Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Nos anos 70, uma série de pesquisas norteamericanas focou seus estudos na hipótese de que os meios de comunicação de massa teriam como um de seus principais efeitos o agenda-setting, o que equivale a dizer:
Os meios de comunicação de massa teriam a capacidade de influência sobre o conhecimento público daquilo que é importante e relevante.
Os meios de comunicação de massa teriam como função divulgar datas importantes para o público.
Os meios de comunicação de massa teriam o poder de determinar a forma como as pessoas organizam seu tempo cotidiano.
Tais como os meios de comunicação de massa divulgam, as informações são assimiladas pelo público.
Os meios de comunicação de massa padronizam todo o agendamento social de eventos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Por que os pressupostos teóricos da agenda-setting continuam sendo considerados como uma hipótese?
Porque na prática demonstraram grande probabilidade de interferir na vida pública.
Porque sua formulação inicial foi muito ampla e vaga, sem considerar a complexidade do processo de agendamento, já que a construção da agenda pública é um processo coletivo, ligado a muitas variáveis de difícil verificação.
Porque os meios de comunicação de massa deixaram de ter tanta importância na determinação da agenda pública.
Porque os meios de comunicação de massa divulgam as informações de forma distorcida.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Os pesquisadores do newsmaking destacam alguns critérios para o estabelecimento dos valores-notícia de um fato. São eles:
Interesses da empresa jornalística e das instituições mencionadas na notícia.
Substantivos, impacto sobre a nação, quantidade de pessoas envolvidas, relevância, custo/benefício, aspectos relacionados ao meio, características do público e aspectos relacionados à concorrência.
Valores de mercado para a definição do espaço a ser dado para a publicação e tabela de preços do sindicato dos jornalistas para a definição dos custos de produção.
No caso do rádio e da televisão, os critérios são definidos com base nos índices de audiência aferidos pelo Ibope. No caso dos jornais, os valores são calculados com base na tiragem. Já na internet, são consultados os registros de acessos aos sites.
Índices de audiência e arrecadações com verbas publicitárias.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
No Brasil, a expressão comunicação pública vem sendo construída academicamente como:
Um processo comunicativo que se instaura entre o Estado, o governo e a sociedade, com o objetivo de informar para a construção da cidadania.
Sinônimo de comunicação organizacional, baseada em estratégias e planejamento, visando ao relacionamento com diversos públicos.
O mesmo que comunicação científica, no que se refere à divulgação de assuntos das áreas da saúde.
Sinônimo de comunicação de organizações não governamentais que visam a democratização e a emancipação social.
O mesmo que comunicação estatal ou governamental.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que pode ser relacionada ao conceito de newsgames.
Tipo de lauda usada em telejornalismo.
Tipo de roteiro usado em radiojornalismo.
Informações jornalísticas editadas em formato de games.
Uso de cores primárias em títulos veiculados no fluxo contínuo de um site jornalístico.
Veiculação de notícias falsas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
De acordo com Jorge Duarte, fazer comunicação pública é assumir a perspectiva cidadã na comunicação envolvendo temas de interesse coletivo. Considerando a afirmativa do autor, é INCORRETO afirmar que
quando fazemos circular uma informação através dos meios de comunicação, mais conhecidos como meios de comunicação de massa, seja na sua forma impressa, ou através de meios radiofônicos ou televisivos e, hoje até através dos meios eletrônicos na Internet, ela se torna uma Comunicação Pública.
a Comunicação Pública é um tema que vem ganhando importância crescente junto a estudiosos e profissionais que atuam em diferentes setores e que estão diante do desafio de assessorar e implementar ações junto a órgãos públicos, empresas privadas e organismos integrantes do Terceiro Setor, capazes de contribuir para a instituição de eficazes políticas públicas.
o conceito de Comunicação Pública está ligado à comunicação que as organizações promovem juntos aos seus públicos, com o objetivo de atingir os objetivos propostos.
pensar a Comunicação Pública na contemporaneidade significa admitir os diversos antagonismos gerados com a crescente complexidade da vida no século XXI.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Uma teoria de comunicação possui forte relação com os estudos de comunicação organizacional e assessoria de imprensa ao abordar o esquema de interpretação por meio do qual os indivíduos organizam informação ou uma ocorrência. Essa teoria trata de princípios organizacionais compartilhados socialmente e que persistem através do tempo, trabalhando simbolicamente para estruturar sentido ao mundo real. Esta teoria é chamada de
Enquadramento.
Agenda Setting.
Influência Seletiva.
Padronização.
Dependência.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Para o entendimento da natureza e do propósito das relações públicas, Grunig e Hunt propõem quatro modelos de relações públicas. Dos modelos apresentados abaixo, assinale aquele que não corresponde aos modelos de Grunig e Hunt.
O de informação pública.
O assimétrico de duas mãos.
O de agência de imprensa/divulgação.
O simétrico de duas mãos.
O de comunicação excelente.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Agulha hipodérmica é a teoria segundo a qual
os meios de comunicação têm um efeito imediato e poderoso no público, modificando comportamentos, alterando atitudes e interferindo diretamente na mente das pessoas.
as pessoas se comportarão favorável ou negativamente em relação a determinado assunto a partir da disposição e da incidência das notícias.
a comunicação interpessoal assume a maior relevância no momento da ação dos indivíduos e leva a um comportamento coletivo equilibrado.
a ação será sempre coletiva à medida que consiga assumir novas estruturas de poder e, a partir daí, tenha como gerenciar o comportamento das massas.
a construção de sentido, a partir de referências preexistentes, é assumida de forma arbitrária, gerando interpretações e imagens contraditórias em relação ao objeto.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Qual o nome da teoria também conhecida como Teoria da Bala Mágica, elaborada pela Escola Norte- Americana nos anos 1930, a qual estudou o fenômeno da mídia a partir de premissas behavioristas com o conceito de estímulo/resposta, pregando que uma mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores em igual proporção?
Teoria Funcionalista.
Teoria Crítica.
Teoria Hipodérmica.
Teoria Culturológica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...