Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Uma das formas de assegurar que todos os empregados alinhem seus esforços e ações com atenção ao planejamento estratégico é a empresa perceber como de grande relevância o papel da(o)

  • A. comunicação interna
  • B. pesquisa de mercado
  • C. benchmarking
  • D. outsourcing
  • E. marketing direto

No planejamento da comunicação de uma organização, é preciso levar em conta o direcionamento do fluxo de informação. A opção adequada a esse planejamento é a comunicação

  • A. ascendente, em que as informações são levadas aos escalões superiores com a transmissão de normas, instruções e procedimentos.
  • B. descendente, em que as informações são transmitidas dos altos escalões para a base e retornam com feedback de resultados.
  • C. diagonal, em que o contato entre pessoas de status igual em departamentos diferentes permite a transmissão de opiniões e atitudes, da base aos escalões superiores.
  • D. horizontal, em que ocorre a interação de integrantes da organização de níveis ou departamentos diferentes.
  • E. multidirecional, em que as informações circulam entre pessoas de status equivalente, em departamentos diferentes.

A melhor definição para Comunicação de Marketing encontra- se em:

  • A. Disciplina que cuida do relacionamento entre a empresa e o segmento que representa o consumidor do produto ou do serviço fruto da empresa.
  • B. Operação financeira entre uma empresa e uma pessoa jurídica que usufrui os bens, mediante pagamento de prestações.
  • C. Pedido de trabalho que geralmente é guardado num envelope em que se colocam todas as referências à imagem da empresa.
  • D. Política responsável pela transformação da mensagem em um formato que seja aceito por meio de divulgação original.
  • E. Processo para o desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais, direcionadas ao alcance de resultados planejados.

Uma bem elaborada estratégia de Comunicação Integrada de Marketing geralmente engloba três vertentes: mídia paga, mídia não paga e no media.

As três oportunidades são fruto do trabalho, respectivamente, dos seguintes profissionais:

  • A. cineasta, relações públicas e publicitário
  • B. jornalista, vendedor e cineasta
  • C. assessor, publicitário e vendedor
  • D. publicitário, jornalista e relações públicas
  • E. vendedor, publicitário e jornalista

Os blogs são ferramentas que ilustram bem o novo papel do público: assumir o controle, o conteúdo, a produção e o consumo da informação. Um exemplo desse processo é o WordPress, plataforma que foi além da possibilidade da criação de um blog. Com o software criado e distribuído gratuitamente, o internauta faz o blog e também pode ajudar a melhorar a plataforma.

Nesse novo contexto da comunicação, percebe-se que

  • A. a evolução da internet é essencialmente tecnológica.
  • B. a exclusividade de produção da informação está consolidada.
  • C. uma mudança, sobretudo de paradigma, vem acontecendo.
  • D. o produtor ainda não aprendeu a melhorar sua conduta através do cliente.
  • E. o consumidor, apesar de tudo, ainda não tem a decisão final.

Uma pesquisa sobre o grau de confiança do consumidor nas diversas formas de publicidade, realizada em 2009, descobriu que 90% das pessoas confiam nas recomendações de pessoas conhecidas, 65% confiam em outras formas de publicidade e 70% dos consumidores declararam confiar nos meios ligados ao marketing de conteúdo. O que essa pesquisa demonstra é a eficiência da indicação, a chamada propaganda boca a boca. No meio digital, o marketing viral tem sido usado para esse tipo de comunicação. Uma boa estratégia dessa ferramenta é a

  • A. criação de redes próprias para distribuição.
  • B. distribuição paga através de quantias simbólicas.
  • C. propagação da mensagem através de usuários alfa.
  • D. priorização da compra de mídia convencional.
  • E. promoção que distribua amostras gratuitas do produto.

A natureza estratégica do patrocínio esportivo indica que esse é um investimento com grande potencial de retorno. Sendo assim, no escopo da comunicação mercadológica, o patrocínio

  • A. é desenvolvido como projeto de marketing, independente da estratégia mercadológica global do patrocinador.
  • B. é uma forma de marketing direto, altamente segmentado, que cria oportunidades de publicidade e vantagens comerciais diferenciadas.
  • C. é uma oportunidade de estimular relacionamentos duradouros entre os maiores fãs do esporte patrocinado.
  • D. é visto como uma aliança que apresenta oportunidades de marketing, tanto para o esporte quanto para o patrocinador.
  • E. tem como objetivo único o retorno financeiro para o patrocinador, uma vez que gera renda extra, ao se associar a marcas reconhecidas no mundo dos esportes.

Algumas importantes empresas brasileiras fazem grandes investimentos em projetos sociais, culturais e ambientais. Tais investimentos refletem uma preocupação que vai além das questões que permeiam a distribuição de renda desigual na sociedade. Eles fazem parte de um projeto maior que tem como objetivo

  • A. aplicar em recursos humanos.
  • B. cuidar da reputação corporativa.
  • C. difundir o marketing share.
  • D. investir na comunicação interna.
  • E. valorizar o marketing virtual.

Duas das ferramentas da comunicação integrada de marketing mais frequentemente utilizadas no universo do marketing esportivo são

  • A. licenciamento e logística
  • B. produto e distribuição
  • C. promoção de vendas e publicidade
  • D. relações públicas e pesquisa de mercado
  • E. vendas pessoais e merchandising

Nas modernas estratégias de comunicação social corporativa, recomendadas para a valorização da marca e dos produtos, NÃO se aplica a constatação de que o

  • A. dumping social inviabiliza qualquer investimento em responsabilidade social.
  • B. erro de um patrocinado influencia na imagem da marca patrocinadora.
  • C. investimento em ações sociais representa um desvio na relação empresarial.
  • D. passivo ambiental é uma nova preocupação que ronda os acionistas.
  • E. marketing ecológico é eficaz para elevar a reputação corporativa.
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