Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Paul Johnson, citado por Carlos Alberto Di Franco, em Jornalismo, Ética e Qualidade (Vozes, 1996), a invasão de privacidade é o "pecado mais pernicioso da mídia de nossos tempos". A fronteira ética entre o direito à informação e o direito à privacidade é(são) o(a):
interesse do jornal para aumentar a tiragem.
bem comum na forma do interesse público.
construção de uma denúncia para gerar provas.
excitação e a mobilização do público leitor.
curiosidade do público e o interesse do jornal.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Uma pauta de notícias deve conter:
nome, descrição detalhada do fato, recomendações da redação, espaço disponível na página, formas de apuração e enfoques principais.
evento, hora e local, exigências para a cobertura, indicação de recursos e equipamentos e o que se espera como aproveitamento editorial.
levantamento exaustivo das fontes, indicação de sites, formas de perguntar, definição dos entrevistados e indicações de conduta e etiqueta.
orientação ideológica e editorial, pesquisa de fontes e em biblioteca, estudos acadêmicos em relação ao evento e interpretações possíveis.
formas de abordagem do tema, indicação de autoridades que possam dar entrevista, descrição minuciosa do tema e linhas de apuração.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Quando o assessor de comunicação tem conhecimento de uma informação relevante para a empresa ou instituição pública, mas não pode divulgá-la logo, só depois de certa data ou hora, envia-a para os meios de comunicação com:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O texto de um press-release, em sua forma, deve ser:
analítico, para convencer o jornalista das vantagens da publicação.
argumentativo, para mostrar ao jornalista a sua relevância.
cronológico, no sentido do tempo necessário para se dar o fato.
informativo, para chamar a atenção do jornalista para a notícia.
narrativo, para contar ao público como se chegou ao fato.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
A imagem de uma empresa ou instituição pública depende de sua atuação junto à sociedade. Entretanto, ela também é parte das funções do assessor de imprensa. Nesse sentido, seu papel é:
manter a empresa ou instituição pública na mídia através de matérias positivas.
despertar o interesse dos repórteres com informações em off não divulgáveis.
abrir espaços na imprensa através de favores e regalos concedidos a repórteres.
construir fatos e versões para uma divulgação que seja favorável à boa imagem.
sugerir pautas interessantes e intermediar o contato da imprensa com a empresa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O modelo de relações públicas simétrico de duas mãos, citado por Kunsch (1997), se caracteriza por:
disseminar informações que atingem públicos diferenciados.
publicar notícias sobre a organização e obter sua repercussão.
pesquisar o interesse da empresa para melhor chegar ao público.
buscar o equilíbrio entre os interesses da empresa e os do público.
Cada vez mais, observa-se uma valorização da chamada reportagem investigativa. Esse gênero de texto deve considerar para publicação:
denúncias que chegam à redação com acusações a pessoas ou empresas.
pautas geradas em investigações parlamentares ou policiais.
trabalho exaustivo de levantamento e conferência de informações.
casos de empresas públicas que causam escândalo à ordem social e política.
defesa de interesses legítimos da classe ou grupos sociais minoritários.
O gênero jornalístico que se caracteriza por uma notícia que vai além do seu caráter factual e imediato chama-se:
suíte.
resenha.
crônica.
feature.
artigo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Segundo Caldas (2001), processos decorrentes da adaptação das empresas jornalísticas às exigências do mercado, assimilação de novas tecnologias e mudança na estrutura de trabalho nas redações de jornais diários têm como conseqüência a(o):
transformação do conteúdo do jornal numa fusão de assuntos diferenciados.
valorização de um estilo opinativo de redigir que mistura fatos e avaliações.
possibilidade de dedicar mais tempo e espaço à apuração de temas específicos.
incentivo a um conteúdo superficial na abordagem e repetitivo na exploração dos mesmos assuntos.
surgimento de novos espaços dedicados a opinião, como editoriais e colunas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
O Jornalismo tem por definição um compromisso com a verdade, mas verdade, em termos filosóficos, é quase impossível de se definir. Desse aparente paradoxo conclui-se que:
a imprensa tem liberdade para escolher a versão que lhe é mais conveniente.
o jornalista tem permissão para manifestar sua própria versão da verdade.
o jornalista deve investigar os fatos para aproximar-se o mais possível da verdade.
basta que sejam apresentadas duas versões do mesmo fato para representar a verdade.
qualquer versão contada com objetividade e credibilidade é válida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...