Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que o governo federal edita normas e manuais de procedimentos para instruir normativamente as ações de comunicação social, julgue os itens a seguir.
O governo federal não legisla sobre liberdade de imprensa, pois é vedada toda forma de censura, com exceção apenas para situações de estado de sítio.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às ideias do texto acima, julgue os itens subsequentes.
No texto, o autor menciona cinco meios de comunicação de massa.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos à produção de notícias.
A apuração compreende as seguintes fases: observação, anotação, indexação e organização dos apontamentos.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando o texto apresentado, julgue os itens a seguir.
Durante a crise, as decisões, os pronunciamentos e a informação aos públicos de interesse são atribuições do principal dirigente da organização, não cabendo a ninguém mais essa tarefa.
As funções desempenhadas pelo jornalista incluem a de repórter, o qual
deve redigir, condensar, titular, interpretar, corrigir e coordenar a matéria a ser divulgada.
tem o encargo de redigir editoriais, crônicas ou comentários, além das incumbências de redação comum.
tem a incumbência de organizar e conservar cultural e tecnicamente o arquivo redatorial, procedendo à pesquisa dos respectivos dados para elaboração de notícias.
responde legalmente pelos conteúdos editoriais de cada edição, perante eventuais questionamentos jurídicos.
cumpre a determinação de colher notícias ou informações, preparando ou redigindo matérias para divulgação.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando as peças da campanha da Previdência Social apresentadas, julgue os seguintes itens.
O tema da campanha, entre outros elementos, é "um novo tempo", cujas acepções remetem a uma nova fase, uma nova oportunidade e também à agilidade do serviço.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que o governo federal edita normas e manuais de procedimentos para instruir normativamente as ações de comunicação social, julgue os itens a seguir.
A observância do decoro para com a moral e com os bons costumes dos conteúdos jornalísticos está sujeita ao sistema de classificação indicativa vigente no Brasil.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos às qualidades do texto voltado ao telejornalismo.
O texto televisivo não precisa ter começo, meio e fim.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos à produção de notícias.
Os métodos de apuração podem seguir, em linhas gerais, três caminhos: o direto, o indireto e o semidireto.
No contexto de difusão e apresentação de fato jornalístico, é correto afirmar que a Internet é
uma hipermídia no que se refere à polissemia própria dos meios audiovisuais, mas não no que se refere aos conteúdos noticiosos, já que continua seguindo o padrão standard das agências internacionais.
o maior de todos os meios de comunicação de massa tradicional, devido à quantidade de internautas existentes em todo o mundo e à difusão de conteúdos jornalísticos em tempo real.
uma hipermídia, na qual a notícia pode ser apresentada por meio de uma sucessão de hiperlinks e de acordo com um novo contexto, o do hipertexto.
a maior de todas as mídias abertas (broadcast), em decorrência de sua capacidade de prover conteúdos a la carte, acessáveis por meios de links, hiperlinks e redes sociais.
uma hipermídia, mesmo sem ter ocasionado modificação significativa no que se refere à estrutura da pirâmide invertida de transmissão dos fatos.
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