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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, a respeito das atividades de assessoria de imprensa.
Cabe ao assessor orientar o assessorado acerca da validade de uma entrevista coletiva e avaliar os riscos de realizá-la.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, tendo como base as práticas de relações públicas, recursos humanos e instrumentos de comunicação externa e interna.
As atividades de jornalismo e de assessoria de imprensa, por não se aterem diretamente a assuntos relacionados com a imagem corporativa da organização, não integram o composto de comunicação institucional, exclusividade da área de relações públicas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2013
No trabalho da assessoria de imprensa, entre uma série de etapas a serem respeitadas, é necessário conhecer as técnicas específicas para se vender uma pauta. Nesse âmbito, o release ainda é o principal instrumento de conquista de espaço nessa relação, havendo uma tipologia específica que trata dos tipos de releases de que o assessor pode fazer uso. Acerca desse assunto, é correto afirmar que boletim de pauta que se define como
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Há muitos motivos que levam uma empresa, ou uma instituição, a contratar uma Assessoria de Comunicação. Entre eles podese apontar:
I. o fortalecimento da imagem do assessorado, buscando a criação de uma massa crítica a partir do que é divulgado na mídia.
II. a defesa do assessorado ou esclarecimento ao público em geral sobre problemas ou acusações anteriormente publicados.
III. a atuação preventiva visando uma blindagem por problemas ou crises que já se sabe que vão acontecer.
IV. a reestruturação do setor produtivo, pois ele é de suma importância para o desenvolvimento da empresa em todos os seus escalões.
V. a administração do setor de Recursos Humanos, que deve investir na formação profissional do seu quadro de colaboradores.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e IV.
I, III e V.
II, III e IV.
I, V e IV.
I, II e III.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
No que se refere à área da Comunicação Social, quando uma Assessoria de Comunicação inicia o atendimento de uma empresa, é fundamental fazer um levantamento sobre
o assessorado, buscando todas as informações sobre seus pontos fortes e fracos, além de dados sobre a concorrência.
a parte contábil da empresa para evitar futuros problemas com relação aos pagamentos a serem recebidos.
sua atuação no mercado financeiro, pois assim poderá orientá-la melhor em suas futuras aplicações.
o comportamento dos dirigentes da empresa, verificando se todos agem de acordo com a ética empresarial.
os seus investimentos destinados à publicidade e à propaganda, visando assim a facilitar o trabalho da assessoria de imprensa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Na organização de um evento, a comunicação integrada entre seus promotores e a Assessoria de Comunicação é um ponto fundamental para seu sucesso. No entanto, há várias funções que são de responsabilidade exclusiva da equipe de comunicação, entre elas NÃO se inclui
o credenciamento da imprensa.
a exigência de publicação das matérias.
o acompanhamento do clipping.
a redação de boletins.
a organização da sala de imprensa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O house organ, o órgão da casa, é o veículo interno de uma empresa ou instituição elaborado pela assessoria de comunicação. Essa publicação tem por objetivo principal produzir um veículo que seja
um instrumento restrito ao marketing, auxiliando nas estratégias de vendas fundamentais para a empresa.
responsável por divulgar o que for de exclusivo interesse da empresa ou instituição e que não encontra espaço na mídia.
o retrato fiel do assessorado, trabalhando a sua imagem com os públicos interno e externo.
o órgão de divulgação de produtos e serviços, auxiliando assim os projetos ligados à área de propaganda e marketing.
um brinde editorial para seus colaboradores mais próximos, reforçando assim os laços comerciais que os unem.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O gerenciamento de crise é uma das tarefas mais difíceis de serem feitas em uma Assessoria de Comunicação. Esse é um trabalho que requer transparência tanto da empresa, instituição ou assessorado envolvido, como do assessor de comunicação. Quando o assessorado é o responsável principal pela situação de crise, a melhor atitude do assessor é
protegê-lo de toda e qualquer acusação da imprensa, pois − assim como um advogado − está sendo pago para isso.
orientá-lo sobre a melhor forma para se livrar da pressão da imprensa, pois esta só busca notícias sensacionalistas.
ficar restrito à redação de releases que expliquem bem a situação de crise, pois outros assuntos estão na esfera do departamento jurídico.
orientá-lo para que desde o início do processo assuma sua responsabilidade, mesmo que isso inicialmente prejudique a sua imagem.
deixar que o departamento jurídico da empresa fique à frente do caso, evitando assim um grande número de processos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Uma das funções do Assessor de Comunicação é a realização de media training, que tem como principal objetivo preparar os
trabalhos da equipe de assessoria junto aos seus clientes.
assessorados que serão entrevistados por repórteres.
funcionários da empresa com relação ao cerimonial.
dirigentes da empresa no tratamento dado aos funcionários.
repórteres dando informações importantes sobre o assessorado.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em uma Assessoria de Comunicação há vários instrumentos que são utilizados na realização do seu trabalho. Entre eles, encontra-se o follow-up, que tem como função principal a checagem
da correção ortográfica dos textos enviados para a imprensa.
dos dados a serem passados para a imprensa no press release.
das matérias publicadas sobre o assessorado ou produto divulgado.
do retorno e interesse sobre os press releases recebidos pelos jornalistas.
da agenda de todos os membros que trabalham na Assessoria de Comunicação.
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