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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tratando-se de gestão de público, as relações públicas constituem, ao mesmo tempo, instrumento da administração e da comunicação. A respeito de gestão de relacionamento e públicos, assinale a opção correta.
A imprensa é um exemplo de público interno, já que propaga informações sobre a organização.
Nenhum público é mais importante que o outro, sendo todos os públicos fundamentais para o bom andamento da empresa.
As organizações não devem provocar ou suscitar novos públicos, mas apenas lidar com as situações que vão surgindo.
O poder que um grupo exerce diante de uma organização é uma forma de segmentação de públicos.
A única definição existente para a segmentação de públicos é a que o divide em interno, externo e misto.
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Quanto a identidade corporativa, uma das técnicas e atribuições de relações públicas, assinale a opção correta.
As ações de publicidade é que determinam a identidade corporativa de uma organização.
A identidade é a imagem da organização, a forma como o público externo a percebe.
A identidade é sempre clara e perceptível a todos os interessados.
Identidade corporativa é a representação visual da organização.
O que a empresa é e a forma como ela é percebida compõem a equação que traduz o conceito de identidade corporativa.
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A assessoria de imprensa atua com uma série de instrumentos e técnicas. Acerca do release, assinale a opção correta.
Evita-se a utilização de fotos nos release, pois elas sobrecarregam as caixas postais dos veículos de comunicação e costumam ser mal vistas pelos editores.
Por ser um instrumento de comunicação institucional, o release não prescinde de formato de matéria jornalística.
O release surgiu como um instrumento de marketing, na década de 60 do século passado, como fruto de uma crescente industrialização da época.
O release pode assumir diferentes formatos, como vídeo ou eletrônico.
A difusão em larga escala é um princípio universal para a emissão de releases.
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Com relação a instrumentos e técnicas de assessoria de imprensa, assinale a opção correta.
Media training é uma técnica utilizada para explicar aos jornalistas questões fundamentais com relação à organização.
O banco de pautas é um instrumento que facilita o trabalho do assessor de imprensa, pois reúne informações sobre um assunto em um mesmo sistema.
A nota oficial é veiculada de forma paga, já que é o posicionamento oficial da organização ou o esclarecimento sobre um assunto relevante.
O artigo não pode ser considerado um produto de assessoria de imprensa, já que é assinado pelo autor e exprime uma opinião pessoal.
As visitas dirigidas são instrumentos de relações públicas e não se vinculam às assessorias de imprensa.
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O clipping é um dos recursos utilizados para a medição do retorno do trabalho de uma assessoria de imprensa. Sobre o clipping, assinale a opção correta.
A precificação do espaço em que a matéria foi publicada, considerando-se o preço dos anúncios do veículo, é a forma correta de se avaliar o trabalho da assessoria de imprensa.
Esse recurso consiste em recortes de matérias sobre a organização nos principais veículos impressos, como jornais, revistas e newsletters.
Clipping não é a reprodução do trabalho da assessoria de imprensa, já que é mediado pelos veículos de comunicação.
O espaço em uma coluna específica sempre terá menos valor do que uma matéria publicada nas editorias dos jornais, pois exprime a opinião do colunista, e não do veículo.
A auditoria de imagem é a pesquisa que tem o clipping como insumo básico.
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Ao iniciar seu trabalho em uma instituição, o profissional de relações públicas deve, em primeiro lugar,
pôr em prática o plano de comunicação da instituição, pensando em estratégias de comunicação para redigir um projeto.
identificar os públicos da instituição, após reflexão profunda.
definir instrumentos de pesquisa que possibilitem uma percepção mais clara de todos os processos envolvidos na instituição.
produzir um release com todas as informações acerca do trabalho de relações públicas na instituição, pois os jornalistas devem ser os primeiros a receber tais informações.
conquistar o público interno, divulgando, para isso, o projeto de trabalho que pretende desenvolver na instituição.
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A escolha dos meios de comunicação é uma das etapas decisivas do planejamento de comunicação organizacional. Acerca dos meios de comunicação e seus usos em relações públicas, assinale a opção correta.
Os eventos podem ser considerados meios de comunicação para as relações públicas.
As relações públicas fazem uso, essencialmente, dos veículos de comunicação interpessoal e de comunicação humana.
O jornal é o veículo de comunicação interpessoal escrita que possibilita um maior aprofundamento na discussão de temas de interesse dos públicos.
O rádio é hoje um instrumento quase ultrapassado, devido às novas tecnologias de comunicação social.
A comunicação oral é a forma mais rápida e econômica de transmissão de uma informação em uma empresa.
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Para Kunsch, o processo de relações públicas é considerado a partir de quatro etapas básicas: pesquisa, planejamento, implementação e avaliação. Entre essas etapas, o planejamento de relações públicas é responsável pelo estabelecimento e pela fixação das políticas de comunicação da instituição. O processo de quatro degraus, defendido por outros autores tradicionais, corrobora, com algumas adaptações, os níveis do planejamento de relações públicas defendido por Kunsch. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
As políticas de comunicação fixadas pelo planejamento de relações públicas dizem respeito à atuação política da instituição junto ao cliente externo.
O papel de uma pesquisa inicial que anteceda o planejamento de relações públicas é o de fornecer subsídios para os objetivos e metas.
A correção de desvios no processo de planejamento deve ser efetivada após a análise do relatório conclusivo.
A proposição de planos, projetos e programas de ação institucional deve ser feita tão logo o planejamento chegue à etapa de avaliação.
A etapa denominada implementação, na classificação proposta por Kunsch, é substituída, no processo de quatro degraus, por agindo e comunicando, e refere-se às estratégias ou ao que se deve fazer e ao porquê de se fazê-lo.
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Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os itens de 81 a 85.
As relações públicas, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade institucional, a imagem e a identidade corporativas são os instrumentos da comunicação institucional, que constitui uma instância da comunicação organizacional.
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Com relação à atividade de assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.
A atividade especializada de fornecimento, para a imprensa, de informações sobre uma organização foi inventada nos Estados Unidos da América, no início do século XX, e tem seus antecedentes históricos no desenvolvimento industrial desse país no final do século XIX.
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