Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A notícia, matéria-prima do jornalismo, origina-se de fatos políticos, sociais, econômicos e culturais. Julgue os itens a seguir, a respeito dos critérios de definição e elaboração da notícia.

No jargão da produção jornalística, os depoimentos de pessoas envolvidas no acontecimento são conhecidos como aspas e fazem parte da técnica de produção de notícias, denominada documentação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos: o institucional e o promocional. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Se os propósitos do evento forem promocionais, os objetivos principais deverão incluir resultados de curto prazo, como obter uma reação de venda imediata e desestabilizar os clientes fiéis à concorrência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tipografia sempre foi o principal elemento da página impressa. Atualmente, sob o peso crescente de uma saturação visual e consequente ênfase em relação aos conceitos verbais, a tipografia atinge o seu ponto de mais alta prioridade no mundo do design. Julgue os itens seguintes, relativos a esse assunto.

Ao mudar a largura de composição de uma fonte, alterando suas escalas horizontal e vertical, corre-se o risco de distorcer a proporção das letras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos a responsabilidade social, consumo sustentável, relações com a comunidade e marketing social. O respeito aos princípios dos três erres (3R) — reduzir, reutilizar e reciclar — é uma atitude que pode ser inserida tanto no consumo consciente individual, quanto no engajamento de uma organização a um programa de transparência e responsabilidade socioambiental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do conjunto de técnicas e procedimentos específicos para a atividade de redação jornalística, julgue os próximos itens.

As matérias leves ou feature são constituídas de texto com informações pitorescas ou inusitadas, que não prejudicam ou colocam ninguém em risco; muitas vezes esse tipo de matéria beira o entretenimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos: o institucional e o promocional. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O propósito de um evento classificado como feira, realizado dentro de uma universidade, é expor e comercializar os trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos docentes e alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tipografia sempre foi o principal elemento da página impressa. Atualmente, sob o peso crescente de uma saturação visual e consequente ênfase em relação aos conceitos verbais, a tipografia atinge o seu ponto de mais alta prioridade no mundo do design. Julgue os itens seguintes, relativos a esse assunto.

O corpo do tipo é a medida da altura da letra, em pontos, calculada estritamente do alto da ascendente da letra até a base da descendente da letra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos a responsabilidade social, consumo sustentável, relações com a comunidade e marketing social. Desenvolvimento sustentável é aquele que, situado no presente, não compromete a estabilidade da organização e a satisfação dos públicos interno e externo e dos fornecedores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da classificação do conteúdo jornalístico a partir dos gêneros textuais, julgue os itens seguintes.

O press release, ou simplesmente release, é um texto geralmente direcionado a jornalistas e tem como objetivo divulgar informações ou acontecimentos de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos: o institucional e o promocional. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O evento de interesse institucional visa criar ou firmar o conceito/imagem da empresa, entidade, governo ou pessoa, sem objetivos mercadológicos imediatos. Ao passo que o interesse promocional visa à promoção de um produto da empresa ou de um serviço do governo, entidade, pessoa, em apoio a marketing, também sem fins mercadológicos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...