Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em seus primórdios, a imprensa americana trazia uma tradição de cobertura local. Nos anos de Hearst e de Pulitzer, adquiriu novo aspecto, dando ênfase às histórias sentimentais e de crimes que distraiam e ao mesmo tempo projetavam aspirações e angústias nas massas - o sensacionalismo. No esforço para superá-lo, os jornalistas americanos buscaram no espírito científico o respeito pelos fatos empíricos e o cuidado de não avançar além daquilo que os fatos indicam. A ideia que faz parte desta postura e que se contrapôs ao modelo sensacionalista foi a de:

  • A.

    Imparcialidade.

  • B.

    Credibilidade.

  • C.

    Objetividade.

  • D.

    Clareza.

Como esta frase deve ser iniciada e completada?

O _________________________ tem uma delegação ou representação tácita que o autoriza a ser os ouvidos e os olhos remotos do público, selecionar e lhe transmitir o que possa ser interessante. Construíram ao longo da vida, uma série de crenças e padrões de comportamento que nem sempre se adaptam à tarefa que executam e, principalmente, às intenções daqueles que estão representando, isto é, o ___________________.

  • A.

    editor, veículo

  • B.

    pauteiro, veículo

  • C.

    repórter, veículo

  • D.

    pauteiro, editor

  • E.

    repórter, leitor

Na perspectiva do newsmaking, são analisados os critérios que definem a identificação de um fato como noticiável, ou seja, um acontecimento capaz de tornar-se notícia.

Entre esses critérios, também chamados de “valores-notícia”, encontra-se a

  • A.

    acessibilidade à fonte, isto é, fatos que envolvem pessoas de maior proximidade com o público em geral tendem a conquistar maior atenção de leitores e espectadores.

  • B.

    importância dos envolvidos, isto é, informações envolvendo autoridades e personalidades de destaque interessam mais ao público do que aquelas centradas em desconhecidos.

  • C.

    novidade, isto é, informações que complementam notícias recentemente divulgadas são mais propensas à divulgação do que aquelas desconhecidas do público.

  • D.

    proximidade, isto é, acontecimentos ocorridos em países com maior prestígio na comunidade internacional despertam maior interesse no público consumidor das notícias.

  • E.

    relevância, isto é, fatos que atingem um grupo específico de pessoas atraem mais a atenção do público do que aqueles que afetam um número indiscriminado de pessoas.

Assinale a alternativa correta para a relação entre a prática jornalística, os processos de significação e os paradigmas e modelos ligados às teorias da comunicação.

  • A.

    Qualquer jornalista sabe que a produção de sentido prova que toda comunicação é uma troca de mensagens na qual o que é dito pelo emissor é idêntico ao que é compreendido pelo receptor.

  • B.

    É consenso entre os teóricos que comunicação é sinônimo de comunicabilidade e que o jornalista, ao produzir o senso comum através de sua expressividade individual, evita as simplificações sobre os fatos.

  • C.

    Como a comunicação é um fenômeno da natureza e não uma característica exclusivamente humana, é importante que o jornalista estude a teoria e os processos de significação para nunca se desviar da verdade do mundo real.

  • D.

    Apoiada em índices de audiência, uma visão pragmática da comunicação pode fazer com que o jornalista acredite ser possível prever a reação do público, privilegiando o sucesso da matéria e não o conteúdo da informação.

  • E.

    Nos Estados Unidos, a semiologia linguística originou a “teoria crítica da Escola de Frankfurt”, para a qual o jornalismo dos meios de comunicação massivos é a única forma de significação que permite a reflexão crítica do povo.

Um paradoxo inerente à atividade jornalística no mundo contemporâneo é que o jornalismo

  • A.

    atua como um poder paralelo fiscalizador, pondo em cheque as atividades de autoridades e poderosos, sendo, por isso, considerado como um serviço ao público.

  • B.

    pretende apresentar-se como um serviço à sociedade, embora não lhe seja atribuída nenhuma função social, o que faz com que tal atividade seja vista como entretenimento.

  • C.

    pretende pautar-se pela busca da objetividade, embora as técnicas desenvolvidas para a sua prática tornem a objetividade obsoleta.

  • D.

    sofre mudanças profundas provocadas pelo avanço da tecnologia, sendo que tais mudanças provocam alterações nos princípios éticos e morais que o regulam.

  • E.

    é considerado, ideologicamente, uma atividade de serviço público, mas é exercido, principalmente, no âmbito de empresas que têm como propósito o lucro.

O paradigma culturológico da comunicação trabalha com modelos que apontam para uma prática jornalística na qual as significações estão relacionadas à:

  • A.

    relevância dada ao contexto histórico dos meios noticiosos e ao imaginário social do público;

  • B.

    diferenciação que o público e os jornais fazem entre o vivido e o simbólico, sem nunca misturá-los;

  • C.

    ausência de ideologias no noticiamento factual que abrange a vida cotidiana dos indivíduos;

  • D.

    preponderância do realismo factual como fonte exclusiva de reportagens, entrevistas e perfis;

  • E.

    ruptura com a mitologia diante da rapidez dos acontecimentos históricos transmitidos pelos noticiários.

Ao determinar o que é ou não notícia, a mídia determina os assuntos que serão considerados relevantes pela sociedade.

Tal afirmação corresponde à perspectiva teórica

  • A.

    hipodérmica

  • B.

    organizacional

  • C.

    da dissonância

  • D.

    do agendamento

  • E.

    do gatekeeper

O pensamento que melhor representa a teoria de Marshall MacLuhan é:

  • A.

    “Não apenas somos esmagados pelo próprio volume da informação. Somos também, em maioria, atrapalhados por uma educação que nos prepara inadequadamente para processá-la.”

  • B.

    “Somos limitados por uma língua na qual as palavras podem significar uma coisa para uma pessoa e algo bem diferente para outra.”

  • C.

    “A informação que ingerimos molda nossa personalidade, contribui para as idéias que formulamos e dá cor à nossa visão do mundo.”

  • D.

    “O conhecimento − assim como as pessoas, os lugares, as coisas e as formas de organização − está se tornando descartável.”

  • E.

    “A roda é um prolongamento do pé; o livro é um prolongamento do olho; a roupa é um prolongamento da pele e o circuito elétrico é uma prolongação do sistema nervoso central.”

A declaração que oferece conceituação à responsabilidade social do jornalista foi dita por:

  • A.

    Tristão de Ataíde: o jornalista medíocre informa para informar. O autêntico, informa para formar. O jornalista profissional informa para ganhar.

  • B.

    Eugênio Bucci: para o jornalista, exercer a liberdade é um dever, porque para o cidadão ela é um direito.

  • C.

    Ana Estela de Sousa Pinto: um jornalista que não acompanha o noticiário será incapaz de saber o que é novo e o que é velho.

  • D.

    Gay Talese: o papel do repórter é descobrir as histórias que valem a pena contar.

  • E.

    Caco Barcelos: o jornalista é aquele que tem a informação qualificada, bem apurada e é movido pela honestidade. Mas deve preocupar-se com a sua audiência.

Um dos principais atributos do fato jornalístico é a sua possibilidade de gerar repercussão. De acordo com esse conceito, é possível afirmar que o fato jornalístico

  • A.

    varia de cultura para cultura e tem como base a moral social.

  • B.

    tem como fator a exterioridade do acontecimento, que são independentes à vontade da audiência.

  • C.

    tem como direção a coletividade e não um indivíduo específico.

  • D.

    deve despertar interesse, ser inesperado, ter a possibilidade de gerar empatia, dentre outras características.

  • E.

    se caracteriza pela coercitividade, pois nasce dos padrões culturais do grupo a que se refere a audiência do veículo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...