Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um instituto nacional de pesquisa irá divulgar os resultados de um amplo estudo sobre a população brasileira. Para isso, a Assessoria de Comunicação optou por organizar uma entrevista coletiva com estrutura americana. Isso significa que

  • A.

    todos os veículos de imprensa serão convocados para a entrevista que será feita em um auditório.

  • B.

    apenas os principais veículos serão convocados para conversar com o coordenador da pesquisa

  • C.

    apenas os grandes veículos de imprensa poderão participar da entrevista coletiva.

  • D.

    a entrevista será marcada com todos os veículos interessados, mas cada repórter será atendido individualmente.

  • E.

    a entrevista será feita em um ambiente pequeno, com número reduzido de repórteres presentes.

Um assessor de imprensa está trabalhando na divulgação de um projeto da empresa. Para conseguir que o assunto ganhe espaço em um determinado veículo, o assessor deve

  • A.

    produzir o release e, depois de enviá-lo a um repórter daquele veículo, telefonar com frequência para o jornalista, a fim de pressioná-lo para que a notícia seja publicada.

  • B.

    providenciar algum tipo de brinde ou presente relacionado ao projeto que possa ser entregue ao jornalista para que ele se interesse pelo assunto.

  • C.

    buscar, dentro do projeto, aspectos que sejam de interesse do público daquele determinado veículo e procurar destacá-los ao escrever o release.

  • D.

    mandar o release para o veículo escolhido, mas pressionar o jornalista com a possibilidade de encaminhar o material para outro veículo concorrente.

  • E.

    convidar o repórter ou o editor do veículo escolhido para um almoço, onde a pauta poderá ser explicada com tranquilidade e clareza.

O atual modelo de comunicação empresarial prevê a integração do assessor de imprensa com outros profissionais de comunicação de áreas como relações públicas e publicidade e propaganda. Dentre as atividades a seguir, NÃO corresponde às funções do assessor de imprensa

  • A.

    editar boletins e outros periódicos voltados para os públicos interno e externo.

  • B.

    participar da definição das estratégias de comunicação da empresa.

  • C.

    realizar pesquisas para conhecer opiniões e hábitos do público-alvo da empresa.

  • D.

    intermediar as relações entre a empresa e os veículos de Comunicação Social.

  • E.

    cuidar do arquivo de informações sobre a empresa divulgadas na mídia.

Uma instituição está vivenciando um período de crise e o fato alcançou grande repercussão na mídia. Para gerenciar a crise e preservar a imagem da empresa, o assessor deve

  • A.

    orientar a direção da empresa a não falar sobre o assunto até que ele seja esquecido pela opinião pública.

  • B.

    fazer um levantamento completo da situação e fornecer todos os dados possíveis que não prejudiquem a imagem da empresa.

  • C.

    tentar desviar a atenção do problema e fornecer informações sobre projetos bem sucedidos da empresa

  • D.

    divulgar nota informando que o caso já está sendo apurado e não fornecer nenhuma informação sobre o problema.

  • E.

    divulgar informações sobre o fato ocorrido e enfatizar as providências da empresa em relação ao assunto.

Na divulgação de um evento, o mailing list do assessor de imprensa deve conter a(o)

  • A.

    relação de todos os diretores, chefes e responsáveis pela empresa.

  • B.

    contato dos principais veículos de comunicação.

  • C.

    contato de todos os clientes e fornecedores da empresa.

  • D.

    contato de todos os veículos de imprensa que interessam ao assessor e seu cliente.

  • E.

    contato de todos os jornalistas conhecidos pelo assessor

Na divulgação de um evento que irá acontecer na empresa, a assessoria de imprensa

  • A.

    planeja todas as questões relacionadas ao evento, como a relação de pessoas a serem convidadas.

  • B.

    prepara um press kit com brindes relacionados ao evento para distribuir à imprensa antes e durante o evento.

  • C.

    envia um release sobre o evento para todos os veículos de comunicação com pelo menos um mês de antecedência.

  • D.

    divide as etapas da divulgação entre os veículos pelas semanas que antecedem o evento

  • E.

    escolhe alguns veículos específicos e envia um release sobre o assunto na véspera do evento.

Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

Entrevistas coletivas devem coincidir com o horário de fechamento das editorias, pois, nas redações, este é o momento decisivo no processo de seleção das matérias.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atuação de uma assessoria de imprensa caracteriza-se pela adoção de procedimentos que são estratégicos para os resultados almejados. As características da assessoria de imprensa incluem

  • A.

    preocupação centrada na imagem corporativa e não no conteúdo e na informação.

  • B.

    definição de foco com ações concentradas, evitando a diversidade de pautas.

  • C.

    monitoração e avaliação do relacionamento com os jornalistas e veículos, com a intenção de privilegiar aqueles veículos mais influentes.

  • D.

    o recurso a pautas não institucionais, que olhem também para fora da organização.

  • E.

    adoção de política de redução de perdas e danos na gestão de crise, evitando divulgar notícias negativas.

Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

A imprensa tem as próprias pautas, mas tentar disseminar as pautas da sua organização é parte do papel de um assessor de imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos produtos e serviços de uma assessoria de comunicação, assinale a opção correta.

  • A.

    O position paper deve ser acionado prioritariamente em temas relevantes, polêmicos ou complexos.

  • B.

    No apoio a eventos, o assessor de imprensa é responsável pelo planejamento, pela organização e pela avaliação.

  • C.

    A produção de artigos só deve ser conduzida quando o assessorado tiver tempo e disposição para escrever o texto, não se admitindo que o assessor atue como ghost-writer.

  • D.

    A pauta exclusiva é um recurso oportuno porque, no meio jornalístico, não há restrições à prática de se garantir exclusividade a determinado jornalista ou veículo de comunicação.

  • E.

    O publieditorial, ou informe publicitário, por conter material jornalístico, deve ser redigido e apresentado de forma congruente e igual à linha editorial e gráfica do veículo de comunicação em que está sendo publicado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...