Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens seguintes.
Chama-se kit de imprensa ao material fornecido aos jornalistas em uma entrevista coletiva ou outro encontro (como café da manhã, almoço ou jantar) com a mídia. Esse pacote é composto de releases, contatos de fontes e material de consulta relatórios, gráficos, fotos etc. para facilitar a produção de reportagens.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens seguintes.
É função do assessor de imprensa conseguir, dos jornalistas, que tenha acesso ao material que será publicado, para verificar se não há erros ou enquadramentos desfavoráveis à instituição objeto da reportagem.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens seguintes.
É papel essencial do assessor de imprensa ser o porta-voz oficial da instituição a que serve.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
No relacionamento assessor de imprensa e repórter, são princípios básicos e fundamentais que devem ser seguidos pelo representante da assessoria, EXCETO:
Assumir o papel de porta-voz da organização.
Apresentar pautas diferenciadas, levando-se em conta as segmentações, especificidades e públicos-alvo dos veículos.
De forma alguma solicitar acesso a pauta do repórter ou a matéria antes de sua veiculação.
Não efetuar visitas às redações sem agendamento prévio.
Orientar as fontes para entrevistas ao telefone, já que possuem especificidades que devem ser alertadas pelo assessor.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Quando a direção solicita à Assessoria de Comunicação, a elaboração de uma circular muito utilizada em repartições públicas para ser distribuída a todos os gerentes e coordenadores com informações sobre algumas mudanças nas normas de conduta interna dos colaboradores, significa dizer que, neste caso, o fluxo de comunicação nessa organização está se caracterizando como:
Descendente centrífuga.
Transversal.
Ascendente centrípeta.
Circular.
Lateral ou horizontal.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
A FENAJ Federação Nacional dos Jornalistas lançou em 1985, após proposição realizada no ENJAI Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa de 1984, o Manual de Assessoria de Imprensa que vem sendo reformulado e atualizado desde então, passando a ser denominado Manual de Assessoria de Comunicação Imprensa. Esta obra, em sua quarta e última edição aborda, entre outros temas, as funções de um assessor de imprensa numa assessoria de comunicação, das quais, NÃO se pode destacar:
Relacionamento formal e informal com representantes dos veículos de comunicação, como pauteiros, repórteres e editores de mídia.
Participação no planejamento e elaboração das estratégias de comunicação.
Organização do mailling de jornalistas e o clipping de notícias veiculadas sobre a organização.
Desenvolvimento dos cerimoniais para apresentação dos eventos corporativos e sociais programados pelo setor de Recursos Humanos.
Organização de coletivas e acompanhamento das entrevistas nas quais suas fontes estejam envolvidas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Planejamento e técnicas de relações públicas são atividades correlatas que garantem o sucesso de uma ação de comunicação. A esse respeito, assinale a opção correta.
Relações públicas, enquanto função administrativa, atuam no gerenciamento de recursos humanos da organização.
Em um sistema organizacional, as relações públicas podem assumir as funções administrativa, estratégica, mediadora ou política.
As relações públicas atuam em planejamento e execução e as atividades de pesquisa e avaliação são direcionadas a institutos específicos dessa frente de atuação.
A principal técnica de relações públicas é o evento que estabelece em si o conceito de comunicação dirigida.
Assessoria de imprensa não é uma técnica de relações públicas, sendo objeto de estudo e de atuação do jornalismo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A propaganda é essencialmente um instrumento de relações públicas quando é utilizada para
apresentar um novo serviço agregado.
alavancar vendas.
obter aceitação pública para uma indústria.
tornar uma marca mais conhecida.
lançar uma nova variedade de produto.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comunicação institucional, por meio de uma gestão estratégica de relações públicas, é a responsável direta pela construção de uma imagem corporativa forte e positiva de uma organização. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O marketing cultural integra um dos tipos de marketing tradicional, desvinculado, portanto, da comunicação institucional.
A comunicação institucional é um dos instrumentos de relações públicas.
A comunicação institucional visa atingir novos mercados e aumentar os lucros da organização.
Responsabilidade social ou marketing social são formas de comunicação institucional.
A assessoria de imprensa é uma ferramenta de gestão da comunicação institucional para as organizações.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne a assessoria de imprensa e relações com a imprensa, assinale a opção correta.
A assessoria de imprensa é oriunda das relações públicas e ambas compartilham o mesmo marco histórico.
O profissional que desempenha esse papel deve ser um defensor contumaz da organização e atuar como um muro de proteção entre a empresa e os jornalistas.
O assessor de imprensa deve produzir o máximo possível de informações sobre a organização, bombardeando as redações com a lembrança constante da empresa.
A assessoria de imprensa vincula-se diretamente à maior autoridade da organização, com políticas próprias diferentes das da área de comunicação social como um todo.
O assessor de imprensa deve ser capaz de, eventualmente, esconder ações que possam macular o nome da empresa.
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