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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Cláudio Nucci (1992, p. 1-3) defendia que os assessores de imprensa não deviam ser considerados jornalistas. Segundo ele, a diferença principal entre os dois era que o jornalista representa e defende os interesses dos seus leitores, escuta a comunidade, investiga, confronta, analisa e publica, enquanto o assessor de imprensa trabalha os interesses dos clientes.
Em seu Manual de Imprensa, versão eletrônica de 2007, a Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) afirma que o segmento de assessoria de imprensa é o que mais emprega jornalistas, sendo responsável pela criação de um vínculo de confiança com os veículos de comunicação. Segundo a FENAJ, são atividades de assessoria de imprensa, entre outras, o envio frequente de informações jornalísticas das organizações para os veículos de mídia, o agendamento de entrevistas e a organização de coletivas.
Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Espera-se que as relações entre a imprensa e as instituições ocorram por meio de uma relação de confiança que garanta transparência de informações e respeito mútuo. Diante disso, muitos dirigentes têm procurado os chamados media training, para se prepararem para o contato com a mídia. A partir dessas informações, assinale a opção incorreta.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os próximos itens, referentes ao planejamento e à execução de atividades de relações públicas.
A auditoria de comunicação organizacional tem a função de corrigir os rumos do planejamento estratégico em situações de crise empresarial.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Margarida Kunsch, muito antes de se produzir planos e projetos de comunicação para as organizações, é preciso tentar compreendê-las e saber distinguir suas tipologias, especificidades, finalidades e funções na sociedade, em uma perspectiva crítica e analítica. Para essa autora, é preciso entender determinados conceitos básicos relativos às organizações e diferencia-las das instituições a fim de alicerçar as bases de compreensão do fenômeno complexo que é planejar a comunicação organizacional. Com referência a esse assunto e à aplicação de técnicas administrativas às relações públicas, julgue os itens seguintes.
O sistema comunicacional é fundamental para o processamento das funções administrativas internas e para o relacionamento das organizações com o meio externo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Margarida Kunsch, muito antes de se produzir planos e projetos de comunicação para as organizações, é preciso tentar compreendê-las e saber distinguir suas tipologias, especificidades, finalidades e funções na sociedade, em uma perspectiva crítica e analítica. Para essa autora, é preciso entender determinados conceitos básicos relativos às organizações e diferencia-las das instituições a fim de alicerçar as bases de compreensão do fenômeno complexo que é planejar a comunicação organizacional. Com referência a esse assunto e à aplicação de técnicas administrativas às relações públicas, julgue os itens seguintes.
O trabalho da ouvidoria em uma empresa permite criar um canal de comunicação permanentemente aberto e individualizado entre o alto escalão da empresa e seus clientes.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.
O critério de público interno, externo e misto é, ainda hoje, a base para se planejar as estratégias de comunicação das instituições.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.
Os patrocínios, de forma geral, podem ser definidos como uma assinatura (underwriting) de um evento ou produto que visa dar suporte aos objetivos corporativos por meio do realce da imagem corporativa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.
Uma das funções das relações públicas na construção de uma marca é produzir um discurso capaz de estimular a mídia para aquele produto ou serviço.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Criamos uma sociedade que absorve uma informação sem dor, sem riscos. Uma informação "limpinha", ou seja, que não tem cheiro, pistas ou histórico — dificilmente, nos portais, encontramos aspas ou entrevistados defendendo uma opinião na Internet. Quando sobe para a Web, a reportagem já veio escrita, reescrita e "consertada" para aquele padrão de veículo; tudo apresentado em fragmentos, como em um videoclipe da MTV, bonito, jovem, bem-nascido e sem compromisso.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.
No Brasil, atualmente, as assessorias de imprensa dos órgãos públicos já estão preparadas para enviar mensagens para a Web, devidamente limpas e assépticas: os textos, estruturalmente, diferem dos criados para jornais impressos, como os pressreleases. Os textos da Internet são curtos, feitos para leitura rápida, assemelham-se ao texto de revistas e permitem boxes e links que visam ao intertexto.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Criamos uma sociedade que absorve uma informação sem dor, sem riscos. Uma informação "limpinha", ou seja, que não tem cheiro, pistas ou histórico — dificilmente, nos portais, encontramos aspas ou entrevistados defendendo uma opinião na Internet. Quando sobe para a Web, a reportagem já veio escrita, reescrita e "consertada" para aquele padrão de veículo; tudo apresentado em fragmentos, como em um videoclipe da MTV, bonito, jovem, bem-nascido e sem compromisso.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.
O profissional de relações públicas é considerado por muitos um especialista em administrar conflitos institucionais, visto que a ele cabe enviar ao público, na medida do possível, informações "sem dor", "sem riscos", sendo função do press-release divulgar textos assépticos, a priori, sem conflitos.
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