Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Um dos critérios de classificação dos tipos de comunicação é o polo do emissor. Com base nesse critério, assinale a opção correta no que concerne aos tipos fundamentais de comunicação.

  • A.

    Comunicação do poder público é aquela praticada nos órgãos da administração pública, sob as mais diferentes formas, salvo publicações pagas em espaços midiáticos vendidos por veículos privados.

  • B.

    Comunicação empresarial é aquela estritamente identificada pelo caráter institucional, não englobando, portanto, os apelos publicitários relacionados a linhas de produtos, bens e serviços.

  • C.

    Comunicação das organizações não governamentais (ONGs), como, por exemplo, a veiculada por partidos, sindicatos, igrejas e associações, difere da comunicação das organizações civis por se enquadrar no terceiro setor e depender de recursos estatais.

  • D.

    A autocomunicação de massa, assim denominada por Manuel Castells, é conhecida por caracterizar o atual momento de expansão sem precedentes do uso pessoal da Internet para as mais variadas possibilidades comunicativas.

  • E.

    Comunicação pessoal é aquela estabelecida individualmente, voltada para interesses pessoais em um âmbito estritamente privado.

Julgue os itens subsecutivos, referentes a clipping.

Denomina-se clipping eletrônico o clipping de rádio e televisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à comunicação interna, julgue os itens a seguir.

A comunicação interna objetiva viabilizar toda a interação entre uma dada organização e os seus empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das principais preocupações da arte retórica e da teoria da argumentação consiste em prescrever uma boa relação entre orador e auditório. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Quando delibera com um interlocutor, o orador poderá simular uma situação de argumentação, mas deverá estar consciente de que não está diante de um auditório.

  • B.

    Ao escrever um livro, um autor não o faz como se estivesse se dirigindo a um auditório, pois não está na presença física de uma audiência nem em uma situação argumentativa.

  • C.

    A segurança do orador quanto à universalidade de seus argumentos e sua respectiva estruturação lógica dispensa-o do conhecimento prévio daqueles que compõem o auditório.

  • D.

    Ao se dirigir a um auditório universal, o orador o fará como se falasse para toda a humanidade ou, pelo menos, para todos os seres humanos adultos e normais.

  • E.

    Quando delibera consigo próprio, não há necessidade de o orador se preocupar com a eficácia dos seus argumentos, pois, de fato, não está diante de um auditório.

Considerando a interface entre as relações públicas e a administração de empresas e organizações, julgue os itens que se seguem.

As ações de relações públicas e as de comunicação administrativa, por serem dissociáveis em seus objetivos, não se integram no composto de comunicação organizacional de uma empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à comunicação interna, julgue os itens a seguir.

A rede informal de comunicação, interdependente da comunicação formal e baseada nas relações sociais entre os empregados, flui de maneira lenta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sabendo que a eficácia do discurso depende da estratégia de argumentação adotada e de pressupostos da ética discursiva, assinale a opção correta.

  • A.

    Persuadir ou convencer não será uma questão estratégica quando o orador estiver seguro de que o auditório em foco é composto, em sua maioria, por pessoas adultas, competentes e dotadas de razão.

  • B.

    Os estudiosos da retórica e da argumentação concordam que a situação ideal de fala é aquela em que o orador detém poder sobre um interlocutor que lhe é subordinado.

  • C.

    Em um contexto argumentativo composto por pessoas livres e dotadas de razão, é tácita a compreensão de que a um orador, a quem se concede a primazia da palavra, se concede também a validação do chamado argumento de autoridade ou, em outros termos, da fala competente.

  • D.

    Em um contexto de razão comunicativa e, portanto, de ética discursiva, o melhor argumento sempre prevalecerá sobre os demais argumentos, tidos como perdedores.

  • E.

    Para se dirigir a um público focal, com suas características peculiares, a melhor estratégia será a da argumentação persuasiva.

Considerando a interface entre as relações públicas e a administração de empresas e organizações, julgue os itens que se seguem.

Cabe ao profissional de relações públicas esclarecer seus assessorados acerca da obrigatoriedade de gratuidade das ações de relações públicas aos seus destinatários (públicos internos e externos da organização).

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à comunicação interna, julgue os itens a seguir.

O setor de comunicação interna deve ser integrado aos objetivos e às estratégias de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a interface entre as relações públicas e a administração de empresas e organizações, julgue os itens que se seguem.

Ao profissional de relações públicas compete coordenar esforços em prol da reputação corporativa da organização a que presta serviços, a despeito de as ações de relações públicas independerem das ações de responsabilidades social, financeira e ambiental, que são coordenadas por divisões específicas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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