Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Um instituto nacional de pesquisa irá divulgar os resultados de um amplo estudo sobre a população brasileira. Para isso, a Assessoria de Comunicação optou por organizar uma entrevista coletiva com estrutura americana. Isso significa que
todos os veículos de imprensa serão convocados para a entrevista que será feita em um auditório.
apenas os principais veículos serão convocados para conversar com o coordenador da pesquisa
apenas os grandes veículos de imprensa poderão participar da entrevista coletiva.
a entrevista será marcada com todos os veículos interessados, mas cada repórter será atendido individualmente.
a entrevista será feita em um ambiente pequeno, com número reduzido de repórteres presentes.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Um assessor de imprensa está trabalhando na divulgação de um projeto da empresa. Para conseguir que o assunto ganhe espaço em um determinado veículo, o assessor deve
produzir o release e, depois de enviá-lo a um repórter daquele veículo, telefonar com frequência para o jornalista, a fim de pressioná-lo para que a notícia seja publicada.
providenciar algum tipo de brinde ou presente relacionado ao projeto que possa ser entregue ao jornalista para que ele se interesse pelo assunto.
buscar, dentro do projeto, aspectos que sejam de interesse do público daquele determinado veículo e procurar destacá-los ao escrever o release.
mandar o release para o veículo escolhido, mas pressionar o jornalista com a possibilidade de encaminhar o material para outro veículo concorrente.
convidar o repórter ou o editor do veículo escolhido para um almoço, onde a pauta poderá ser explicada com tranquilidade e clareza.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
O atual modelo de comunicação empresarial prevê a integração do assessor de imprensa com outros profissionais de comunicação de áreas como relações públicas e publicidade e propaganda. Dentre as atividades a seguir, NÃO corresponde às funções do assessor de imprensa
editar boletins e outros periódicos voltados para os públicos interno e externo.
participar da definição das estratégias de comunicação da empresa.
realizar pesquisas para conhecer opiniões e hábitos do público-alvo da empresa.
intermediar as relações entre a empresa e os veículos de Comunicação Social.
cuidar do arquivo de informações sobre a empresa divulgadas na mídia.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Uma instituição está vivenciando um período de crise e o fato alcançou grande repercussão na mídia. Para gerenciar a crise e preservar a imagem da empresa, o assessor deve
orientar a direção da empresa a não falar sobre o assunto até que ele seja esquecido pela opinião pública.
fazer um levantamento completo da situação e fornecer todos os dados possíveis que não prejudiquem a imagem da empresa.
tentar desviar a atenção do problema e fornecer informações sobre projetos bem sucedidos da empresa
divulgar nota informando que o caso já está sendo apurado e não fornecer nenhuma informação sobre o problema.
divulgar informações sobre o fato ocorrido e enfatizar as providências da empresa em relação ao assunto.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Na divulgação de um evento, o mailing list do assessor de imprensa deve conter a(o)
relação de todos os diretores, chefes e responsáveis pela empresa.
contato dos principais veículos de comunicação.
contato de todos os clientes e fornecedores da empresa.
contato de todos os veículos de imprensa que interessam ao assessor e seu cliente.
contato de todos os jornalistas conhecidos pelo assessor
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Na divulgação de um evento que irá acontecer na empresa, a assessoria de imprensa
planeja todas as questões relacionadas ao evento, como a relação de pessoas a serem convidadas.
prepara um press kit com brindes relacionados ao evento para distribuir à imprensa antes e durante o evento.
envia um release sobre o evento para todos os veículos de comunicação com pelo menos um mês de antecedência.
divide as etapas da divulgação entre os veículos pelas semanas que antecedem o evento
escolhe alguns veículos específicos e envia um release sobre o assunto na véspera do evento.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.
Entrevistas coletivas devem coincidir com o horário de fechamento das editorias, pois, nas redações, este é o momento decisivo no processo de seleção das matérias.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A atuação de uma assessoria de imprensa caracteriza-se pela adoção de procedimentos que são estratégicos para os resultados almejados. As características da assessoria de imprensa incluem
preocupação centrada na imagem corporativa e não no conteúdo e na informação.
definição de foco com ações concentradas, evitando a diversidade de pautas.
monitoração e avaliação do relacionamento com os jornalistas e veículos, com a intenção de privilegiar aqueles veículos mais influentes.
o recurso a pautas não institucionais, que olhem também para fora da organização.
adoção de política de redução de perdas e danos na gestão de crise, evitando divulgar notícias negativas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.
A imprensa tem as próprias pautas, mas tentar disseminar as pautas da sua organização é parte do papel de um assessor de imprensa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação aos produtos e serviços de uma assessoria de comunicação, assinale a opção correta.
O position paper deve ser acionado prioritariamente em temas relevantes, polêmicos ou complexos.
No apoio a eventos, o assessor de imprensa é responsável pelo planejamento, pela organização e pela avaliação.
A produção de artigos só deve ser conduzida quando o assessorado tiver tempo e disposição para escrever o texto, não se admitindo que o assessor atue como ghost-writer.
A pauta exclusiva é um recurso oportuno porque, no meio jornalístico, não há restrições à prática de se garantir exclusividade a determinado jornalista ou veículo de comunicação.
O publieditorial, ou informe publicitário, por conter material jornalístico, deve ser redigido e apresentado de forma congruente e igual à linha editorial e gráfica do veículo de comunicação em que está sendo publicado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...