Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Profissionais do jornalismo utilizam, no dia a dia da redação, termos específicos e essenciais para o processo produtivo da notícia. O único termo que NÃO faz parte da produção do conteúdo jornalístico do boletim televisivo é o(a)

  • A. contraplano
  • B. dedo-duro
  • C. espelho
  • D. lapada
  • E. escalada

O release surgiu na primeira metade do século XX como instrumento para divulgar atos, decretos e ações do governo. Hoje é amplamente utilizado pelas assessorias de imprensa e é bem recebido pelas redações. Um release quebra a confiança do jornalista receptor quando ocorre o(a)

  • A. ineditismo do assunto descrito no documento oferecido à imprensa.
  • B. envio sistemático de textos iguais para os mesmos profissionais do mailing.
  • C. oferecimento exclusivo de informação interessante a um determinado jornalista.
  • D. semelhança da redação do release à da matéria, com lead obedecendo à pirâmide invertida.
  • E. adequação do tema à editoria para a qual o material de divulgação foi enviado.

Algumas revistas semanais, por não terem uma abordagem factual, adotam um texto que possui mais características de redação editorial do que de matéria jornalística. Uma característica marcante nesses textos editorializados, que os difere dos usados em um jornal diário, é o(a)

  • A. início com nariz de cera
  • B. relato dos fatos em ordem cronológica
  • C. fechamento com uma declaração
  • D. ponderação com adjetivos
  • E. eliminação da pirâmide invertida

Para manter o valor essencial do jornalismo, a credibilidade, é necessário que o profissional conquiste e preserve outros dois valores éticos, que são:

  • A. independência e autonomia
  • B. periodicidade e profundidade
  • C. remuneração e dedicação
  • D. prestígio e popularidade
  • E. respeito e promoção

Além da matéria jornalística, os impressos veiculam também outros gêneros textuais, como a crônica, o editorial e o artigo. Em relação aos gêneros textuais mencionados, considere as afirmativas a seguir.

I - A crônica é uma descrição do cotidiano na qual o autor goza de liberdade plena para forjar a narrativa na primeira pessoa.

II - O editorial é um tipo híbrido que mistura elementos literários e jornalísticos com o objetivo de levar informação, reflexão e entretenimento aos leitores.

III - O artigo é um texto de opinião em torno de algum assunto do cotidiano ou de análise detalhada de uma situação da atualidade.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas
  • C. I e III, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III

Há várias características da veiculação de informação on-line que a torna mais atraente tanto para emissores quanto para receptores. NÃO é uma dessas características a(o)

  • A. pessoalidade da comunicação, que tem uma relação direta com a interatividade, pois, na rede, há a possibilidade de se estabelecer uma conversa direta da empresa com o leitor.
  • B. facilidade da leitura da informação, já que o hipertexto permite que o usuário navegue livre de uma sequência predeterminada.
  • C. oportunidade de audiência restrita que ocasiona uma recepção passiva em que a mensagem é empurrada diretamente ao internauta, tipificada como mídia push.
  • D. alta velocidade da transmissão, uma vez que o tráfego de informações, com movimento, som e cor, é quase instantâneo para qualquer parte do mundo.
  • E. custo de veiculação de notícias via World Wide Web, que é irrisório diante do alto preço investido no processo produtivo para TV, rádio e mídia impressa.

Atualmente, ao contratar uma assessoria de imprensa, a empresa interessada dá preferência ao prestador desse serviço que incluir no contrato o programa de treinamento chamado Media Trainning. Esse programa tem o objetivo de preparar os executivos para ter um(a)

  • A. relacionamento adequado com a imprensa.
  • B. conduta ética em rodadas de negócios.
  • C. postura de liderança com os subordinados.
  • D. dicção aperfeiçoada para discursar em público.
  • E. redação jornalística ajustada para house organs.

O texto na web não tem fronteiras de espaço, mas o leitor internauta tem a atenção limitada por vários fatores, entre os quais o interesse e a pressa. Diante dessa constatação, o jornalismo on-line deve obedecer a alguns critérios, dentre os quais NÃO se inclui o que estabelece que a(o)

  • A. frase deve ser curta, mantendo o tom coloquial e obedecendo às normas gramaticais.
  • B. notícia deve ser veiculada em pequenos textos independentes, com elementos em comum.
  • C. redação deve ser clara, concisa, objetiva e mais curta do que a usada no texto escrito em papel.
  • D. veiculação de informações é disposta na ordem cronológica e dispensa o uso do lead.
  • E. termo técnico deve ser traduzido ou explicado quando a sua veiculação for inevitável.

No jornalismo fotográfico, o termo boneco apresenta o seguinte significado:

  • A. Analogia entre a cor da luz emitida por um corpo negro aquecido até a temperatura especificada, em Kelvin.
  • B. Disposição planejada de elementos da imagem ou poses que simulam espontaneidade.
  • C. Imagem com enquadramento formal do rosto de uma pessoa, podendo ser em plano americano ou fechado.
  • D. Cenário a ser fotografado, montado por repórter fotográfico, de acordo com os interesses dos veículos.
  • E. Superexposição da radiação eletromagnética, com o objetivo de impressionar o olho humano.

Uma pesquisa apontou que o produto de uma indústria de ar-condicionado vem sendo alvo, nos últimos cinco anos, de muitas queixas, via defesa do consumidor. Além de tentar corrigir possíveis falhas na produção, essa indústria recorreu a um profissional de comunicação para tentar reduzir o número de ações contra a empresa. Dentre as medidas apresentadas à empresa, prioritariamente, deverá constar a de

  • A. abrir canais de comunicação digitais destinados a acolher reclamações do consumidor e a solucionar rapidamente os problemas apontados.
  • B. contratar os serviços de outdoor para divulgar, via comunicação de massa, os diversos erros verificados nos produtos.
  • C. enviar uma carta para cada novo comprador, informando que erros podem ser encontrados e solicitando ao consumidor que deixe de recorrer à Justiça.
  • D. promover uma entrevista coletiva, enumerando aos jornalistas cada defeito apresentado no período e as correções efetuadas na produção.
  • E. publicar um informe publicitário em um jornal de grande circulação, prometendo empenho para melhorar a qualidade dos seus produtos.
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