Lista completa de Questões sobre Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Intimamente ligada às novas tecnologias digitais, a globalização da informação influencia as diversas formas de fazer jornalismo. Sobre esta afirmativa, assinale a alternativa correta.
as hibridizações da expressão digital anularam os processos editoriais tradicionais, fazendo emergir uma abordagem única dos fatos para todos os telejornais editados ao redor do mundo;
o consumo mundial de tecnologias digitais provocou mudanças na fotografia, mas não liberou o fotojornalista de produzir seu discurso a partir de escolhas elementares como o ponto de vista;
com o fim da hegemonia das grandes mídias noticiosas, as imagens e sentidos veiculados na era da globalização passaram a ser difusos, afetando e comprometendo menos a imagem de indivíduos e empresas;
um dos recursos típicos dos jornalistas do meio impresso, a infografia só foi absorvida pelos profissionais da internet, uma vez que ela acelera o entendimento das informações;
na sociedade globalizada, os recursos audiovisuais se tornaram mais sofisticados e, com exceção do rádio, a imagem é um elemento presente em todos os veículos que têm jornalismo.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Com o advento das novas tecnologias, o jornalismo passou a ter novos contornos porque:
os fenômenos globalizados acabaram com a homogeneização das informações noticiosas e com o consenso generalizado;
a notícia se reduziu à veiculação imparcial de dados e sua importância é sempre igual à quantidade de informações coletadas;
a informação é considerada um bem supremo e suas busca e veiculação demandam maior rapidez e barateamento que antes da globalização;
o acesso democrático e igualitário às informações em qualquer lugar do planeta permitiu que a notícia se transformasse em justiça social;
com a desvalorização dos padrões universais de consumo, as notícias personalizadas provaram que diferença cultural é o mesmo que linha editorial.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Assinale a alternativa que define a relação correta entre o profissional de imprensa e as novas tecnologias.
As características do noticiário on-line atual estão ligadas à evolução e à história do jornalismo praticado até agora, o que envolve fatores como as inovações nas técnicas de impressão que modificaram a aparência dos jornais impressos e o estabelecimento da liberdade de imprensa como fundamental para a profissão.
Uma cobertura jornalística especial multimidiática inclui transmissões de debates ao vivo em vídeo, publicação on-line de notícias factuais, mediação de chats e envio de informações para celulares, mas evita sempre a disponibilização de documentos sobre o assunto que, por serem extensos, têm que se restringir aos jornais impressos.
O ciberjornalismo engloba práticas que sempre foram utilizadas em outros meios analógicos, como as fotografias, as notas curtas e os infográficos do jornal impresso; as técnicas de roteirização do telejornal; a atualização de informações do radiojornal; e o dialogismo interativo individual que interfere no conteúdo das revistas.
Por envolver um complexo sistema de informação aberto à participação dos usuários e baseado em links para instituições públicas e privadas, a produção de conteúdo noticioso para a internet inaugura um modelo de jornalismo mais preciso e confiável que o praticado pelas mídias tradicionais.
Como o conteúdo dos veículos noticiosos é todo produzido a partir de modelos textuais determinados pela convenção estilística da imparcialidade e pelas técnicas de persuasão da objetividade, as marcas pessoais do jornalista são interditadas nos meios em geral e na web em particular.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta uma definição que pode ser relacionada a hotsite.
Programa de edição de imagens não-lineares publicadas em um site.
Site temporário para uma promoção ou lançamento de um produto.
Site que publica notícias da área política, exclusivamente.
Site cujo conteúdo é inapropriado para menores de 18 anos, obrigatoriamente.
Programa de edição de áudios veiculados em um site.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Você foi designado para atender um cliente que trabalha com e-commerce.
O termo e-commerce pode ser relacionado com:
comercialização de produtos eletrônicos, exclusivamente.
comercialização de produtos a preços populares, obrigatoriamente.
comercialização realizada apenas entre funcionários de uma mesma empresa.
comercialização de produtos importados, exclusivamente.
comercialização de produtos por meio da internet.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Comunicação pública de governo é a atividade que opera a intermediação da comunicação entre instituições públicas e os cidadãos de maneira a fornecer informações, promover ações e projetos públicos, divulgar políticas implementadas, e estimular a população a se envolver politicamente, visando a informação para a edifi cação da cidadania. Os seguintes enunciados referem-se à utilização de tecnologias digitais na comunicação pública de governo. Assinale a opção incorreta.
A disponibilidade de informação independentemente de tempo, espaço e plataforma tecnológica, permite ampliar o exercício da cidadania.
Ao permitir uma comunicação direta entre governo e cidadania, as novas tecnologias da informação tornam as mídias tradicionais obsoletas e reduzidas ao papel de representantes de grupos de interesse.
As novas tecnologias da informação ampliam os espaços de discussão sobre assuntos de interesse geral e possibilitam maior aproximação entre representantes e representados, estabelecendo uma nova relação entre cidadãos e políticas.
As novas tecnologias da informação contribuem para a melhoria da governança do setor público ao ampliar as possibilidades de divulgação de informações pertinentes que auxiliam no conhecimento do cidadão sobre assuntos de interesse público, tornando-o capaz para tomar decisões autônomas.
A utilização das novas tecnologias da informação no setor público é um recurso de accountability que reduz a assimetria informacional típica das democracias representativas.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A usabilidade entendida como a efetividade, efi ciência e satisfação que um produto permite ao ser empregado por certos usuários para alcançar objetivos específi cos em um determinado contexto de uso pode ser um dos fatores que difi cultam a adoção e uso de novas tecnologias de comunicação pela população de uma forma geral.
A incompatibilidade das novas tecnologias com antigos sistemas, especialmente no caso de softwares, pode ser um dos principais obstáculos para a adoção de novas tecnologias.
À medida que novas tecnologias de comunicação surgem, novos modelos de negócios podem ser criados para que sua adoção aconteça de forma mais plena.
A adoção imediata de novas tecnologias de comunicação independe da curva de aprendizado dos usuários.
Novas tecnologias normalmente possuem altos custos de investimento, o que leva novos produtos a terem preços mais altos para os early adopters.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Sobre o recurso de hipertexto, analise as características a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, indique a opção correta.
( ) Diferencia-se do texto pela presença de links.
( ) Privilegia a navegação linear.
( ) É sinônimo de hipermídia.
( ) Permite expandir o texto ao criar a possibilidade de diferentes camadas de informação.
F, V, F, V
V, F, F, V
F, F, V, V
V, F, V, V
V, V, F, F
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Em relação aos diversos tipos de sítios eletrônicos, analise as questões a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao fi nal, indique a opção correta.
( ) Minisites trazem conteúdos verticais criados para atrair um público específico, abordando de forma detalhada um tema restrito dentro de um portal.
( ) Portais são sítios eletrônicos caracterizados por apresentar grande porte, criados normalmente por empresas ou instituições.
( ) Hotsites são áreas de informação caracterizadas pelo tom persuasivo, conteúdo com prazo de validade e visual diferenciado do restante do site ou portal.
( ) Como espaço básico da informação, o portal tem como principal objetivo organizá-la, estruturando a hierarquia a fim de que o conteúdo seja acessado e compreendido com facilidade.
V, F, V, F
F, V, V, F
V, F, V, V
F, V, F, V
V, V, V, V
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Em relação à utilização mais frequente do recurso denominado breadcrumbs (migalhas de pão), analise as questões a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, marque a opção correta.
( ) É utilizado para mostrar um caminho definido da página inicial do sítio eletrônico até a página onde o usuário está.
( ) É utilizado para mostrar o caminho percorrido até o momento pelo usuário, da sua página de chegada até a página onde ele se encontra atualmente.
( ) É utilizado para mostrar um caminho de links relacionados aos conteúdos que o usuário viu até então.
( ) É utilizado para mostrar o caminho até as páginas visitadas dentro de uma ferramenta de busca aberta, como o Google ou Yahoo!
V, V, F, F
V, F, F, F
F, V, V, V
F, V, F, V
V, V, V, F
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...