Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

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Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens seguintes.

Chama-se kit de imprensa ao material fornecido aos jornalistas em uma entrevista coletiva ou outro encontro (como café da manhã, almoço ou jantar) com a mídia. Esse pacote é composto de releases, contatos de fontes e material de consulta — relatórios, gráficos, fotos etc. — para facilitar a produção de reportagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens seguintes.

É função do assessor de imprensa conseguir, dos jornalistas, que tenha acesso ao material que será publicado, para verificar se não há erros ou enquadramentos desfavoráveis à instituição objeto da reportagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens seguintes.

É papel essencial do assessor de imprensa ser o porta-voz oficial da instituição a que serve.

  • C. Certo
  • E. Errado

No relacionamento assessor de imprensa e repórter, são princípios básicos e fundamentais que devem ser seguidos pelo representante da assessoria, EXCETO:

  • A.

    Assumir o papel de porta-voz da organização.

  • B.

    Apresentar pautas diferenciadas, levando-se em conta as segmentações, especificidades e públicos-alvo dos veículos.

  • C.

    De forma alguma solicitar acesso a pauta do repórter ou a matéria antes de sua veiculação.

  • D.

    Não efetuar visitas às redações sem agendamento prévio.

  • E.

    Orientar as fontes para entrevistas ao telefone, já que possuem especificidades que devem ser alertadas pelo assessor.

Quando a direção solicita à Assessoria de Comunicação, a elaboração de uma circular – muito utilizada em repartições públicas – para ser distribuída a todos os gerentes e coordenadores com informações sobre algumas mudanças nas normas de conduta interna dos colaboradores, significa dizer que, neste caso, o fluxo de comunicação nessa organização está se caracterizando como:

  • A.

    Descendente centrífuga.

  • B.

    Transversal.

  • C.

    Ascendente centrípeta.

  • D.

    Circular.

  • E.

    Lateral ou horizontal.

A FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas – lançou em 1985, após proposição realizada no ENJAI – Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa – de 1984, o “Manual de Assessoria de Imprensa” que vem sendo reformulado e atualizado desde então, passando a ser denominado “Manual de Assessoria de Comunicação – Imprensa”. Esta obra, em sua quarta e última edição aborda, entre outros temas, as funções de um assessor de imprensa numa assessoria de comunicação, das quais, NÃO se pode destacar:

  • A.

    Relacionamento formal e informal com representantes dos veículos de comunicação, como pauteiros, repórteres e editores de mídia.

  • B.

    Participação no planejamento e elaboração das estratégias de comunicação.

  • C.

    Organização do mailling de jornalistas e o clipping de notícias veiculadas sobre a organização.

  • D.

    Desenvolvimento dos cerimoniais para apresentação dos eventos corporativos e sociais programados pelo setor de Recursos Humanos.

  • E.

    Organização de coletivas e acompanhamento das entrevistas nas quais suas fontes estejam envolvidas.

Planejamento e técnicas de relações públicas são atividades correlatas que garantem o sucesso de uma ação de comunicação. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Relações públicas, enquanto função administrativa, atuam no gerenciamento de recursos humanos da organização.

  • B.

    Em um sistema organizacional, as relações públicas podem assumir as funções administrativa, estratégica, mediadora ou política.

  • C.

    As relações públicas atuam em planejamento e execução e as atividades de pesquisa e avaliação são direcionadas a institutos específicos dessa frente de atuação.

  • D.

    A principal técnica de relações públicas é o evento que estabelece em si o conceito de comunicação dirigida.

  • E.

    Assessoria de imprensa não é uma técnica de relações públicas, sendo objeto de estudo e de atuação do jornalismo.

A propaganda é essencialmente um instrumento de relações públicas quando é utilizada para

  • A.

    apresentar um novo serviço agregado.

  • B.

    alavancar vendas.

  • C.

    obter aceitação pública para uma indústria.

  • D.

    tornar uma marca mais conhecida.

  • E.

    lançar uma nova variedade de produto.

A comunicação institucional, por meio de uma gestão estratégica de relações públicas, é a responsável direta pela construção de uma imagem corporativa forte e positiva de uma organização. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    O marketing cultural integra um dos tipos de marketing tradicional, desvinculado, portanto, da comunicação institucional.

  • B.

    A comunicação institucional é um dos instrumentos de relações públicas.

  • C.

    A comunicação institucional visa atingir novos mercados e aumentar os lucros da organização.

  • D.

    Responsabilidade social ou marketing social são formas de comunicação institucional.

  • E.

    A assessoria de imprensa é uma ferramenta de gestão da comunicação institucional para as organizações.

No que concerne a assessoria de imprensa e relações com a imprensa, assinale a opção correta.

  • A.

    A assessoria de imprensa é oriunda das relações públicas e ambas compartilham o mesmo marco histórico.

  • B.

    O profissional que desempenha esse papel deve ser um defensor contumaz da organização e atuar como um muro de proteção entre a empresa e os jornalistas.

  • C.

    O assessor de imprensa deve produzir o máximo possível de informações sobre a organização, bombardeando as redações com a lembrança constante da empresa.

  • D.

    A assessoria de imprensa vincula-se diretamente à maior autoridade da organização, com políticas próprias diferentes das da área de comunicação social como um todo.

  • E.

    O assessor de imprensa deve ser capaz de, eventualmente, esconder ações que possam macular o nome da empresa.

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