Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Criados com a finalidade de serem apenas diários pessoais eletrônicos, os blogues conquistaram, em pouco tempo, um novo espaço na internet. Os blogues vêm servindo de base para diversos estudos de especialistas em comunicação porque

  • A. acabam com a exclusividade do jornalismo quanto à divulgação de informações.
  • B. desqualificam a notícia pela falta de organização na veiculação da informação.
  • C. direcionam o conteúdo pouco informativo e setorizado ao posicionamento do leitor.
  • D. mantêm a convencional via de mão única, tradicional na comunicação de massa.
  • E. reduzem o compromisso ético-profissional do jornalismo a uma opinião pessoal.

O texto de um determinado veículo jornalístico apresenta como característica específica o uso das palavras ontem, hoje e anteontem. Já o texto informativo de outro tipo de veículo apresenta como característica o uso de datas marcando o dia da semana, do mês e, se possível, do ano. Os dois veículos jornalísticos cujos textos adotam as características acima apresentadas, na ordem em que foram enunciadas, são:

  • A. blogues jornalísticos e webtv
  • B. jornais diários e portais de notícia
  • C. Mídia Ninja e radiojornais
  • D. revistas semanais e telejornais
  • E. sites empresariais e house organs

Criação do brasileiro Pompeu de Souza, no início dos anos 1950, no Diário Carioca, o sublead, em relação ao lead, tem a função de

  • A. completá-lo, pois desloca alguns elementos essenciais do parágrafo anterior.
  • B. concluí-lo, pois responde às seis perguntas básicas da curiosidade do leitor.
  • C. enumerá-lo, pois exclui os fatos excepcionais destinados a encurtar a história.
  • D. fechá-lo, pois carrega a apresentação da novidade sobre a notícia.
  • E. resumi-lo, pois apresenta um relato sintético do acontecimento.

Para se obter sucesso na divulgação de um fato, não basta que sejam distribuídos releases por meio eletrônico. Uma eficaz assessoria de imprensa é realizada com o(a)

  • A. conceito valor-notícia ampliado, contemplando os interesses da instituição.
  • B. trabalho constante de corpo a corpo com os jornalistas das redações.
  • C. sinal verde para o controle do conteúdo e da informação dentro da edição.
  • D. informação limitada à divulgação por notas oficiais, publicadas em meios digitais.
  • E. entrevista coletiva sendo o meio preferencial de relacionamento com os jornalistas.

O texto publicitário tem por característica uma estrutura circular, o que significa dizer que esse tipo de texto

  • A. expõe dados da realidade de modo objetivo, privilegiando o objeto, o contexto.
  • B. deve conter uma única proposição de venda, ao longo de seu desenvolvimento.
  • C. evita o questionamento e tem por objetivo levar o leitor a conclusões definitivas.
  • D. utiliza citações de especialistas que dão seu testemunho favorável, validando o que está sendo afirmado.
  • E. não escolhe as palavras aleatoriamente, mas sim ideologicamente.

Públicos diferentes de uma empresa necessitam de atuações distintas da comunicação.

Elas precisam, no entanto, ter um ponto em comum, a que se dá o nome de comunicação

  • A. interna
  • B. externa
  • C. integrada
  • D. institucional
  • E. de marketing

House organ é um veículo impresso ou eletrônico dirigido ao público interno ou a segmentos do público externo.

Esse tipo de publicação tem como uma de suas características

  • A. estimular o crescimento do leitor como cidadão.
  • B. restringir-se ao ambiente da empresa.
  • C. ser um veículo predominantemente institucional.
  • D. ser definido pela direção, sem a participação dos funcionários.
  • E. não tratar de problemas ou questões delicadas para a empresa.

A expansão das assessorias de imprensa no Brasil permite afirmar que elas são um dos quatro principais blocos de referência para o exercício do jornalismo.

Ao contratar esse serviço, uma organização espera que a(s)

  • A. empresa crie um vínculo de confiança com os veículos de comunicação.
  • B. imprensa não veicule informações sobre a empresa em época de crise.
  • C. informações sejam aprovadas pela empresa antes de serem publicadas.
  • D. informações de interesse da organização sejam publicadas pela mídia.
  • E. vendas de produtos e serviços da empresa aumentem.

Nos sites e portais dedicados ao jornalismo, é comum o leitor encontrar, lado a lado, notícias sobre assuntos diversos, como tragédias, acontecimentos políticos nacionais e internacionais, registros de aberrações da natureza e particularidades sobre a vida de artistas, entre outros. Essa miscelânea pode ser vista como um resultado da

  • A.

    descaracterização dos veículos e do abandono da objetividade

  • B.

    equiparação entre notícia, entretenimento e consumo

  • C.

    exacerbação da função social do jornalismo

  • D.

    personalização das notícias oferecidas segundo perfis individuais

  • E.

    virtualização das fontes de informação e dos públicos

A redação da notícia em formato de pirâmide invertida é uma técnica fundamental do jornalismo. Nesse formato, após o lide, o restante do texto da notícia deve ser estruturado conforme uma ordem

  • A.

    cronológica, com o desenrolar dos fatos que levaram ao acontecimento descrito no lide.

  • B.

    expositiva, com o último parágrafo obrigatoriamente retomando e concluindo a ideia introduzida no lide.

  • C.

    indutiva, com os fatos apresentados de forma a persuadir o leitor sobre o que foi exposto no lide.

  • D.

    lógica, com os fatos apresentados segundo uma ordenação por relevância e interesse.

  • E.

    objetiva, com a apresentação dos fatos ordenada segundo critérios de isenção e neutralidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...