Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir, a respeito das atividades de assessoria de imprensa.

Cabe ao assessor orientar o assessorado acerca da validade de uma entrevista coletiva e avaliar os riscos de realizá-la.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, tendo como base as práticas de relações públicas, recursos humanos e instrumentos de comunicação externa e interna.

As atividades de jornalismo e de assessoria de imprensa, por não se aterem diretamente a assuntos relacionados com a imagem corporativa da organização, não integram o composto de comunicação institucional, exclusividade da área de relações públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No trabalho da assessoria de imprensa, entre uma série de etapas a serem respeitadas, é necessário conhecer as técnicas específicas para se vender uma pauta. Nesse âmbito, o release ainda é o principal instrumento de conquista de espaço nessa relação, havendo uma tipologia específica que trata dos tipos de releases de que o assessor pode fazer uso. Acerca desse assunto, é correto afirmar que boletim de pauta que se define como

  • A. conjunto de pautas.
  • B. convocação.
  • C. texto de nota.
  • D. vídeo-release.
  • E. áudio-release.

Há muitos motivos que levam uma empresa, ou uma instituição, a contratar uma Assessoria de Comunicação. Entre eles podese apontar:

I. o fortalecimento da imagem do assessorado, buscando a criação de uma massa crítica a partir do que é divulgado na mídia.

II. a defesa do assessorado ou esclarecimento ao público em geral sobre problemas ou acusações anteriormente publicados.

III. a atuação preventiva visando uma blindagem por problemas ou crises que já se sabe que vão acontecer.

IV. a reestruturação do setor produtivo, pois ele é de suma importância para o desenvolvimento da empresa em todos os seus escalões.

V. a administração do setor de Recursos Humanos, que deve investir na formação profissional do seu quadro de colaboradores.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, V e IV.

  • E.

    I, II e III.

No que se refere à área da Comunicação Social, quando uma Assessoria de Comunicação inicia o atendimento de uma empresa, é fundamental fazer um levantamento sobre

  • A.

    o assessorado, buscando todas as informações sobre seus pontos fortes e fracos, além de dados sobre a concorrência.

  • B.

    a parte contábil da empresa para evitar futuros problemas com relação aos pagamentos a serem recebidos.

  • C.

    sua atuação no mercado financeiro, pois assim poderá orientá-la melhor em suas futuras aplicações.

  • D.

    o comportamento dos dirigentes da empresa, verificando se todos agem de acordo com a ética empresarial.

  • E.

    os seus investimentos destinados à publicidade e à propaganda, visando assim a facilitar o trabalho da assessoria de imprensa.

Na organização de um evento, a comunicação integrada entre seus promotores e a Assessoria de Comunicação é um ponto fundamental para seu sucesso. No entanto, há várias funções que são de responsabilidade exclusiva da equipe de comunicação, entre elas NÃO se inclui

  • A.

    o credenciamento da imprensa.

  • B.

    a exigência de publicação das matérias.

  • C.

    o acompanhamento do clipping.

  • D.

    a redação de boletins.

  • E.

    a organização da sala de imprensa.

O house organ, o órgão da casa, é o veículo interno de uma empresa ou instituição elaborado pela assessoria de comunicação. Essa publicação tem por objetivo principal produzir um veículo que seja

  • A.

    um instrumento restrito ao marketing, auxiliando nas estratégias de vendas fundamentais para a empresa.

  • B.

    responsável por divulgar o que for de exclusivo interesse da empresa ou instituição e que não encontra espaço na mídia.

  • C.

    o retrato fiel do assessorado, trabalhando a sua imagem com os públicos interno e externo.

  • D.

    o órgão de divulgação de produtos e serviços, auxiliando assim os projetos ligados à área de propaganda e marketing.

  • E.

    um brinde editorial para seus colaboradores mais próximos, reforçando assim os laços comerciais que os unem.

O gerenciamento de crise é uma das tarefas mais difíceis de serem feitas em uma Assessoria de Comunicação. Esse é um trabalho que requer transparência tanto da empresa, instituição ou assessorado envolvido, como do assessor de comunicação. Quando o assessorado é o responsável principal pela situação de crise, a melhor atitude do assessor é

  • A.

    protegê-lo de toda e qualquer acusação da imprensa, pois − assim como um advogado − está sendo pago para isso.

  • B.

    orientá-lo sobre a melhor forma para se livrar da pressão da imprensa, pois esta só busca notícias sensacionalistas.

  • C.

    ficar restrito à redação de releases que expliquem bem a situação de crise, pois outros assuntos estão na esfera do departamento jurídico.

  • D.

    orientá-lo para que desde o início do processo assuma sua responsabilidade, mesmo que isso inicialmente prejudique a sua imagem.

  • E.

    deixar que o departamento jurídico da empresa fique à frente do caso, evitando assim um grande número de processos.

Uma das funções do Assessor de Comunicação é a realização de media training, que tem como principal objetivo preparar os

  • A.

    trabalhos da equipe de assessoria junto aos seus clientes.

  • B.

    assessorados que serão entrevistados por repórteres.

  • C.

    funcionários da empresa com relação ao cerimonial.

  • D.

    dirigentes da empresa no tratamento dado aos funcionários.

  • E.

    repórteres dando informações importantes sobre o assessorado.

Em uma Assessoria de Comunicação há vários instrumentos que são utilizados na realização do seu trabalho. Entre eles, encontra-se o follow-up, que tem como função principal a checagem

  • A.

    da correção ortográfica dos textos enviados para a imprensa.

  • B.

    dos dados a serem passados para a imprensa no press release.

  • C.

    das matérias publicadas sobre o assessorado ou produto divulgado.

  • D.

    do retorno e interesse sobre os press releases recebidos pelos jornalistas.

  • E.

    da agenda de todos os membros que trabalham na Assessoria de Comunicação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...