Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tratando-se de gestão de público, as relações públicas constituem, ao mesmo tempo, instrumento da administração e da comunicação. A respeito de gestão de relacionamento e públicos, assinale a opção correta.

  • A.

    A imprensa é um exemplo de público interno, já que propaga informações sobre a organização.

  • B.

    Nenhum público é mais importante que o outro, sendo todos os públicos fundamentais para o bom andamento da empresa.

  • C.

    As organizações não devem provocar ou suscitar novos públicos, mas apenas lidar com as situações que vão surgindo.

  • D.

    O poder que um grupo exerce diante de uma organização é uma forma de segmentação de públicos.

  • E.

    A única definição existente para a segmentação de públicos é a que o divide em interno, externo e misto.

Quanto a identidade corporativa, uma das técnicas e atribuições de relações públicas, assinale a opção correta.

  • A.

    As ações de publicidade é que determinam a identidade corporativa de uma organização.

  • B.

    A identidade é a imagem da organização, a forma como o público externo a percebe.

  • C.

    A identidade é sempre clara e perceptível a todos os interessados.

  • D.

    Identidade corporativa é a representação visual da organização.

  • E.

    O que a empresa é e a forma como ela é percebida compõem a equação que traduz o conceito de identidade corporativa.

A assessoria de imprensa atua com uma série de instrumentos e técnicas. Acerca do release, assinale a opção correta.

  • A.

    Evita-se a utilização de fotos nos release, pois elas sobrecarregam as caixas postais dos veículos de comunicação e costumam ser mal vistas pelos editores.

  • B.

    Por ser um instrumento de comunicação institucional, o release não prescinde de formato de matéria jornalística.

  • C.

    O release surgiu como um instrumento de marketing, na década de 60 do século passado, como fruto de uma crescente industrialização da época.

  • D.

    O release pode assumir diferentes formatos, como vídeo ou eletrônico.

  • E.

    A difusão em larga escala é um princípio universal para a emissão de releases.

Com relação a instrumentos e técnicas de assessoria de imprensa, assinale a opção correta.

  • A.

    Media training é uma técnica utilizada para explicar aos jornalistas questões fundamentais com relação à organização.

  • B.

    O banco de pautas é um instrumento que facilita o trabalho do assessor de imprensa, pois reúne informações sobre um assunto em um mesmo sistema.

  • C.

    A nota oficial é veiculada de forma paga, já que é o posicionamento oficial da organização ou o esclarecimento sobre um assunto relevante.

  • D.

    O artigo não pode ser considerado um produto de assessoria de imprensa, já que é assinado pelo autor e exprime uma opinião pessoal.

  • E.

    As visitas dirigidas são instrumentos de relações públicas e não se vinculam às assessorias de imprensa.

O clipping é um dos recursos utilizados para a medição do retorno do trabalho de uma assessoria de imprensa. Sobre o clipping, assinale a opção correta.

  • A.

    A precificação do espaço em que a matéria foi publicada, considerando-se o preço dos anúncios do veículo, é a forma correta de se avaliar o trabalho da assessoria de imprensa.

  • B.

    Esse recurso consiste em recortes de matérias sobre a organização nos principais veículos impressos, como jornais, revistas e newsletters.

  • C.

    Clipping não é a reprodução do trabalho da assessoria de imprensa, já que é mediado pelos veículos de comunicação.

  • D.

    O espaço em uma coluna específica sempre terá menos valor do que uma matéria publicada nas editorias dos jornais, pois exprime a opinião do colunista, e não do veículo.

  • E.

    A auditoria de imagem é a pesquisa que tem o clipping como insumo básico.

Ao iniciar seu trabalho em uma instituição, o profissional de relações públicas deve, em primeiro lugar,

  • A.

    pôr em prática o plano de comunicação da instituição, pensando em estratégias de comunicação para redigir um projeto.

  • B.

    identificar os públicos da instituição, após reflexão profunda.

  • C.

    definir instrumentos de pesquisa que possibilitem uma percepção mais clara de todos os processos envolvidos na instituição.

  • D.

    produzir um release com todas as informações acerca do trabalho de relações públicas na instituição, pois os jornalistas devem ser os primeiros a receber tais informações.

  • E.

    conquistar o público interno, divulgando, para isso, o projeto de trabalho que pretende desenvolver na instituição.

A escolha dos meios de comunicação é uma das etapas decisivas do planejamento de comunicação organizacional. Acerca dos meios de comunicação e seus usos em relações públicas, assinale a opção correta.

  • A.

    Os eventos podem ser considerados meios de comunicação para as relações públicas.

  • B.

    As relações públicas fazem uso, essencialmente, dos veículos de comunicação interpessoal e de comunicação humana.

  • C.

    O jornal é o veículo de comunicação interpessoal escrita que possibilita um maior aprofundamento na discussão de temas de interesse dos públicos.

  • D.

    O rádio é hoje um instrumento quase ultrapassado, devido às novas tecnologias de comunicação social.

  • E.

    A comunicação oral é a forma mais rápida e econômica de transmissão de uma informação em uma empresa.

Para Kunsch, o processo de relações públicas é considerado a partir de quatro etapas básicas: pesquisa, planejamento, implementação e avaliação. Entre essas etapas, o planejamento de relações públicas é responsável pelo estabelecimento e pela fixação das políticas de comunicação da instituição. O processo de quatro degraus, defendido por outros autores tradicionais, corrobora, com algumas adaptações, os níveis do planejamento de relações públicas defendido por Kunsch. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    As políticas de comunicação fixadas pelo planejamento de relações públicas dizem respeito à atuação política da instituição junto ao cliente externo.

  • B.

    O papel de uma pesquisa inicial que anteceda o planejamento de relações públicas é o de fornecer subsídios para os objetivos e metas.

  • C.

    A correção de desvios no processo de planejamento deve ser efetivada após a análise do relatório conclusivo.

  • D.

    A proposição de planos, projetos e programas de ação institucional deve ser feita tão logo o planejamento chegue à etapa de avaliação.

  • E.

    A etapa denominada implementação, na classificação proposta por Kunsch, é substituída, no processo de quatro degraus, por “agindo e comunicando”, e refere-se às estratégias ou ao que se deve fazer e ao porquê de se fazê-lo.

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os itens de 81 a 85.

As relações públicas, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade institucional, a imagem e a identidade corporativas são os instrumentos da comunicação institucional, que constitui uma instância da comunicação organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à atividade de assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

A atividade especializada de fornecimento, para a imprensa, de informações sobre uma organização foi inventada nos Estados Unidos da América, no início do século XX, e tem seus antecedentes históricos no desenvolvimento industrial desse país no final do século XIX.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...