Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando as peças da campanha da Previdência Social apresentadas, julgue os seguintes itens.
Tanto o cartaz quanto o broadside são peças para o público interno que visam à divulgação da campanha da previdência social.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que o governo federal edita normas e manuais de procedimentos para instruir normativamente as ações de comunicação social, julgue os itens a seguir.
A classificação indicativa por faixa etária e horário no que se refere ao decoro nas campanhas publicitárias está a cargo do Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR).
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Opinião pública é um somatório de comparações e contrastes. Além disso, podem contribuir para a sua formação influências diversas, exercidas por quem detém maior e mais acurado volume de informações ou capacidade de divulgação, maior poder econômico ou político, mais instrução. No entanto, com o surgimento das redes sociais, em que estão presentes interatividade, colaboração e globalização, os cidadãos comuns passaram a poder discutir e a opinar sobre qualquer tema, obtendo, assim, mais subsídios à formação do pensamento.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Veículos de comunicação detêm grande volume de informações e têm capacidade de divulgação, o que os torna capazes de influenciar a opinião pública.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos à produção de notícias.
Entre os tipos de entrevistas mais utilizadas incluem-se a entrevista-rito, a entrevista conceitual e o questionário.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em uma empresa jornalística, há vários profissionais que podem modificar os conteúdos elaborados pelos repórteres. Essas alterações, no entanto, podem ter implicações deontológicas. Com base no que estabelece o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, assinale a opção correta, acerca desse assunto.
O terceiro que altera conteúdo de um texto é o responsável pela alteração.
Compete ao superior hierárquico imediato ao repórter responder solidariamente pelas alterações editoriais que se fizerem necessárias.
As alterações textuais promovidas pelo editor-chefe não têm implicações deontológicas negativas, uma vez que ele é o responsável natural por toda edição.
Quando um conteúdo é alterado por terceiros, o crédito da matéria deve ser dividido com o eventual coautor.
Quando um conteúdo é alterado por terceiros, o leitor, mediante nota da redação, deve ser informado dessa alteração.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando as peças da campanha da Previdência Social apresentadas, julgue os seguintes itens.
O cartaz faz parte do esforço de propaganda para o público externo, dada a influência do cliente na prestação do serviço.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que o governo federal edita normas e manuais de procedimentos para instruir normativamente as ações de comunicação social, julgue os itens a seguir.
A marca oficial do governo federal deve estar presente em todas as ações de comunicação, e, normalmente, cada gestão institui um conceito próprio e subjetivo, como parte da sua identidade visual.
Considerando que, ao se redigir um texto para televisão, algumas recomendações são fundamentais, julgue os itens seguintes.
Os adjetivos cumprem especial função no texto jornalístico para televisão, por este ser mais afeito à ancoragem e à opinião do que o texto impresso.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos à produção de notícias.
A apuração compreende a etapa basilar do processo de produção da notícia, visto que, por meio dessa etapa, os fatos são colhidos e, posteriormente, unidos aos dados disponíveis para, consequentemente, construírem a notícia.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Segundo Torquato do Rego, a nova comunicação organizacional é fruto do clima externo e impõe maior rapidez, clareza na transmissão de mensagens e bilateralidade, o que significa maior engajamento e participação dos empregados. No que se refere à comunicação organizacional, julgue os itens de 60 a 63.
A capacidade de percepção da base da pirâmide organizacional e a necessidade de coordenação caracterizam os fluxos de comunicação descendente e lateral, respectivamente.
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