Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O sistema produtor de notícias não é, em sentido absoluto, uma fonte, mas um codificador inteligente, dotado de competência definida para intervir na mensagem, ao codificá-la. O receptor não é único, mas plural, indefinido e atuante. Fonte e receptores estão imersos no meio social. Em relação às funções da linguagem no jornalismo, julgue os itens que se seguem.
O canal corresponde à função fática: é o meio ou sistema de transmissão usado para transferir a mensagem de um lugar a outro.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às principais correntes teóricas do pensamento comunicacional, julgue os itens a seguir.
O conceito de indústria cultural, elaborado por Adorno e Horkheimer, faz referência à estrutura econômica dos conglomerados midiáticos responsáveis pelo monopólio da produção cultural.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O sistema produtor de notícias não é, em sentido absoluto, uma fonte, mas um codificador inteligente, dotado de competência definida para intervir na mensagem, ao codificá-la. O receptor não é único, mas plural, indefinido e atuante. Fonte e receptores estão imersos no meio social. Em relação às funções da linguagem no jornalismo, julgue os itens que se seguem.
A fonte corresponde à função informacional: no sistema produtor de notícias, a fonte exerce função primária na difusão de informações.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ao longo do processo de profissionalização do jornalismo, desenvolveu-se uma cultura específica à profissão, isto é, um ethos profissional, que pode ser caracterizado como
a forma de ver o mundo compartilhada com todas as outras profissões e com o público em geral.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ao longo do processo de profissionalização do jornalismo, desenvolveu-se uma cultura específica à profissão, isto é, um ethos profissional, que pode ser caracterizado como
o conjunto de valores, normas e crenças profissionais que fundamenta a atuação diária dos jornalistas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ao longo do processo de profissionalização do jornalismo, desenvolveu-se uma cultura específica à profissão, isto é, um ethos profissional, que pode ser caracterizado como
o conjunto de crenças compartilhados pelos jornalistas como uma comunidade interpretativa é baseado unicamente na formação profissional.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às principais correntes teóricas do pensamento comunicacional, julgue os itens a seguir.
Atualmente, a comunicação é considerada um processo dialógico, em que o leitor/receptor interpreta as mensagens a partir de suas vivências e referências socioculturais.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das técnicas de produção em comunicação, julgue os itens seguintes.
Uma boa reportagem é sinônimo de uma entrevista feita com técnica e apuro.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de relações públicas, julgue os itens de 71 a 82.
Cerimonial é a ordem hierárquica que determina regras de conduta das autoridades e seus representantes em ocasiões oficiais ou particulares, permitindo que cada pessoa receba os privilégios a que tem direito.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos aos critérios de noticiabilidade, também conhecidos como valores-notícia.
Entre os critérios de noticiabilidade incluem-se público a ser atingido; concorrência; meio e produto; e facilidade técnica em se obter e produzir imagens e áudios.
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