Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Quanto ao destino, os conteúdos, apresentados na questão 24, sobre a instituição e sobre o concurso, divulgados no site, são considerados, neste caso, como uma mensagem
restrita.
dirigida.
massiva.
específica.
manipulada.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Identifique o recurso visual ao qual as orientações abaixo se adequam.
Use-o apenas em ambientes pequenos, para 50 pessoas no máximo. Em ambientes maiores, prefira recursos que possam ampliar o visual;
Posicione-se de maneira a não precisar passar com freqüência na frente do visual para escrever – se você for destro, fique com a mão esquerda do lado do cavalete; se for canhoto, a mão que deverá estar ao lado dele é a direita;
Em ambientes amplos, se você não dispuser de outro recurso para melhorar a visibilidade, use dois, um ao lado do outro, como se fosse um só;
Procure destacar as informações importantes com ocres diferentes. Reserve, no entanto, o vermelho para ambientes pequenos ou quando a tinta for bastante forte, pois, de maneira geral, é uma cor de fraca visibilidade. Se tiver de optar por duas cores prefira a preta e a azul.
Se for utilizar um visual em mais de uma oportunidade na mesma apresentação, prefira fazê-lo duas ou mais vezes a retroceder as folhas já viradas para encontrá-lo.
Cartaz;
Flip chart;
Quadro didático;
Quadro branco.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre redação e linguagem jornalísticas, analise as afirmativas abaixo.
I. Com exceção das citações, as sentenças são construídas, quase sempre, em discurso indireto.
II. Os períodos costumam ser mais curtos do que no uso formal para facilitar a leitura e a compreensão por parte do leitor.
III. Períodos com mais de 20 (vinte) palavras, em média, dependendo do grau de coesão, são de difícil leitura e seletivos quanto ao nível cultural do leitor.
Das afirmativas acima, está(ão) corretas(s)
I, II e III
I, apenas
I e II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
Comunicação Social - Produção Gráfica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A cor é sem dúvida, um poderoso instrumento na caixa de ferramentas das apresentações. Ela pode avivar uma apresentação, tornar uma mensagem cristalina, propiciar um ar mais convidativo a uma apresentação multimídia, enfim, cativar a atenção de uma audiência e garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem veiculada. Afinal, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco. A utilização adequada das cores deve também levar em consideração o efeito psicológico. Nas questões de número 6 a 15 indique as associações e simbolismos das cores:
Vermelho:
relaxante, distância;
calmante, esperança;
excitante, proximidade;
divertido, claro, leve.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes como: signos, imagens, desenhos, gráficos, são manifestações da:
Comunicação gráfica;
Comunicação audiovisual;
Comunicação visual;
Comunicação virtual.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A cor é sem dúvida, um poderoso instrumento na caixa de ferramentas das apresentações. Ela pode avivar uma apresentação, tornar uma mensagem cristalina, propiciar um ar mais convidativo a uma apresentação multimídia, enfim, cativar a atenção de uma audiência e garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem veiculada. Afinal, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco. A utilização adequada das cores deve também levar em consideração o efeito psicológico. Nas questões de número 6 a 15 indique as associações e simbolismos das cores:
Azul:
energia, calor;
duplo sentido;
sem vida;
relaxante, distância.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Na linguagem das palavras escritas, o que conta primeiro:
é a centralização das palavras;
é a distância entre a figura e o fundo;
é a figura (as palavras e sua colocação);
é a distância entre as figuras e o segundo plano.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A cor é sem dúvida, um poderoso instrumento na caixa de ferramentas das apresentações. Ela pode avivar uma apresentação, tornar uma mensagem cristalina, propiciar um ar mais convidativo a uma apresentação multimídia, enfim, cativar a atenção de uma audiência e garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem veiculada. Afinal, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco. A utilização adequada das cores deve também levar em consideração o efeito psicológico. Nas questões de número 6 a 15 indique as associações e simbolismos das cores:
Verde:
calmante, esperança;
limpo, luz;
conforto;
duplo sentido.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
São ferramentas utilizadas pela comunicação assíncronas:
Bate papo e videoconferência;
Teleconferência e videoconferência;
Câmera de vídeo e microfone;
Correio eletrônico e fórum de discussão.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A cor é sem dúvida, um poderoso instrumento na caixa de ferramentas das apresentações. Ela pode avivar uma apresentação, tornar uma mensagem cristalina, propiciar um ar mais convidativo a uma apresentação multimídia, enfim, cativar a atenção de uma audiência e garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem veiculada. Afinal, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco. A utilização adequada das cores deve também levar em consideração o efeito psicológico. Nas questões de número 6 a 15 indique as associações e simbolismos das cores:
Amarelo:
divertido, leve;
pesado, duro;
sem vida;
relaxante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...