Lista completa de Questões sobre Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
"A habilidade de associar qualquer lugar de um documento arquivado em um computador com qualquer outro lugar no mesmo documento, ou em qualquer outro documento (local ou remoto), permitindo rápido acesso aos mesmos através de links navegacionais não sequenciais" (www.levacov.eng.br) é chamada de
upload.
attachment.
interface.
hypertext.
active-X.
Castells diferencia o industrialismo e o informacionismo, quando afirma que cada modo de desenvolvimento tem, também, um princípio de desempenho estruturalmente determinado, que serve de base para a organização dos processos tecnológicos. Segundo ele, o informacionismo visa à:
maximização da produção industrial voltada para a exportação;
acumulação de conhecimentos e maiores níveis de complexidade do processamento da informação;
maximização da produção industrial voltada para o mercado interno de cada país produtor;
otimização dos processos de acumulação do capital oriundo do agronegócio;
acumulação de conhecimentos produzidos pela indústria cultural dos países da periferia.
Castells afirma que, apesar de serem organizadas em paradigmas oriundos das esferas dominantes da sociedade, como o processo produtivo ou o complexo industrial militar, as tecnologias e as relações técnicas de produção:
modelam o comportamento social e a comunicação simbólica;
permitem a globalização da economia a partir da exportação de produtos primários e da importação de produtos industrializados pelos países periféricos;
modelam as relações de classe dos países industrializados;
modelam as relações de classes de todos os países relacionados economicamente;
modelam o comportamento social e a comunicação simbólica, contribuindo para a conservação da cultura e dos comportamentos.
A reestruturação do capitalismo e a difusão do informacionismo são processos inseparáveis em escala global, e integram o mundo em comunidades virtuais, que se organizam:
para obter maior lucro na compra de produtos importados de países distantes;
por rígidos critérios de nacionalidade e de classe social;
a partir de identidades públicas, formais e institucionalizadas;
em torno de identidades construídas com base em determinado atributo cultural ou conjuntos de atributos;
por critérios de renda, gênero, idade e nacionalidade.
A cultura da virtualidade real associada a um sistema multimídia, eletronicamente integrado, contribui para a transformação do tempo em nossa sociedade de duas formas diferentes:
virtualidade e historicidade;
realidade e fantasia;
simultaneidade e intemporalidade;
passado e presente;
As comunidades virtuais, segundo Castells, vão além das inovações tecnológicas: são fontes de valores que moldaram o comportamento e a organização social, podendo ser caracterizadas por:
comunicação livre, horizontal e formação autônoma de redes;
possibilidade tecnológica de controle e dominação governamental e militar;
responsabilidade social e identificação dos formadores de opinião;
manutenção e conservação de valores conservadores e de princípios religiosos;
comunicação entre pessoas de mesma geração, eliminando as possibilidades intergeracionais nas relações sociais.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre o fluxo contínuo de notícias na internet, é correto afirmar:
Deve conter notícias factuais, exclusivamente.
Pode conter várias suítes de um mesmo assunto.
Não existe em sites jornalísticos do Brasil.
Não contém notícias factuais, obrigatoriamente.
Não pode conter várias suítes de um mesmo assunto.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
A ferramenta de comunicação digital que se comporta como um modelo de crescimento orgânico caótico, formando um conjunto de nós de significação interligados por conexões entre elementos diversos (palavras, imagens, gráficos, entre outros) que não seguem necessariamente uma hierarquia de informação é o:
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
De um município com pouco mais de 50 mil habitantes aproximadamente 20% está na faixa etária entre 16 e 29 anos. Este fato contribuiu para que o Governo Federal contemplasse esta mesma cidade com recursos de um programa voltado aos jovens que possuem exatamente esta idade apresentada pelos 20% da população local. No entanto, para aderir ao programa, o município tem um prazo limite para inscrever no mínimo 1 mil jovens.
Para conseguir atingir o maior número de jovens possível em curto espaço de tempo, a qual das estratégias abaixo o Departamento de Comunicação deve aderir?
Obs.: Levamos em consideração que faltam 40 dias para encerrar as inscrições.
Como não houve tempo para licitar, a Prefeitura não possui verba para materiais publicitários institucionais (anúncios em impressos, rádio, TV, outdoor, entre outros).
Único material gráfico diz respeito a 10 mil cartazes enviados pelo Governo Federal.
Buscar acionar a grande mídia, principalmente emissoras de TV, através de releases informativos.
Convocar uma coletiva de imprensa com veículos de todo o país, na qual o prefeito poderá falar sobre o programa.
Fazer um amplo e detalhado levantamento no município, reunir-se junto a representantes locais de cada bairro para então espalhar os cartazes de forma estratégica, priorizando locais onde há grande concentração de jovens.
"Abastecer" as redes sociais com notícias rápidas, facilitando, inclusive a inscrição via internet dos candidatos e utilizar este meio também para pautar a imprensa.
Elaborar releases direcionados para determinado veículo, priorizando os jornais da cidade e expondo como foco o apelo social e a necessidade de incluir a juventude neste programa.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Nas novas mídias, o papel desempenhado pelo que se denominava como público receptor impactou os meios massivos tradicionais. No que diz respeito a uma mídia como o YouTube, é correto afirmar que:
sua diferença em relação à TV aberta está no fato de que esta é o meio que detém a possibilidade do convívio comunitário e da experimentação artística;
as intervenções regulatórias das leis nacionais são fundamentais, uma vez que sua principal característica é a veiculação de pirataria e de imoralidades;
nele, as novas práticas de consumo mostram um radical rompimento com os valores capitalistas e com a organização da estrutura midiática burguesa;
os discursos da mídia de massa tradicional sobre ele têm o poder de apontar questões que, posteriormente, podem pautar debates, políticas e leis;
a revolução comandada por seus usuários é desprezada pelos meios tradicionais, porque sua plataforma é exclusivamente para os exibicionistas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...