Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do papel social da comunicação e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os próximos itens.

As bases da chamada Teoria da Responsabilidade Social da Imprensa foram formuladas a partir do relatório da Comissão Hutchins, grupo formado nos Estados Unidos da América para estudar o jornalismo no pós-guerra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre os quatro componentes sociológicos que identificam a massa, defendidos por Herbert Blumer, tem-se que: (1) os membros podem vir de qualquer profissão ou camada social; (2) a massa é um grupo anônimo, composto de indivíduos anônimos; (3) a massa é frouxamente organizada; (4) e os membros da massa __________ .

O 4º componente se completa corretamente com:

  • A.

    estão fisicamente próximos uns dos outros.

  • B.

    são homogêneos e interagem muito.

  • C.

    são anônimos e se intercomunicam.

  • D.

    interagem esparsamente e trocam pouca experiência.

  • E.

    interagem contínua e intensamente.

Em meados dos anos 40, Theodor Adorno e Max Horkheimer cunharam o conceito de Indústria Cultural, segundo o qual, a produção industrial de bens culturais visava, sobretudo, à:

  • A.

    democratização da cultura popular.

  • B.

    aproximação das massas à chamada "alta cultura".

  • C.

    padronização da cultura com fins de rentabilidade econômica e controle social.

  • D.

    produção de uma cultura afirmativa.

  • E.

    produção de uma cultura que servisse de protesto à cultura erudita.

À luz da teoria dos usos e gratificações, pode-se dizer que o ser humano tende a interessar-se pela informação jornalística que lhe proporciona algum proveito. As notícias necessitam seduzir para, num ambiente de concorrência, funcionarem como mais-valia para um determinado órgão de comunicação social. Assim, a relação eventonotícia será, pelo menos em parte, baseada em

  • a.

    acontecimentos atuais e políticos.

  • b.

    histórias que envolvam sexo, crime, fama e conflitos.

  • c.

    uma lógica comercial.

  • d.

    fatos relevantes da vida social.

  • e.

    matérias de entretenimento, principalmente.

A pauta das conversas interpessoais é sugerida pelos jornais, televisão, rádio e Internet, propiciando aos receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser pensados/ falados. Foi no início da década de 1970, por meio de um trabalho de Maxwell McCombs e Donald Shaw que o papel dos media na formação e na mudança de cognições foi estudado. O texto acima se refere a

  • a.

    Notícia.

  • b.

    Gatekeepers

  • c.

    Newsmaking.

  • d.

    Informação.

  • e.

    Agenda Setting.

Quem?, Diz o quê?, Em que canal?, Para quem?, Com que efeito?". Trata-se de um modelo comunicativo muito conhecido, sendo um dos primeiros esquemas apresentados nos estudos das teorias da comunicação. Pode ser definido como

  • a.

    Teoria Matemática da Comunicação.

  • b.

    Modelo de Paul Lazarsfeld.

  • c.

    Modelo de Lasswell.

  • d.

    Modelo Shannon e Weaver.

  • e.

    Teoria de Marcuse e Horkheimer.

O conceito de objetividade é um dos mais discutidos no jornalismo. Talvez, o mais antigo. Alguns críticos citam até Tucídides, que viveu entre 469 a 396 a.C., como o primeiro a levantar polêmica sobre o assunto. Pode-se afirmar que

  • a.

    o uso dos 5W e 1H da teoria jornalística, lead, sublead e pirâmide invertida trouxeram objetividade ao jornalismo.

  • b.

    os gêneros jornalísticos têm graduações de objetividade, uma vez que obedecem a espaços distintos no veículo e a leituras diferentes, sendo o opinativo aquele que detém a objetividade em maior grau.

  • c.

    separar a notícia da opinião é um dos aspectos da objetividade.

  • d.

    é importante resumir a história, da forma mais compacta possível.

  • e.

    devemos primar pela hierarquização dos dados, de modo a envolver o destinatário.

Tratando a questão do condicionamento ideológico, Marshall McLuhan, mais um ensaísta do que um teórico, desenvolveu trabalhos, na década de 1960, que influenciaram o rumo dos estudos sobre a comunicação de massa à época. Depois, McLuhan foi esquecido e muito pouco de sua obra foi aproveitada nas pesquisas. Recentemente, vêm sendo recuperados alguns de seus postulados. Pode-se associar a esse teórico a expressão:

  • a.

    Indústria dos conteúdos.

  • b.

    O meio é a mensagem.

  • c.

    Interacionismo Simbólico.

  • d.

    Imperialismo Cultural.

  • e.

    Comunicação em duas etapas.

Há muitas listas de valores-notícia que tornam uma mensagem noticiável (newsworthy attributes). Galtung e Ruge (1965) foram os primeiros autores a chamarem a atenção para a existência de critérios de noticiabilidade dos acontecimentos que se sobrepunham à ação pessoal do jornalista, embora sem a eliminar, e que determinariam as possibilidades de uma mensagem passar pelos vários gates numa organização noticiosa. Entre os critérios de noticiabilidade, pode-se selecionar

  • a.

    a proximidade, momento do acontecimento, significância, proeminência, consonância, continuidade e composição.

  • b.

    a oportunidade, interesse do leitor, rapidez, vida social, pressuposição e perfil do veículo.

  • c.

    o furo jornalístico, acessibilidade, interesse do veículo, fidelidade da fonte e interesse do leitor.

  • d.

    o ator social de interesse (Olimpianos), critérios de evento notícia, consonância com as normas sociais e sentido afetivo.

  • e.

    a relatividade subjetiva, sinergia entre a fonte e o veículo, ênfase informativa e o entretenimento.

Pode-se afirmar que

  • a.

    evidencia as contribuições da escola européia, com o caráter opinativo no título (uso de adjetivos substantivado); uso de termos próximos da literatura e não há apego excessivo à objetividade.

  • b.

    evidencia as contribuições da escola norteamericana, com título desprovido de qualificativos (adjetivação), já reunindo alguns elementos que aparecerão no lead, presença de 5 das 6 questões que compõem o lead clássico (quem, quando, o que, por quê e como) e não há uso de termos próximos às narrativas literárias.

  • c.

    evidencia as contribuições da escola européia, com a utilização de conceitos de honestidade e lealdade, em vez de objetividade, caráter mais opinativo e analítico, além da 6 (seis) questões fundamentais (lead) de caráter clássico e de uso permanente nos textos narrativos.

  • d.

    evidencia as contribuições da escola européia, com a utilização do conceito de objetividade e das seis questões fundamentais (lead).

  • e.

    não é possível afirmar que o texto tem características de qualquer uma das escolas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...