Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Zozolli (In: BARBOSA, Ivan Santo (org.). Os Sentidos da Publicidade – estudos interdisciplinares. São Paulo: Thomson, 2005), o trabalho de propaganda e marketing das marcas comerciais-institucionais no século XXI tende a:

  • A.

    explorar os meios de comunicação de massa, tentando atingir o maior número de pessoas, indistintamente, possíveis em uma campanha

  • B.

    convencer vários segmentos de possíveis consumidores da compra de um produto, utilizando ferramentas de propaganda subliminar

  • C.

    aprimorar formas de marketing de relacionamento, desenvolvendo o marketing de permissão aliado a estratégias on-line de comunicação de marca

  • D.

    desenvolver o marketing de interrupção, aprimorando o marketing de relacionamento aliado aos serviços de call center

  • E.

    explorar a Internet para o trabalho de relações públicas da marca, oferecendo formas diferenciadas de pagamento e promoções de produtos com brindes on-line

O modelo de comunicação de Rogers e Kincaid, citado por Mattelart e Mattelart (1999), conhecido como "análise da rede de comunicação", busca identificar:

  • A. indivíduos, grupos-livres e empresas.
  • B. pesquisas, qualidades e produtos.
  • C. mercados, comunicação e sujeitos.
  • D. bandos, indivíduos-pontes e indivíduos-ligações.
  • E. receptores, agentes-novos e culturas-híbridas.

Segundo Lage (2000), o jornalista é um tradutor de discursos porque a sociedade moderna é composta de especialistas. Nessa mediação, o repórter deve usar a:

  • A. sua própria maneira de expressar as idéias.
  • B. expressão popular da língua falada.
  • C. linguagem do entrevistado, sem distorções.
  • D. linguagem da gramática, na norma culta.
  • E. linguagem comum e simplificada.

Na linguagem jornalística, alguns verbos declarativos são considerados neutros e, segundo o Manual de Redação da Folha de São Paulo, devem ser preferidos aos de carga positiva ou negativa. Identifique a opção que apresenta somente verbos declarativos.

  • A. Argumentar, expor, admitir, alegar e reconhecer.
  • B. Concluir, confessar, garantir, expressar e jurar.
  • C. Ressaltar, lembrar, prometer, lembrar e ouvir.
  • D. Afirmar, dizer, declarar, responder e perguntar.
  • E. Salientar, jurar, comunicar, discursar e traduzir.

Segundo Ferrari (2004), o texto para um jornal on-line deve ser:

  • A.

    elaborado para dar sentido às imagens da home-page.

  • B.

    redigido da mesma forma que no veículo impresso.

  • C.

    conciso, como o impresso, e detalhado, como o da TV.

  • D.

    produzido com cuidado e grande rapidez de atualização.

  • E.

    formal, e escrito segundo a norma culta gramatical.

Segundo Garcia (1992), o texto jornalístico deve atender a certos requisitos técnicos, como:

  • A. beleza, correção e estilo.
  • B. ritmo, precisão e certeza.
  • C. leveza, fluidez e clareza.
  • D. verdade, eufonia e expressão.
  • E. exatidão, clareza e concisão.

Segundo Lasch, citado por Karam (2004), "vivemos um mundo de pseudo-eventos e quase-informações, no qual a atmosfera está saturada de declarações que não são nem verdadeiras nem falsas, mas críveis". Para esse autor, tal fato constitui:

  • A. um jornalismo apenas declaratório e anti-ético.
  • B. o marketing da informação jornalística.
  • C. o lugar da ambigüidade de um texto bem escrito.
  • D.

    o espaço para interpretações utilitárias da notícia.

  • E. a expressão de um jornalismo antigo e ambíguo.

O conceito de valoração polar em Bucci (2000) pode ser aplicado a um(a):

  • A.

    juiz que não condena um furto praticado para matar a fome.

  • B.

    julgamento público que condena, antes da justiça, um ato ilícito.

  • C.

    forma de liberalização da justiça diante de situações injustas.

  • D.

    atitude fundamentada em princípios anti-éticos e criminosos.

  • E.

    vontade de praticar o bem através de julgamentos em tribunais.

O interesse dos teóricos sobre o processo de comunicação é diversificado e variado. No caso da obra produzida por Marshall McLuhan, a ênfase é dada

  • A.

    à recepção das mensagens.

  • B.

    à emissão das mensagens.

  • C.

    ao canal de comunicação.

  • D.

    aos aspectos sociológicos da comunicação.

"Visa vigiar o meio ambiente, correlacionar as partes da sociedade, transmitir a herança cultural, socializar os indivíduos e ajudar na formação de cidadania ativa e consciente."

Esta formulação é adequada para definir

  • A.

    o jornalismo.

  • B.

    a publicidade.

  • C.

    as relações públicas.

  • D.

    o marketing.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...