linguagem imagética deve ser acompanhada pelo áudio.
III. Nunca escrevemos um texto (áudio) sem imagens.
IV. A linguagem textual (áudio) deve completar a linguagem imagética (VT).
verifica-se que
III é a única opção errada.
apenas I e II estão corretas.
apenas II e IV estão corretas.
I, II e III são corretas.
I, II, III e IV são corretas.
Ao tomar conhecimento de que a esposa de um promotor é acusada de desvio de verbas públicas, a atitude correta do assessor de imprensa consiste e
escrever imediatamente uma nota negando o fato.
esclarecer a inocência dela, ameaçando processo de calúnia e difamação.
desconhecer o fato, sem qualquer pronunciamento.
publicar a matéria, uma vez que o fato já foi apurado.
procurar o promotor e pedir orientação.
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