Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O resumo da notícia, colocado na primeira página ou na capa de um caderno, com esclarecimento sobre a seção ou página em que pode ser lida, é denominado
crônica.
editorial.
resenha.
chamada.
comentário.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Com relação à estrutura do lead, analise as afirmativas abaixo.
I. O lead, em geral, é constituído do primeiro parágrafo.
II. O lead apresenta, sucintamente, o assunto ou destaca o fato essencial.
III. Corpo ou lead da notícia é a introdução ou abertura de uma notícia ou reportagem. Das afirmativas acima, está(ão) corretas(s)
I, II e III
I, apenas
I e II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre a função do lead, analise as afirmativas abaixo.
I. A leitura do lead pode seduzir o leitor a ler a matéria até o final.
II. Na construção do lead, o redator deve responder às questões básicas da informação: o quê? quem? quando? e onde?
III. O lead torna possível ao leitor, que dispõe de pouco tempo, tomar conhecimento do fundamental de uma notícia em rápida e condensada leitura.
Das afirmativas da página anterior, está(ão) corretas(s)
I, II e III
I, apenas
I e II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
São recursos audiovisuais:
Rádios, discos, fitas magnéticas, gráficos, diapositivos, transparências e museus;
Reálias, fotografias, exposição, gravuras, diafilmes e imanógrafo;
Modelos, vivários, espécimes, flanelógrafo, computador multimídia;
Diapositivos e diafilmes com som, cinema, televisão, videocassete e computador multimídia.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O uso de recursos audiovisuais, o modo como se conduz a apresentação e a observação dos participantes, são decisivos para o sucesso de uma apresentação. Responda verdadeiro (V) ou falso (F) e depois escolha a alternativa correspondente:
( ) Mantenha contato visual com os participantes.
( ) Faça com que suas mãos reforcem seu discurso, mantendo-as, contudo, abertas.
( ) Cruze os braços quando não souber o que fazer com eles.
( ) Roupas podem iludir e desiludir. Vista-se de acordo com o grupo.
( ) Sorrisos e gestos não ajudam a derrubar as barreiras iniciais.
V, V, V, F e F;
V, F, V, F e V;
V, V, F, V e F;
V, F, F, V e V.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.
Exposição sistematizada de algum conteúdo, tratado com uma determinada exaustividade, pode ser considerada como uma aula expositiva, com o diferencial de que o professor pode ser substituído pelo programa de vídeo.
Videoapoio;
Videoprocesso;
Videolição;
Videointerativo;
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.
Trabalha com imagens isoladas. É usado como acompanhamento da exposição verbal por parte do professor ou dos próprios alunos. É estabelecida uma interação entre as imagens e o discurso verbal do professor que dá dinamismo às imagens, e estas por sua vez acompanham, demonstram, matizam ou complementam o discurso verbal.
Programa monoconceitual ou filmes-conceito;
Videoapoio;
Vídeodocumento;
Videoarte.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.
Possibilita uma dinâmica de aprendizagem em que os alunos se sentem criadores ou, pelo menos, como sujeitos ativos, como protagonistas. Podem ser incluídos os trabalhos de criação artística. É uma das fórmulas mais criativas no uso didático do vídeo que pode e deve ser reinventada a cada dia.
Videoarte;
Videolição;
Videoanimação;
Videoprocesso.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.
São programas curtos (4 ou 5 minutos), geralmente mudos, e que desenvolvem um só conceito, um aspecto parcial e concreto de um tema, um fenômeno, uma noção ou um fato.
Videoespelho;
Programa monoconceitual ou filmes-conceito;
Videolição.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Responda verdadeiro (V) ou falso (F) de acordo com as normas técnicas para a criação de apresentações eletrônicas em videoconferência:
( ) O fundo das apresentações eletrônicas devem estar em cores fortes para evitar que a transmissão fique visualmente cansativa para os participantes.
( ) A cor das fontes deve ser branca e de um tamanho grande o suficiente para ser bem entendido na tela da TV.
( ) Usar tipos de fonte de fácil entendimento e com serifas.
( ) Os gráficos ou imagens devem ter cores fortes e devem estar em um tamanho suficiente para ser bem compreendidos na tela de TV.
( ) Utilizar imagens listradas e quadriculadas nas apresentações para evitar o chamado "batimento" (impressão que as imagens estejam se movendo na tela).
V, V, V, V e V;
F, F, F, F e F;
F, V, F, V e F;
V, F, V, F e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...