Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da história da imprensa e suas análises interpretativas, julgue os itens que se seguem.

O conceito de indústria cultural, proposto por Theodor Adorno e Max Horkheimer, no livro Dialética do Esclarecimento, marco da teoria crítica (Escola de Frankfurt), pode ser considerado também um marco no estudo histórico da comunicação e da imprensa. Os autores citados ressaltam a vinculação dos sistemas de informação e de comunicação ao capitalismo industrial, endossando a perspectiva marxista do materialismo histórico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da história da imprensa e suas análises interpretativas, julgue os itens que se seguem.

A concepção historicamente determinada do conceito de indústria cultural atualmente é reforçada pelo conceito de capitalismo informacional, citado por Manuel Castells (A Sociedade em Rede), com os mesmos pressupostos da Escola de Frankfurt.

  • C. Certo
  • E. Errado

O paradigma que buscou avaliar o alcance psicossocial dos meios de comunicação, se ocupando da influência e dos efeitos que os meios exercem sobre a massa, ressaltando sua capacidade de influenciar os comportamentos individuais e dobrar a vontade coletiva é conhecido como:

  • A.

    midiológico

  • B.

    funcionalista-pragmático

  • C.

    tecnológico-interativista

  • D.

    conflitual-dialético

  • E.

    culturológico

O conceito que analisa criticamente a produção de bens simbólicos em escala industrial, alegando que esta produção proporciona alienação, conformismo político e passividade mental é conhecido por:

  • A.

    communication research

  • B.

    grafosfera

  • C.

    indústria da cultura

  • D.

    medium

  • E.

    cultural studies

O modelo teórico que estabelece que a Comunicação, devido aos dispositivos tecnológicos e as redes de informação, oferece uma falsa imagem da realidade e a esvazia de sentido, disseminando uma grande quantidade de informação sem aprofundá-la, é o modelo:

  • A.

    da fissura tecnológica

  • B.

    da recepção

  • C.

    dos fractais biográficos

  • D.

    dos definidores primários

  • E.

    da espiral do silêncio

Atualmente, é bastante freqüente, ao se produzir uma matéria jornalística – impressa, on-line, de TV ou de rádio –, alguma referência à Agenda 21. Entretanto, é notório que um grande percentual de pessoas, inclusive estudantes e às vezes até professores universitários, não sabe exatamente o que seja essa Agenda. Sobre essa Agenda, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente a afirmativa 5 é verdadeira.

  • B.

    Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

  • C.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.

A participação ativa do receptor na escolha dos conteúdos que vai acessar tem sido apontada como um aspecto revolucionário da Internet. No jornalismo, isso ajudaria para o fim das recepções passivas dos meios da comunicação de massa, contribuindo para a própria obsolescência do conceito de massa. No entanto, tal participação ativa sempre foi possível com o jornal impresso, guardadas as devidas proporções. Isso é possível por que:

  • A.

    o jornal impresso sempre foi mais reflexivo, pois a escrita está na origem da racionalidade moderna, conforme descreve Marshal McLuhan.

  • B.

    a história do jornal é marcada pelo objetivo de torná-lo instrumento de esclarecimento. Na Revolução Francesa, por exemplo, esse papel é nítido.

  • C.

    o jornal é arquivado em bibliotecas. Tal prática, inusual com outros meios, permite a navegação do receptor.

  • D.

    o jornalismo é instrumento de ação ativa e sua história se confunde com a do próprio jornal. Os outros meios estão muito mais vinculados ao entretenimento.

  • E.

    o jornal tem como meio de veiculação seu próprio meio de suporte. Isso permite que o receptor manipule o arquivo, o que é impossível na TV e no rádio convencionais.

Em relação à noção pragmática do jornalismo, apresentada por M. C. Chaparro, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os três pólos de interação entre os agentes jornalísticos:

  • A.

    com o público, as outras mídias e as fontes.

  • B.

    com as fontes, a atualidade e o poder público.

  • C.

    com a atualidade, o poder público e corporações.

  • D.

    com a sociedade, a atualidade e a recepção ativa.

A relação com o público é uma das "portas" da comunicação pública, de acordo com o jornalista Maurício Lara. Sobre essa relação, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O público deve ser ouvido sobre iniciativas a serem tomadas para beneficiá-lo.
( ) O norte do trabalho da assessoria são as demandas e expectativas da gestão da empresa e não as dos públicos interno e externo.
( ) Nos casos em que o discurso não corresponde à prática efetiva do órgão/empresa, a assessoria deve mudá-lo.
( ) Cabe à assessoria de comunicação o atendimento e encaminhamento de todas as questões e reclamações que lhe cheguem diretamente pelo público.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A.

    F, F, V, V.

  • B.

    V, V, F, F.

  • C.

    F, V, F, V.

  • D.

    V, F, V, F.

Considerando a História das Teorias da Comunicação no Século XX (MATTELART, Armand & Michele. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999), é correto afirmar que as pesquisas de Harold D. Lasswell (1902-1978) sobre propaganda correspondem a estudar

  • A.

    anúncios de medicamentos no início do século XX, segundo referenciais da lingüística, apontando os recursos verbais e não-verbais utilizados nas peças

  • B.

    a configuração administrativa e econômica das agências de propaganda norte-americanas na década de 20

  • C.

    os processos gráficos mais eficazes para redução de custos nas produções da propaganda impressa

  • D.

    a legislação da propaganda em mídia eletrônica direcionada a crianças e adolescentes

  • E.

    os efeitos da propaganda política e de guerra nos meios de comunicação de massa na primeira metade do século XX

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...