Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Um dos vícios mais comuns dos textos dos jornais, revistas, rádios e televisões é o uso inadequado do verbo colocar. Qual é o seu emprego correto?
Colocar os sapatos.
Colocar os trilhos.
Colocar fogo.
Colocar manteiga.
Colocar no lugar.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Em sua função de zelar pela boa imagem da empresa, o trabalho do assessor de imprensa envolve:
conseguir espaço na mídia através da troca de favores com repórteres.
divulgar fatos tanto positivos quanto negativos, para manter a empresa na mídia.
fazer confidências em off a repórteres sobre problemas internos da empresa.
inventar ou exagerar fatos cuja divulgação seja favorável à empresa.
sugerir à imprensa pautas interessantes e intermediar o contato com a empresa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Um problema comum nas redações e nas assessorias de comunicação é o jornalista ter conhecimento de uma informação relevante, mas estar impedido de divulgá-la logo. Denomina-se essa informação:
com proibição.
com embargo
sem exclusividade.
sem apuração.
sem verdade.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Entre o interno e o externo, o papel da Comunicação Empresarial é criar uma rede de relacionamentos que visam a tornar a empresa e seus produtos conhecidos pela população. Para isso, ela usa algumas técnicas de integração, como:
contatos e notas.
eventos e releases.
relações públicas e marketing.
notícias positivas e brindes.
anúncios e merchandising.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Todas as empresas podem ser alvo de crises noticiadas pela imprensa. Que atitude o profissional de comunicação empresarial ou o assessor de imprensa NÃO deve tomar em situações como essa?
Divulgar nota oficial da empresa.
Tratar bem os jornalistas.
Trabalhar de forma proativa.
Contar em off episódios sigilosos.
Dar notícias positivas da empresa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
A assessoria de imprensa é o elo entre a empresa e os veículos de comunicação. Deve, portanto, realizar os serviços de:
redação, divulgação e clipping de notícias.
contatos com colunistas e redação de notas.
atendimento aos jornalistas e fornecimento de notícias.
imagem positiva da empresa e redação de textos elogiosos.
envio de releases e fotos para as redações.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Quais os instrumentos que o assessor de imprensa tem em mãos para informar ao jornalista os acontecimentos da empresa, governo ou instituição pública ou privada?
Eventos, vídeos, Internet e coletiva
Clipping, telefone, notícias e negociação.
Releases, sugestão de pauta, nota e entrevista.
Exclusiva, texto curto, mensagem e declaração.
Fato novo, contato, convencimento e imagem.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Assinale a opção que apresenta o instrumento usado para habilitar executivos e outros profissionais de empresas públicas e privadas a dar entrevistas.
Treinamento de voz.
Mídia training.
Etiqueta.
Briefing.
Clipping.
O Plano Cruzado foi instituído pelo governo:
Itamar Franco, em fevereiro de 1994.
Fernando Collor, em março de 1990.
José Sarney, em fevereiro de 1986.
Fernando Henrique, em fevereiro de 1998.
Tancredo Neves, em fevereiro de 1984.
No final dos anos 40, Horkheimer e Adorno formularam um conceito-chave para os estudos contemporâneos de comunicação que é o da:
cultura de massa.
comunicação de massa.
sociedade da informação.
indústria cultural.
aldeia global.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...