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Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Em seus primórdios, a imprensa americana trazia uma tradição de cobertura local. Nos anos de Hearst e de Pulitzer, adquiriu novo aspecto, dando ênfase às histórias sentimentais e de crimes que distraiam e ao mesmo tempo projetavam aspirações e angústias nas massas - o sensacionalismo. No esforço para superá-lo, os jornalistas americanos buscaram no espírito científico o respeito pelos fatos empíricos e o cuidado de não avançar além daquilo que os fatos indicam. A ideia que faz parte desta postura e que se contrapôs ao modelo sensacionalista foi a de:
Imparcialidade.
Credibilidade.
Objetividade.
Clareza.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Como esta frase deve ser iniciada e completada?
O _________________________ tem uma delegação ou representação tácita que o autoriza a ser os ouvidos e os olhos remotos do público, selecionar e lhe transmitir o que possa ser interessante. Construíram ao longo da vida, uma série de crenças e padrões de comportamento que nem sempre se adaptam à tarefa que executam e, principalmente, às intenções daqueles que estão representando, isto é, o ___________________.
editor, veículo
pauteiro, veículo
repórter, veículo
pauteiro, editor
repórter, leitor
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Na perspectiva do newsmaking, são analisados os critérios que definem a identificação de um fato como noticiável, ou seja, um acontecimento capaz de tornar-se notícia.
Entre esses critérios, também chamados de valores-notícia, encontra-se aacessibilidade à fonte, isto é, fatos que envolvem pessoas de maior proximidade com o público em geral tendem a conquistar maior atenção de leitores e espectadores.
importância dos envolvidos, isto é, informações envolvendo autoridades e personalidades de destaque interessam mais ao público do que aquelas centradas em desconhecidos.
novidade, isto é, informações que complementam notícias recentemente divulgadas são mais propensas à divulgação do que aquelas desconhecidas do público.
proximidade, isto é, acontecimentos ocorridos em países com maior prestígio na comunidade internacional despertam maior interesse no público consumidor das notícias.
relevância, isto é, fatos que atingem um grupo específico de pessoas atraem mais a atenção do público do que aqueles que afetam um número indiscriminado de pessoas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Assinale a alternativa correta para a relação entre a prática jornalística, os processos de significação e os paradigmas e modelos ligados às teorias da comunicação.
Qualquer jornalista sabe que a produção de sentido prova que toda comunicação é uma troca de mensagens na qual o que é dito pelo emissor é idêntico ao que é compreendido pelo receptor.
É consenso entre os teóricos que comunicação é sinônimo de comunicabilidade e que o jornalista, ao produzir o senso comum através de sua expressividade individual, evita as simplificações sobre os fatos.
Como a comunicação é um fenômeno da natureza e não uma característica exclusivamente humana, é importante que o jornalista estude a teoria e os processos de significação para nunca se desviar da verdade do mundo real.
Apoiada em índices de audiência, uma visão pragmática da comunicação pode fazer com que o jornalista acredite ser possível prever a reação do público, privilegiando o sucesso da matéria e não o conteúdo da informação.
Nos Estados Unidos, a semiologia linguística originou a teoria crítica da Escola de Frankfurt, para a qual o jornalismo dos meios de comunicação massivos é a única forma de significação que permite a reflexão crítica do povo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Um paradoxo inerente à atividade jornalística no mundo contemporâneo é que o jornalismo
atua como um poder paralelo fiscalizador, pondo em cheque as atividades de autoridades e poderosos, sendo, por isso, considerado como um serviço ao público.
pretende apresentar-se como um serviço à sociedade, embora não lhe seja atribuída nenhuma função social, o que faz com que tal atividade seja vista como entretenimento.
pretende pautar-se pela busca da objetividade, embora as técnicas desenvolvidas para a sua prática tornem a objetividade obsoleta.
sofre mudanças profundas provocadas pelo avanço da tecnologia, sendo que tais mudanças provocam alterações nos princípios éticos e morais que o regulam.
é considerado, ideologicamente, uma atividade de serviço público, mas é exercido, principalmente, no âmbito de empresas que têm como propósito o lucro.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
O paradigma culturológico da comunicação trabalha com modelos que apontam para uma prática jornalística na qual as significações estão relacionadas à:
relevância dada ao contexto histórico dos meios noticiosos e ao imaginário social do público;
diferenciação que o público e os jornais fazem entre o vivido e o simbólico, sem nunca misturá-los;
ausência de ideologias no noticiamento factual que abrange a vida cotidiana dos indivíduos;
preponderância do realismo factual como fonte exclusiva de reportagens, entrevistas e perfis;
ruptura com a mitologia diante da rapidez dos acontecimentos históricos transmitidos pelos noticiários.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Ao determinar o que é ou não notícia, a mídia determina os assuntos que serão considerados relevantes pela sociedade.
Tal afirmação corresponde à perspectiva teóricahipodérmica
organizacional
da dissonância
do agendamento
do gatekeeper
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O pensamento que melhor representa a teoria de Marshall MacLuhan é:
Não apenas somos esmagados pelo próprio volume da informação. Somos também, em maioria, atrapalhados por uma educação que nos prepara inadequadamente para processá-la.
Somos limitados por uma língua na qual as palavras podem significar uma coisa para uma pessoa e algo bem diferente para outra.
A informação que ingerimos molda nossa personalidade, contribui para as idéias que formulamos e dá cor à nossa visão do mundo.
O conhecimento − assim como as pessoas, os lugares, as coisas e as formas de organização − está se tornando descartável.
A roda é um prolongamento do pé; o livro é um prolongamento do olho; a roupa é um prolongamento da pele e o circuito elétrico é uma prolongação do sistema nervoso central.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A declaração que oferece conceituação à responsabilidade social do jornalista foi dita por:
Tristão de Ataíde: o jornalista medíocre informa para informar. O autêntico, informa para formar. O jornalista profissional informa para ganhar.
Eugênio Bucci: para o jornalista, exercer a liberdade é um dever, porque para o cidadão ela é um direito.
Ana Estela de Sousa Pinto: um jornalista que não acompanha o noticiário será incapaz de saber o que é novo e o que é velho.
Gay Talese: o papel do repórter é descobrir as histórias que valem a pena contar.
Caco Barcelos: o jornalista é aquele que tem a informação qualificada, bem apurada e é movido pela honestidade. Mas deve preocupar-se com a sua audiência.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Um dos principais atributos do fato jornalístico é a sua possibilidade de gerar repercussão. De acordo com esse conceito, é possível afirmar que o fato jornalístico
varia de cultura para cultura e tem como base a moral social.
tem como fator a exterioridade do acontecimento, que são independentes à vontade da audiência.
tem como direção a coletividade e não um indivíduo específico.
deve despertar interesse, ser inesperado, ter a possibilidade de gerar empatia, dentre outras características.
se caracteriza pela coercitividade, pois nasce dos padrões culturais do grupo a que se refere a audiência do veículo.
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