Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

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Cláudio Nucci (1992, p. 1-3) defendia que os assessores de imprensa não deviam ser considerados jornalistas. Segundo ele, a diferença principal entre os dois era que “o jornalista representa e defende os interesses dos seus leitores, escuta a comunidade, investiga, confronta, analisa e publica, enquanto o assessor de imprensa trabalha os interesses dos clientes.”

Em seu Manual de Imprensa, versão eletrônica de 2007, a Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) afirma que o segmento de assessoria de imprensa é o que mais emprega jornalistas, sendo responsável pela criação de um vínculo de confiança com os veículos de comunicação. Segundo a FENAJ, são atividades de assessoria de imprensa, entre outras, o envio frequente de informações jornalísticas das organizações para os veículos de mídia, o agendamento de entrevistas e a organização de coletivas.

Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Durante os governos militares, houve maior independência da assessoria de imprensa.
  • B. Os jornalistas devem investigar e relatar fatos de forma a melhor defender os interesses dos clientes (leitores) e patrões.
  • C. O envio de releases e o contato permanente entre assessoria e veículos de comunicação é uma das funções das modernas assessorias de imprensa.
  • D. O vínculo de confiança pode ser criado, por exemplo, a partir de uma contrapartida financeira.
  • E. Segundo a FENAJ, os assessores de imprensa concorrem com os jornalistas em vagas de emprego em veículos de mídia.

Espera-se que as relações entre a imprensa e as instituições ocorram por meio de uma relação de confiança que garanta transparência de informações e respeito mútuo. Diante disso, muitos dirigentes têm procurado os chamados media training, para se prepararem para o contato com a mídia. A partir dessas informações, assinale a opção incorreta.

  • A. O media training prepara dirigentes e porta-vozes para o contato com as câmeras, para dar respostas objetivas, para saber como comportar-se durante entrevistas e gravações, para momentos de crise, entre outras coisas.
  • B. Os dirigentes fazem o media training apenas para dar uma satisfação aos jornalistas.
  • C. Durante uma crise institucional, tanto a assessoria de imprensa quanto o dirigente podem manifestar-se, desde que estejam capacitados para esse tipo de contato com a mídia.
  • D. Depois de treinados, os dirigentes que fazem o media training geralmente dão ainda mais valor à assessoria de imprensa.
  • E. A administração do media training pode ser feita pela própria assessoria de imprensa.

Julgue os próximos itens, referentes ao planejamento e à execução de atividades de relações públicas.

A auditoria de comunicação organizacional tem a função de corrigir os rumos do planejamento estratégico em situações de crise empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Margarida Kunsch, muito antes de se produzir planos e projetos de comunicação para as organizações, é preciso tentar compreendê-las e saber distinguir suas tipologias, especificidades, finalidades e funções na sociedade, em uma perspectiva crítica e analítica. Para essa autora, é preciso entender determinados conceitos básicos relativos às organizações e diferencia-las das instituições a fim de alicerçar as bases de compreensão do fenômeno complexo que é planejar a comunicação organizacional. Com referência a esse assunto e à aplicação de técnicas administrativas às relações públicas, julgue os itens seguintes.

O sistema comunicacional é fundamental para o processamento das funções administrativas internas e para o relacionamento das organizações com o meio externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Margarida Kunsch, muito antes de se produzir planos e projetos de comunicação para as organizações, é preciso tentar compreendê-las e saber distinguir suas tipologias, especificidades, finalidades e funções na sociedade, em uma perspectiva crítica e analítica. Para essa autora, é preciso entender determinados conceitos básicos relativos às organizações e diferencia-las das instituições a fim de alicerçar as bases de compreensão do fenômeno complexo que é planejar a comunicação organizacional. Com referência a esse assunto e à aplicação de técnicas administrativas às relações públicas, julgue os itens seguintes.

O trabalho da ouvidoria em uma empresa permite criar um canal de comunicação permanentemente aberto e individualizado entre o alto escalão da empresa e seus clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.

O critério de público interno, externo e misto é, ainda hoje, a base para se planejar as estratégias de comunicação das instituições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.

Os patrocínios, de forma geral, podem ser definidos como uma assinatura (underwriting) de um evento ou produto que visa dar suporte aos objetivos corporativos por meio do realce da imagem corporativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.

Uma das funções das relações públicas na construção de uma marca é produzir um discurso capaz de estimular a mídia para aquele produto ou serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Criamos uma sociedade que absorve uma informação sem dor, sem riscos. Uma informação "limpinha", ou seja, que não tem cheiro, pistas ou histórico — dificilmente, nos portais, encontramos aspas ou entrevistados defendendo uma opinião na Internet. Quando sobe para a Web, a reportagem já veio escrita, reescrita e "consertada" para aquele padrão de veículo; tudo apresentado em fragmentos, como em um videoclipe da MTV, bonito, jovem, bem-nascido e sem compromisso. 

 

 Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.

No Brasil, atualmente, as assessorias de imprensa dos órgãos públicos já estão preparadas para enviar mensagens para a Web, devidamente limpas e assépticas: os textos, estruturalmente, diferem dos criados para jornais impressos, como os pressreleases. Os textos da Internet são curtos, feitos para leitura rápida, assemelham-se ao texto de revistas e permitem boxes e links que visam ao intertexto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Criamos uma sociedade que absorve uma informação sem dor, sem riscos. Uma informação "limpinha", ou seja, que não tem cheiro, pistas ou histórico — dificilmente, nos portais, encontramos aspas ou entrevistados defendendo uma opinião na Internet. Quando sobe para a Web, a reportagem já veio escrita, reescrita e "consertada" para aquele padrão de veículo; tudo apresentado em fragmentos, como em um videoclipe da MTV, bonito, jovem, bem-nascido e sem compromisso. 

 

 Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.

O profissional de relações públicas é considerado por muitos um especialista em administrar conflitos institucionais, visto que a ele cabe enviar ao público, na medida do possível, informações "sem dor", "sem riscos", sendo função do press-release divulgar textos assépticos, a priori, sem conflitos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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