Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Chauí, a partir da segunda revolução industrial no século XIX e continuando até o que hoje se chama de sociedade pós-industrial ou pós-moderna, as artes, que haviam se tornado autônomas ou se liberado da submissão à religião, foram submetidas a uma nova servidão: as regras do mercado capitalista e a ideologia da “indústria cultural”, expressão esta cunhada por: ____________ na obra intitulada ____________.

Os termos que completam adequadamente o trecho acima se encontram na alternativa:

  • A.

    Alquié e Bastide – O eterno e o efêmero;

  • B.

    Merleau-Ponty e Sorokin – Dinâmica cultural na contemporaneidade;

  • C.

    Durkheim e Benjamin – A dialética político-social;

  • D.

    Hubert e Barthes – A força da mente;

  • E.

    Adorno e Horkheimer – Dialética do esclarecimento.

Segundo Chauí, a Filosofia contemporânea abrange o pensamento filosófico que vai de meados do século XIX até os nossos dias. Portanto:

I. Não temos distanciamento suficiente para vê-la em sua generalidade

PORQUE

II. os problemas e as diferentes respostas dadas a eles parecem impossibilitar uma visão de conjunto. Então:

  • A.

    a afirmativa I está correta, mas a afirmativa II está errada;

  • B.

    as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II NÃO é uma justificativa da afirmativa I;

  • C.

    as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II é uma justificativa da afirmativa I;

  • D.

    a afirmativa I está errada, mas a afirmativa II está correta;

  • E. as afirmativas I e II estão erradas.

A ciência que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos é definida como:

  • A.

    semântica.

  • B.

    retórica.

  • C.

    semiótica.

  • D.

    lexicologia

  • E.

    proxêmica.

Na Alemanha, nos anos de 1930, consolidou-se uma importante escola crítica, a Escola de Frankfurt. Sua importante produção foi caracterizada pela associação entre pesquisa sociológica e reflexão filosófica, com destaque para a discussão sobre a indústria cultural. Dos pensadores da sua segunda formação (após 1953, quando o Instituto voltou para Frankfurt), pode-se destacar:

  • A.

    Émile Durkheim.

  • B.

    Max Horkheimer.

  • C.

    TheodorAdorno.

  • D.

    Friedrich Pollock.

  • E.

    OskarNegt.

Um dos mais importantes membros da Escola de Frankfurt, o psicanalista alemão Erich Fromm, desenvolveu suas principais ideias em uma trilogia: “Psicanálise da Sociedade Contemporânea”, “O Medo à Liberdade” e “Análise do Homem”. Qual é o ponto central de sua análise contida nos três livros?

  • A.

    A discussão da responsabilidade do homem moderno em uma sociedade cujo interesse principal está na produção econômica (que limita e aprisiona) e não no aprimoramento do valor da criatura humana.

  • B.

    A responsabilidade de desmistificar os símbolos contidos nos comportamentos modernos e na produção das obras de arte.

  • C.

    Reflexões que buscam relacionar o impasse atual do pensamento filosófico com o dilema concreto das perspectivas humanas para o futuro. Seu objetivo é indagar o conceito mais interno da racionalidade subjacente a nossa cultura industrial contemporânea, a fim de descobrir se esse conceito não contém falhas que, essencialmente, o tornam vicioso.

  • D.

    Uma reflexão sobre o que foi tema constante da abordagem frankfurtiana: a dominação. Discutindo-a em seus subsistemas, como a Indústria Cultural e o Positivismo, expõe em detalhes o controle exercido pela burguesia sobre a sociedade.

  • E.

    A análise das causas e consequências da destruição da “aura” que envolve as obras de arte, como objetos individualizados e únicos, à medida que são copiados e reproduzidos pelo cinema e pela fotografia.

Em 1948, questionando uma das mais importantes Teorias da Comunicação, o cientista político Harold Laswell desenvolveu um modelo comunicativo chamado de Modelo Laswell que apontava as lacunas dessa teoria e contribuía para a sua superação. Para ele, compreender o alcance e o efeito das mensagens transmitidas pela mídia requeria responder a algumas questões, EXCETO:

  • A.

    Quem?

  • B.

    Diz o quê?

  • C.

    Através de que canal?

  • D.

    Para quem?

  • E.

    Comque efeito?

O termo indústria cultural foi cunhado a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. Esse termo apareceu pela primeira vez no capítulo O iluminismo como mastificação das massas , no ensaio Dialética do Esclarecimento, escrito em 1942, mas publicado somente em 1947. Quem eram os autores desse ensaio?

  • A.

    Weber e Benjamin.

  • B.

    Fromm e Pollock.

  • C.

    Habermas e Löwenthal.

  • D.

    Adorno e Horkheimer.

  • E.

    Marcuse e Benjamin.

No que tange à parte teórica da comunicação, o que significa gatekeeping?

  • A.

    É um conceito jornalístico para edição. Caracteriza aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios.

  • B.

    Significa a utilização de um recurso técnico para aprimorar a transmissão de mensagens em seu trânsito porumcanal específico.

  • C.

    É a apuração exaustiva de qualquer erro existente na matéria. Função desempenhada pelo copydesk, cada vez mais escasso nas redações.

  • D.

    Trata do período que decorre entre a cobertura informativa dos meios de comunicação de massa e a agenda do público.

  • E.

    É a elaboração criativa de peças publicitárias, com base em apelo textual e imagens persuasivas.

Sobre a ‘Teoria do Agendamento’, é correto afirmar que:

  • A.

    investiga a produção midiática como típico produto da era capitalista. Pretende desvendar a natureza industrial das informações contidas em obras, como filmes e músicas; temas, símbolos e formatos são obtidos por meio de mecanismos de repetição e produção em massa, que tornam a arte adequada para produção e consumo em larga escala.

  • B.

    estuda as funções exercidas pela mídia na sociedade, e não os seus efeitos. Em lugar de pesquisar o mero comportamento do indivíduo, estuda-se a sua ação social como consumidor de valores e modelos que se adquire comunitariamente.

  • C.

    baseia suas pesquisas na sociologia, concluindo que a mídia cumpre papel limitado no jogo de influência das relações comunitárias.

  • D.

    estuda a capacidade que os meios de comunicação possuem para evidenciar um determinado assunto. Para isso, investiga a importância da mídia como mediadora entre o indivíduo e uma realidade da qual este se encontra distante.

  • E.

    afirma que a mensagem da mídia não é prontamente assimilada pelo indivíduo, sendo submetida a vários filtros psicológicos individuais.

Os pressupostos teóricos, desenvolvidos por Niklas Luhmann, que rompem a tradição prescritiva e utilitária e passam a considerar as organizações como sistemas de comunicação autopoiéticos, emergentes e constituídos de sentido constituem a teoria

  • A. da convergência cognitiva.
  • B. das coorientações.
  • C. da desmassificação.
  • D. do contorno imagético.
  • E. dos sistemas sociais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...