Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Zygmunt Bauman, um dos mais importantes sociólogos da atualidade, diz que a identidade humana na pós-modernidade é líquida, ou seja, pouco consistente, mudando de acordo com as circunstâncias. Em sua opinião, tal definição seria adequada igualmente para se afirmar o que deve ser a identidade corporativa nos dias atuais?

  • A.

    Seria adequada.

  • B.

    Não seria adequada.

  • C.

    Identidade é um tema humano e não diz respeito às corporações.

  • D.

    Nenhuma das alternativas está correta.

No campo da comunicação, foram desenvolvidos estudos relacionados com a teoria hipodérmica. Sobre essa teoria, pode-se afirmar:

I. O elemento fundamental dessa teoria é que todo e qualquer produto cultural (a exemplo de um filme, um programa de televisão ou de rádio) não passa de uma mercadoria submetida às mesmas leis de produção capitalista.

II. A teoria hipodérmica defende uma relação direta entre a exposição às mensagens e o comportamento das pessoas.

III. Edgar Morin, em L�Esprit du temps, inaugurou essa teoria.

IV. Essa teoria trouxe para os estudos da comunicação uma base matemática e apresenta como quadro original um sistema de comunicação em que um emissor transmite mensagem através de um canal.

V. A teoria hipodérmica toma, como fundamento, os pressupostos do behaviorismo e indica que determinados estímulos podem gerar respostas pré-determinadas.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e V
  • B. I, III e IV
  • C. II, III e V
  • D. I e IV
  • E. II e V

Entre tantos conceitos que o termo notícia pode suscitar, tem-se que a notícia é a informação transformada em mercadoria com todos os seus apelos estéticos, emocionais e sensacionais; para isso, a informação sofre um tratamento que a adapta às normas mercadológicas de generalização, padronização, simplificação e negação do subjetivismo. Essa conceituação se mantém próxima dos fundamentos da:

  • A. Teoria da informação
  • B. Teoria crítica
  • C. Teoria hipodérmica
  • D. Cultural studies
  • E. Escola de Chicago

Marshall McLuhan trouxe contribuições para o campo teórico da comunicação. Entre as suas idéias mais conhecidas e debatidas, está a máxima: O meio é a mensagem. Pode-se afirmar que, para o autor, �o meio é a mensagem� por:

I. Envolver sempre conteúdos e ações humanas.

II. Estudar somente os produtos e conteúdos da comunicação de massa.

III. Significar que o meio configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas.

IV. Apresentar novos padrões de associação e organização humanas que o meio cria e não pelo conteúdo em si.

V. Veicular informações de caráter ideológico e intencional.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A. I, III, V
  • B. II e IV
  • C. III e IV
  • D. V
  • E. I, III e IV

McLuhan, ao estudar o desenvolvimento da comunicação humana, identificou três períodos históricos distintos:

a Era da tribo, marcada pela comunicação oral; a Era da destribalização, marcada pela escrita e pela imprensa de Gutemberg e a Era eletrônica, para a qual ele cunhou a expressão aldeia global. Sobre a aldeia global de McLuhan, análise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s).

( ) A Era eletrônica provocaria uma implosão, unificando o sistema nervoso da humanidade num todo simultâneo que a levaria, progressivamente, a uma aldeia global, tribal e planetária.

( ) A aldeia global seria uma espécie de retorno às formas primitivas de comunicação.

( ) A aldeia global envolveria, sobretudo, um mundo interligado pela televisão como meio mais importante da atualidade.

( ) A aldeia global marcaria a passagem da era Gutemberg à era eletrônica, significando para o Ocidente uma transformação profunda da consciência humana, outrora, individual e analítica, tornando-se holística e intuitiva.

( ) A aldeia global corresponde ao chamado período da Revolução Industrial e à consolidação da economia capitalista e da cultura de massa.

A seqüência correta é:

  • A. F V V F V
  • B. V F F V F
  • C. V F F F V
  • D. F V F V F
  • E. F F V F F

A Teoria Matemática da Comunicação é uma teoria otimizada das mensagens em cujo esquema há um(a)

  • A. fonte ou nascente da informação, a partir da qual é emitido um sinal, através de um aparelho transmissor. Esse sinal viaja através de um canal, ao longo do qual pode ser perturbado por um ruído. Quando sai do canal, o sinal é captado por um receptor que o converte em mensagem que, como tal, é compreendida pelo destinatário.
  • B. destinatário, a partir do qual é emitido um sinal, através de um aparelho transmissor. Esse sinal viaja através de um ruído, ao longo do qual pode ser perturbado por um sinal. Quando sai do sinal, o canal é captado por uma fonte que o converte em sinal novamente que, como tal, é compreendido pelo receptor.
  • C. processo comunicativo que envolve três perguntas clássicas: "Quem?", "Diz o quê?" e "Com que efeito?".
  • D. processo comunicativo que se constitui na fórmula clássica do jornalismo: 3Q + O + P + C.
  • E. processo comunicativo baseado em duas perguntas básicas: "O que os mass media fazem com as pessoas?" e "O que as pessoas fazem com os mass media?".

Sobre a hipótese Agenda Setting, numere CORRETAMENTE a coluna da direi-ta de acordo a da esquerda:

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A.

    3 – 2 – 1 – 4 – 5

  • B.

    5 – 3 – 2 – 1 – 4

  • C.

    5 – 4 – 2 – 1 – 3

  • D.

    3 – 1 – 5 – 2 – 4

O campo da comunicação é complexo e diversificado quanto à sua natureza epistemológica: sua abrangência vai do campo científico, como ciências sociais aplicadas, ao campo técnico onde pode ser estudado como um conjunto de práticas profissionais como as do jornalismo, da publicidade, das relações públicas, do cinema e outros, podendo também ser analisado como um campo de poder ligado à gestão dos complexos da mídia contemporânea. É, portanto, um campo de conhecimento que abriga uma multiplicidade de abordagens, muitas vezes concorrentes.

Considerando o texto acima e contextos correlatos, julgue os itens a seguir.

O pensamento comunicacional contemporâneo é uma área das ciências sociais aplicadas e se caracteriza pela singularidade de seu objeto de estudo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O campo da comunicação é complexo e diversificado quanto à sua natureza epistemológica: sua abrangência vai do campo científico, como ciências sociais aplicadas, ao campo técnico onde pode ser estudado como um conjunto de práticas profissionais como as do jornalismo, da publicidade, das relações públicas, do cinema e outros, podendo também ser analisado como um campo de poder ligado à gestão dos complexos da mídia contemporânea. É, portanto, um campo de conhecimento que abriga uma multiplicidade de abordagens, muitas vezes concorrentes.

Considerando o texto acima e contextos correlatos, julgue os itens a seguir.

Desde a Segunda Guerra Mundial, quando começaram os estudos mais sistemáticos na área de comunicação, a problemática da recepção como sujeito do processo tornou-se uma das áreas que reuniram maior número de pesquisas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à produção jornalística na Internet, é preciso atentar para uma série de vantagens e desvantagens inerentes ao meio e ao comportamento dos usuários. Levando em conta tais condicionamentos, julgue os itens subseqüentes.

A identidade do conceito de comunicação pública com comunicação governamental é consenso entre os autores da área.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...